Balestra, Besta ou Crossbow: concentração, foco e precisão!



Figura 1. Fonte: 
https://www.worldcrossbow.com/ShootingTypes.html


Por Fernando Garrido

 

Balestra, Crossbow ou Besta: controle emocional, superação e disciplina!

 

Quando o esporte apareceu por aqui?

O tiro de balestra, esporte também conhecido como arco balestra, crossbow ou besta, apareceu no Brasil no último quarto deste século.

Uma de suas primeiras associações foi a Armbrustschützen, dedicada ao tiro ao alvo com o armbrust, arma tradicional suíça. A entidade, criada em 1979, em Indaiatuba, no interior de São Paulo, segue orientação da Federação Suíça de Armbrust (EASV) e possui cinco linhas de tiro automatizadas. Uma das modalidades mais praticadas é a da posição ajoelhada, com alvo distante a 30 metros.

A organização do 1º Campeonato Brasileiro de Tiro de Balestra coube à Yellow Ball Arco e Flecha. O evento ocorreu em outubro de 2024, no Paraná, e estabeleceu um marco divisor para a difusão do esporte no país.

Um dos locais mais apreciados para a prática do esporte é o Clube Flor do Vale, em Canelas (RS), que oferece um espaço preparado especialmente com percurso seguro e integrado à natureza.

Figura 2. Fonte:
https://www.worldcrossbow.com/ShootingTypes.html

A balestra, um equipamento milenar, instiga a curiosidade e atrai praticantes por suas características diferenciadas de outras armas brancas. Apresenta tecnologia de ponta, com modificações significativas no design do arco e em cordas, roldanas, miras e tipos de flecha. O esporte compreende várias modalidades e distâncias competitivas, entre elas, a 10 metros em pé, chegando-se às provas com 100 metros.

As primeiras competições interclubes tiveram início em 2016. Desde então, também têm sido organizadas competições regionais, principalmente em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

O Brasil estreou em evento internacional no Campeonato Mundial de Tiro com Balestra / World Crossbow Championship 2016 – 3D. O instrutor Fernando Fernandes, atleta da ALTA Londrina e Tribus Sagittarius, participou do evento realizado na região de Nova (Portugal), entre 18 e 19 de junho daquele ano, e obteve a 6º colocação na categoria sport freestyle. O campeonato contou com dois circuitos distintos para caça simulada de figuras tridimensionais. Nos dias 16 e 17, foram realizados outros dois circuitos de alvos com figuras em papel representando animais.

O tiro de balestra tem sido praticado principalmente como lazer e competição de rendimento em clubes de tiro esportivo.

O esporte tem sido oferecido na formação de atletas, como treinamento regular e em cursos e workshops promovidos por federações e associações (clubes), tanto em espaços fechados quanto na natureza, resguardados pela segurança.

 

Figura 3. Fonte: https://www.worldcrossbow.com/ShootingTypes.html

Como o esporte acontece?

            O tiro com balestra assemelha-se ao tiro com arco. O equipamento é composto de um arco curvo (curto e preso a uma caixa de madeira), um dardo ou uma flecha (de cerca de 20 centímetros) e é acionado por pressão, mediante um gatilho.

É um dos esportes de tiro que requer o manuseio adequado e constante de armar o arco e de se reposicionar. O equipamento é pesado, e o tipo de posição física de tiro adotada sofre influência de fatores atmosféricos. O vestuário é específico e compõe-se de casacos especiais, luvas e botas.

O uso de munição reutilizável, a ausência de cheiro, fumaça e ruído e o fato de não haver quase recuo são fatores relevantes para essa prática de tiro.

As modalidades apresentam variadas posições, como a ajoelhada. Nela, o alvo é quadrado, posicionado a 30 metros e feito de papelão branco com um círculo preto centrado, de 9,5 centímetros de diâmetro. O suporte para o alvo é geralmente feito com placas de madeira, tendo, ao centro, um batente de chumbo, com diâmetro aproximado do alvo, que evita danos à ponteira das setas.

As competições do tiro de balestra ocorrem em espaços fechados e abertos.

A balestra possui um sistema de prevenção de disparo acidental o que garante um manuseio seguro.

  

Figura 4. Fonte: https://www.worldcrossbow.com/ShootingTypes.html

Vamos contar algo mais para você!

A Federação Brasileira de Arco Balestra (FBAB) é a entidade máxima do esporte no Brasil.

            A Associação Mundial de Arco Balestra (WCSA/World Crossbow Shooting Association Inc) é a entidade máxima mundial do esporte e foi criada na Suíça, em 1956.

A WCSA representa os interesses dos atiradores de besta de tiro ao alvo e modalidades ao ar livre, além de competições medievais e em 3D.

Credita-se a origem da balestra, besta ou crossbow ao quarto século a.C., na China, onde era utilizada como arma de caça, defesa pessoal ou guerra. Ela era amplamente utilizada pelos exércitos e podia ser encontrada em diferentes modelos, tamanhos e pesos e com variados tipos de projéteis. 

Entre os povos de Roma, Grécia e outras civilizações antigas, também foram encontrados registros de utilização do equipamento para a guerra e a caça, como a do javali. 

Na Idade Média, as balestras tiveram bastante emprego na caça e nas guerras, mas progressivamente perderam seu valor em relação ao arco e flecha – um equipamento mais leve, mais rápido de armar e disparar o projétil, além de capaz de atingir distâncias consideráveis quando comparadas. 

Figura 5. Fonte: https://www.facebook.com/BalestraBrasil/photos/pb.100064721284908.-2207520000/945932488782957/?type=3&locale=pt_BR

Em torno do século 16, o aparecimento do mosquete, arma de fogo com finalidades militares e de caça, também contribuiu para o declínio do emprego das balestras, redirecionando o uso do equipamento para fins esportivos.

A partir da metade do século 20, surgiram as organizações de gestão esportiva nacionais e mundial da balestra, fomentando competições de rendimento em escala global e nas vertentes da formação e do lazer.

A essa altura, a mídia eletrônica e o equipamento estabeleciam estreita e harmoniosa relação, imprimindo maior visibilidade à arma em cenários veiculados nas telas do cinema e da televisão, em diversos tipos de filmes, não necessariamente de caráter esportivo.

Em filmes da era medieval, de aventura, de thrillers históricos, de ficção científica e de visão futurista, em cenários de batalhas épicas, de caça, de defesa pessoal e de suspense, a arma aparece em evidência, por exemplo, em O Senhor dos Anéis (2001/2003/2022/2024) e As Crônicas de Nárnia (2005/2008/2010).

Entre alguns dos filmes de destaque, encontram-se Crossbow: As Aventuras de Guilherme Tell (1985-1989), Robin Hood (1991/2018) e The Walking Dead (2010/série atual).

O estímulo à prática esportiva do tiro de balestra construído por essa relação traz a adesão de praticantes interessados em adquirir novas capacidades, habilidades e atitudes relacionadas a princípios e valores transferidos pelo esporte, como concentração, precisão, foco, perseverança, controle emocional, coordenação e disciplina.

 

Figura 6. Fonte: https://www.facebook.com/groups/506756429662162/

Referências Bibliográficas

Arco Brasil. 1er. Campeonato Brasileiro de Tiro com Balestra. Disponível em: https://arcobrasil.forumeiros.com/t14042-1er-campeonato-brasileiro-de-tiro-com-balestra. Acesso em: 9 mar. 2018.

beira.pt. Idanha-a-Nova recebe Campeonato do Mundo de tiro com besta. Disponível em: https://beira.pt/portal/noticias/idanha-a-nova-recebe-campeonato-do-mundo-de-tiro-com-besta/ Idanha-a-Nova recebe Campeonato do Mundo de tiro com besta. Acesso em: 01 ago.2025.

COSTA, L.P da (Org). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004.

FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ARCO BALESTRA. Home. Disponível em: https://pt-br.facebook.com/BalestraBrasil/posts/?ref=page_internal. Acesso em: 9 mar. 2018.


FLOR DO VALE - ALAMBIQUE E PARQUE ECOLÓGICO. Tiros de balestra o 1º campo do Brasil. Disponível em: www.parqueflordovale.com.br/site/noticia_view.php?ID=114369. Acesso em: 13 mar. 2018.

Jornal Caboclo. Atletas de Fraiburgo conquistam títulos de campeão e de vice brasileiro de Arco Balestra. Disponível em: jornalcaboclo.com.br/index.php/2017/08/21/atletas-de-fraiburgo-conquistam-titulos-de-campeao-e-de-vice-brasileiro-de-arco-balestra/Acesso em: 01 set.2025.

NETO P., C. F. O tiro de armbrust. Disponível em: https://armasonline.org/armas-on-line/o-tiro-de-armbrust/. Acesso em: 9 mar. 2018.

REPENSANDO TUDO. Guilherme Tell e o tiro de balestra, besta ou armbrust. Disponível em: flavioleaogama.blogspot.com/p/o-tiro-de-balestra-besta-ou-armbrust.html. Acesso em: 12 mar. 2018.

TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. Senac: São Paulo. 2007.

WCSA. Associação Mundial de Tiro com Besta Inc. Disponível em:  https://www.worldcrossbow.com/ShootingTypes.html. Acesso em: 16 ago.2025.



Figura 7. Fonte: https://www.facebook.com/BalestraBrasil/photos/pb.100064721284908.-2207520000/1525273107515556/?type=3&locale=pt_BR

Comentários