Go/WeiQi/Igo/Baduk : concentração, raciocínio lógico, persuasão e resolução de problemas! (versão atualizada)
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Figura 1. Fonte: https://web.facebook.com/photo/?fbid=1817557821913605&set=pcb.1817557985246922 |
Go/WeiQi/Igo/Baduk: um jogo estratégico milenar de treinamento militar!
Por: Fernando Garrido
Quando o esporte apareceu por aqui?
O Go, jogo milenar
chinês de 4 a 5 mil anos de história foi introduzido no Japão, através da
Coréia, antes do reinado da dinastia Tang, há mais de 1.300 anos. No Japão o Go
chinês sofreu modificações promovendo melhorias na dinâmica do jogo. Na cidade
de São Paulo, começou a ser praticado por jogadores japoneses, chineses e
coreanos. A dificuldade do idioma e do convívio com o brasileiro inicialmente
limitou a sua difusão. Em 1978, contudo, o esporte já estava presente na 1ª
Feira de Esportes e Lazer de São Paulo, com um campeonato promovido pela
colônia japonesa.
Em 5 de janeiro de
1989, o jogo passou a ficar mais conhecido entre os brasileiros com a fundação,
em São Paulo, da Associação Nihon Kiin do Brasil (ANKB) - associação
internacional de Go do Brasil e principal instituição de Go do Japão.
A internacionalização
do Go pode ser atribuída a Iwamoto Kaoru, um dos maiores nomes do go mundial.
Kaoru teve atuação destacada como jogador e professor, sendo também fundador e
financiador da ANKB, cuja construção acompanhou pessoalmente.
Entre 21 e 23 de
janeiro de 1989, ainda na recém-inaugurada sede, foi realizado um torneio que
serviria como classificatória sul-americana para a Copa Fujitsu. Esse evento
contou com a participação de 135 jogadores.
A introdução do Go na
internet, em meados da década de 1990, difundiu ainda mais o esporte na
sociedade brasileira. O jogo ganhou divulgação e visibilidade, e mais
liberdade o praticante tinha para jogar onde quisesse e gratuitamente. O
esporte desenvolvia-se e atraía mais adeptos.
No Brasil, o Go tem atraído inúmeros apreciadores e aprendizes, principalmente os não descendentes de orientais. Anualmente, a ANKB realiza torneios e competições, como o Meijin-sen, a Taça Prof. Iwamoto, o Torneio Geral, o São Paulo Shimbun, o Nihon Ki-in e o Juvenil do Brasil.
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Figura 2. Fonte: https://web.facebook.com/photo/?fbid=503995011766235&set=pcb.503995261766210&locale=pt_BR |
A fundação da Associação Brasileira de Go (Abrago), em 2008 favoreceu a imediata organização do Torneio de Abertura e do 1º Torneio Nacional.
O primeiro campeonato brasileiro de Go – a Copa do Brasil de Go – foi
disputado em 2010, em São Paulo, sendo campeão Wang Seng Feng.
Uma das primeiras associações esportivas de Go foi a Associação de Go do Estado de São Paulo (AGESP) fundada em maio de 2013.
O Go tem sido promovido pela Federação Internacional de Go (IOF) com o envio
de professores e incentivadores pelo mundo.
Um dos grandes objetivos do Go no Brasil é introduzi-lo nas escolas do
país. O esporte tem sido praticado em instituições de ensino superior, como a
Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos
Campos (SP).
Os representantes brasileiros em competições amadoras internacionais são
escolhidos por um sistema de pontos (ranking) adotados desde 2019/2020 em
torneios seletivos à participação na JAL Cup World Amateur Go Championship, o
Ibero-Americano, a Korean Prime Minister Cup, a Prime Minister Cup e o Student
Oza.
Uma das iniciativas
de incentivo a pratica do Go em escolas foi a organização do 1º Festival
de Go da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, em 17 novembro de 2022. O grande sucesso alcançado pode ser observado pela quantidade de participantes no
evento segundo a Federação do Go, o maior da história do Go no Brasil e da
América Latina. A competição de Go contou com 433 estudantes de escolas
municipais, além de 24 educadores representando 22 unidades educacionais, de 10
Diretorias Regionais de Educação. Os jogos ocorreram no Clube Círculo Militar
de São Paulo.
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Figura 3. Fonte: https://web.facebook.com/photo/?fbid=5247202782010849&set=gm.4689810907735540&idorvanity=174505489266127 |
Como o esporte acontece?
Conhecido como WeiQi na China, Igo no
Japão e Baduk na Coreia, o go é um jogo intelectivo, de
movimentação estratégica, utilizado como treinamento militar para a guerra.
O jogo é disputado sobre um tabuleiro quadrado com 180 pedras brancas e 181 pretas, por dois participantes. Cada um deles com uma cor, se revezam para a colocação das pedras, uma a uma, sobre o tabuleiro vazio. O primeiro movimento, isto é, a colocação da primeira pedra, é feito com as pedras pretas. O tabuleiro representa a terra a ser conquistada por um dos jogadores. A cada nova pedra colocada sobre o tabuleiro, mudanças ocorrem no jogo.
As pedras são colocadas nos cruzamentos das 19 linhas verticais e
horizontais do tabuleiro, não mais podendo ser retiradas. Nenhuma pedra pode ficar sem liberdade de se movimentar; ou seja,
ela não pode estar totalmente cercada pelas pedras do adversário.
O território caracteriza-se pelos cruzamentos, cercados
de tal maneira pelas peças do jogador que o adversário não consegue invadi-lo.
O número de cruzamentos cercados pelas
peças brancas e pelas pretas corresponde à pontuação obtida por cada jogador
com suas respectivas pedras.
A colocação das pedras do adversário ao redor de uma pedra ou de um
grupo de pedras do seu oponente configura a “captura” e leva à retirada das
pedras cercadas do tabuleiro. Essa perda total de liberdade de movimento representa
um ponto a menos para o jogador das pedras capturadas.
Quando os jogadores possuem nível de habilidade diferente, pode-se usar
o recurso de handicap. Quanto maior
a diferença, mais pedras são colocadas no jogo para equilibrá-lo. Se a diferença
for de “um grau”, o jogador mais fraco joga com as pedras pretas e coloca
apenas duas no handicap. Se for de “dois graus”, três pedras, e
assim por diante.
As possibilidades de jogadas estratégicas são numerosas até que um dos participantes conquiste a maior quantidade de territórios do adversário, o que determina o final da partida.
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Figura 4. Fonte: https://web.facebook.com/photo/?fbid=503995011766235&set=pcb.503995261766210&locale=pt_BR |
Vamos contar algo mais pra você!
Segundo Tubino et al. (2007), o Go é considerado uma das modalidades da corrente “esportes intelectivos”.
O Go tem sido disputado
em torneios e campeonatos promovidos pela Associação Nihon Kiin do Brasil
(ANKB).
O Campeonato
Mundial de Go Amador (WAGC) é uma competição internacional de jogadores
amadores de Go organizada desde 1979 todos os anos pela IGF.
Os Campeonatos Mundiais
de Go Amador (WAGC) começaram a ser disputados em países fora do eixo Coréia do
Sul, China e Japão, em 2021. Tal iniciativa pode vir a se tornar um vetor de
potencial aumento da velocidade de difusão internacional do Go.
A Associação Brasileira
de Go (Abrago) a entidade máxima do esporte foi fundada em 2008. A Abrago criou
uma página no Facebook em 03 de janeiro de 2013.
O Go é dirigido pela
Federação Internacional de Go (IGF) a entidade máxima do esporte no mundo,
criada em 1982. Ela estabelece regras e regulamentos e dirige as competições
internacionais.
O Go foi um dos cinco
esportes mentais participantes do 1º Jogos Mundiais de Esportes Mentais (World
Mind Sports Games) realizado em Pequim em outubro de 2008. Mais de 500
jogadores de Go participaram do evento, tornando-o o maior torneio organizado
pela IGF.
No Go são oferecidos cursos, oficinas, torneios, campeonatos, desafios, sites, além de encontros e congressos para manter você atualizado e conectado ao mundo do esporte.
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Figura 5. Fonte: https://web.facebook.com/groups/gobrasil/?_rdc=1&_rdr// I Jogos Estudantis de Go 17/11/2022 |
Onde jogar o Go!
O Go tem sido praticado
em clubes, associações esportivas, hotéis-fazenda, praças e parques, além de
locais virtuais (online).
O Go desenvolve a
atenção, a criatividade e a sociabilidade, divertindo a qualquer pessoa e idade
nos momentos de lazer, na formação educacional e social e na competição
desempenho.
Selecionamos alguns dos
principais destinos do Go para você praticar!
· Associação
Nihon Kiin do Brasil (ANKB)
· Associação
de Go do Estado de São Paulo (AGOESP)
· Associação Brasileira de Go (ABRAGO)
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Figura 6. Fonte: https://web.facebook.com/AGOESaoPaulo/photos/pb.100064644792014.-2207520000/564673630349191/?type=3&locale=pt_BR |
______. Torneios. Disponível em: https://groups.google.com/g/abrago. Acesso em: 09 mar 2023.
AGOESP. Página oficial da Associação Esportiva de Go do Estado de São Paulo. Disponível em: https://web.facebook.com/AGOESaoPaulo/?_rdc=1&_rdr. Acesso em: 09 mar 2023.
APRENDA a jogar go: uma
breve introdução às regras e técnicas básicas de go. Disponível em: go.alamino.net/aprendajogargo/regras-basicas/.
Acesso em: 12 fev. 2018.
ATKINS, T. British Go Journal. 1987. Brasil Nihon Kiin. Home. Disponível em: https://nihonkiin.com.br/. Acesso em:10 mar 2023.
COMUNIDADE BRASILEIRA DE
GO. Nihon Kiin do Brasil. Disponível
em: cobrago.blogspot.com/2008/06/nihon-kiin-do-brasil.html. Acesso em: 2
fev. 2018.
International Go Federation. Home. Disponível
em: https://www.intergofed.org/. Acesso em:10 mar 2023.
MDENNICH, M. Comunicação
pessoal. Rio de Janeiro, 1995.
______. Introdução ao go.
Brasília: Federação Brasiliense de Xadrez, 1984.
OS MELHORES jogos do mundo. São Paulo: Abril, 1978.
SILVA, A. P. Uma breve
história do jogo Go: das suas origens ao século XXI. Brasília:
Universidade de Brasília, 2011. Disponível
em: bdm.unb.br/bitstream/10483/1792/1/2011_AlexandrePinheiroSilva.pdf.
Acesso em: 2 fev. 2018.
TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A.
C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São
Paulo: Senac, 2007.
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