Lacrosse: coordenação motora, agilidade e velocidade! (versão atualizada)

 

Figura 1. Fonte: https://www.ulbra.br/santarem/imprensa/noticia/30098/lacrosseesporte-comeca-a-ser-difundido-em-santarem


 

Por Fernando Garrido

 

Lacrosse: estratégia, autonomia e precisão! (versão atualizada)

 

Quando o esporte apareceu por aqui?

De ritual religioso a preparação para guerra entre os povos indígenas da América do Norte, o lacrosse se tornou um esporte popular no Canadá e nos Estados Unidos, seguidos de Austrália e Nova Zelândia. 

O lacrosse foi um esporte olímpico disputado por clubes nos Jogos Olímpicos de St. Louis (EUA), em 1904, e por equipes, em 1908, nos Jogos de Londres (Inglaterra). Nas edições de 1928 (Amsterdã, Holanda), de 1932 (Los Angeles, EUA) e de 1948 (Londres), o lacrosse apareceu como esporte-exibição, segundo Tubino et al. (2007). 

O reconhecimento do lacrosse como jogo violento e praticado somente por homens exigiu mudanças civilizatórias de controle comportamental nas disputas ao longo do tempo. A incorporação de novos elementos (regras e equipamentos) culminou no seu emprego nos meios escolar e universitário na passagem entre os séculos 19 e 20.

O lacrosse, em crescimento na sociedade contemporânea, acabou despertando também a atenção da mídia eletrônica, como canais por assinatura, sites e redes sociais. Sua oferta no modo streaming percorreu caminho semelhante ao do trilhado pelo futebol americano a partir da segunda década do século 21, por aqui.


Figura 2. Fonte: Facebook.com/photo?fbid=281874784933598&set=a.115233584931053

Os primeiros registros do lacrosse no país começaram em 17 de outubro de 2014, com a criação da Comunidade Lacrosse no Brasil (CLB) no YouTube, Facebook, Instagram e antigo Twitter. O objetivo era estimular a prática do jogo, atrair-lhe embaixadores e melhorar sua compreensão com vídeos e explicação de lances. Dimensões do campo de jogo, seus equipamentos, materiais e dinâmica também passaram a ser veiculados no meio digital.

A CLB buscava reunir interessados em assistir às disputas. Também realizava regularmente sondagens sobre a existência da prática em clubes, a formação de equipes, o treinamento de jogadores, a disponibilidade de equipamentos e a realização de jogos oficiais. A comunidade oferece ainda uma lista de páginas com sites sobre exposição de jogos, ensinamentos do esporte, entre outros.

A veiculação do lacrosse na mídia eletrônica, em especial nos canais pagos e nas redes sociais, estimulava a audiência e a participação dos brasileiros no esporte como lazer.

As primeiras transmissões do lacrosse pela ESPN apresentam jogos da Associação Atlética Universitária Nacional (NCAA) – a liga de esportes universitários norte-americana. Contudo, os apreciadores ansiavam mesmo pela transmissão dos jogos da Liga Principal (MLL), que é profissional, no YouTube e no Instagram.

Em um curto espaço de tempo, mais precisamente em 21 de setembro de 2022, apareciam as primeiras práticas do lacrosse na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Santarém (PA). 


Figura 3. Fonte: https://www.facebook.com/photo?fbid=10159799705718730&set=pcb.10159799709748730

Os primeiros contatos com o lacrosse em âmbito mundial foram realizados pelo professor Manuel Elbio Aquino Siqueira, diretor acadêmico e coordenador do Curso de Educação Física da Ulbra. A iniciativa despertou o interesse da Federação Internacional de Lacrosse (ILF) em estimular o desenvolvimento do esporte no país.

Para isso, muito contribuiu a vinda de Sergio Madrigal e Cristina Vélez ao Brasil. Ex-atletas das seleções nacionais da Colômbia e da Espanha, respectivamente, e, ambos, professores, dirigentes e divulgadores do lacrosse pela ILF, eles estiveram no país entre 21 e 23 de setembro de 2022 e mudariam a história do jogo por aqui.

Uma das primeiras ações da Ulbra foi a organização, naquele período, da 1ª Jornada Esportiva Internacional: Lacrosse na Ulbra, evento fundamental para impulsionar o esporte no meio educacional. A presença dos dois professores no evento possibilitou a disseminação de conhecimentos a estudantes e professores de educação física, atletas de outros esportes e apreciadores.

No evento, foram oferecidas aulas práticas, oficinas de confecção de equipamentos, transmissão de aspectos históricos, técnicos, táticos e fisiológicos, além de treinamento esportivo, o que contribuiu para o desenvolver o esporte no Pará.


Figura 4. Fonte: https://www.instagram.com/brasil.lacrosse/?locale=my&hl=am-et

A implantação do lacrosse na formação educacional também contou com a visita de Cristina e Sérgio a escolas da rede pública e privada e universidades em Santarém e Belterra, também no Pará. Na programação dos eventos, foram realizadas palestras, demonstrações de gestos técnicos e oficinas.

Os conhecimentos teóricos e práticos do esporte também foram levados aos alunos da 2ª série do ensino médio do Colégio Ulbra Cristo Salvador. No ensino fundamental os alunos do Colégio Municipal Frei Rainério participaram de uma demonstração do lacrosse nos ginásios de esportes.

Entre os objetivos primordiais da ILF para o desenvolver o esporte e irradiá-lo a partir de Santarém, estão a formação de técnicos certificados pela entidade, o aumento do interesse pela sua prática e a criação de Comitê Brasileiro de Lacrosse (CBL).

A primeira competição de lacrosse promovida no país foi um torneio organizado entre as equipes formadas no Instituto Federal do Pará (IFPA) e na Escola Técnica de Ensino Federal do Pará (ETEFPA). O evento foi disputado em dois jogos, um em cada instituição, e ratificou a parceria ILF-Ulbra no país. 

Para a trajetória de desenvolvimento do lacrosse, foram fundamentais os marcos estabelecidos pela organização da Associação Brasileira de Lacrosse (ABL) e o seu reconhecimento pela IFL, ocorridos em 2023. Uma relação hierárquica estabelecia-se, exigindo responsabilidades compartilhadas para o desenvolvimento do esporte no país.



Figura 5. Fonte: https://www.instagram.com/brasil.lacrosse/p/C7hTep_tNvQ/?locale=pt_PT&img_index=1


Como se joga?

O lacrosse é um esporte tradicional, praticado por equipes de dez jogadores de cada lado. Elas são formadas por um goleiro, três defensores, três meias e três atacantes.

A finalidade do jogo é marcar gols por meio de um bastão (stick), em cuja ponta fica uma cesta. Com ela, os jogadores podem capturar e transportar a bola pelo campo de jogo, além de passá-la e arremessá-la.

O campo do lacrosse mede 110 metros por 55 metros. Ele possui uma área de 13,7 metros, que passa por trás e em volta das balizas até a linha de fundo: um cenário diferenciado e estratégico em relação aos demais esportes. As balizas quadradas medem 1,83 metro. O jogo dura 60 minutos, divididos em 4 tempos de 15 minutos.

Sua dinâmica envolve esquivas, giros, fintas, precisão nos lançamentos e corridas contínuas com e sem bola. Os passes podem ser lançados e recolhidos ao alto ou ao chão. Os arremessos de bola ao ar podem ser impulsionados pelo bastão ao companheiro e ao gol.

No jogo, a marcação defensiva sobressai em relação à ofensiva. Para facilitar a retomada ou roubada de bola, pode-se manipular o bastão do adversário, bem como tomar ações de posicionamento e bloqueio corpo a corpo, tudo conforme as regras.

 

Figura 6. Fonte: https://www.ulbra.br/cristo-salvador/noticia/30100/lacrosse-estudantes-aprendem-novo-esporte-com-atletas-profissionais

O esporte exige aparato de segurança, embora as roupas usadas devam ser leves e práticas para facilitar o rápido deslocamento dos jogadores em campo. Também se utilizam capacetes, cotoveleiras, joelheiras, calçados antiderrapantes e proteção para as mãos.

O lacrosse exige raciocínio, coordenação e agilidade de pensamento, combinados com uma excelente capacidade de movimentação e reação.

As modalidades do Lacrosse são:  lacrosse de campobox lacrosselacrosse feminino e intercrosse.

No Lacrosse Sixes, o jogo acontece em um campo de 70m x 36m com os gols a 10m das linhas finais. Seis jogadores, incluindo um goleiro, jogam quatro períodos de oito minutos.

 

Cada gol vale um ponto, vencendo a equipe que marcar mais. 

 

Figura 7. Fonte: https://www.facebook.com/photo?fbid=211149512006126&set=a.116299298157815

O esporte na formação educacional e social!

  O lacrosse é amplamente difundido nas escolas e universidades em diversos países. Suas competições são transmitidas por canais exclusivos on-line.

  Para a segurança dos participantes, é indispensável a utilização de equipamentos de proteção.

  No lacrosse, há cinco diferentes versões de jogo. São elas: o lacrosse de campo (com 10 e 6 atletas/Sixes), o lacrosse feminino, o box lacrosse e o intercrosse.

  No intercrosse, por exemplo, o jogo ocorre em espaços menores, de dimensões máximas de 40 metros de comprimento por 20 metros de largura (quadra de handebol). Cada equipe tem quatro jogadores e um goleiro, sendo este facultativo. O jogo é disputado sem contato físico. Os tacos são diferentes, e a bola, mais leve e maior.

Que tal começarmos a jogar o intercrosse por aqui, na areia!

Figura 8. Fonte: file:///C:/Users/Preciosas/Documents/img_8616-1.webp

Vamos contar algo mais pra você!

A Federação Internacional de Lacrosse (ILF) é a entidade máxima do esporte no mundo. Ela promove campeonatos mundiais masculinos desde 1967.

A Federação Internacional de Lacrosse Feminino (IFWL) organiza os campeonatos mundiais femininos desde 1969.

A Confederação Brasileira de Lacrosse (CBL), criada em 2023, é a entidade esportiva de direção nacional no Brasil.

 Nos Jogos Mundiais de 2022, em Birmingham, Alabama (EUA), as competições de lacrosse, nas categorias feminina e masculina, ocorreram na nova versão do esporte, com seis de cada lado.

lacrosse sixes é uma das modalidades escolhidas pelo COI, em 2023, para retornar aos Jogos Olímpicos de Los Angeles (EUA), em 2028, na categoria masculina enquanto na categoria feminina é a primeira aparição no esporte.

Figura 9. Fonte: https://www.facebook.com/photo/?fbid=311216428666100&set=pb.100093332364696.-2207520000


Referências Bibliográficas

BASSI, A. Entenda como funciona o lacrosse. Disponível em: http://www.collegefootball.com.br/2015/03/11/entenda-como-funciona-o-lacrosse/Acesso em: 1 abr. 2021.

ESCOLAFREIRAINERIO. I Jornada Internacional: Lacrosse. Disponível em: https://escolafreirainerioblog.wordpress.com/page/2/ Acesso em: 21 ago. 2024.

FACEBOOK. Lacrosse Brasil. https://www.facebook.com/lacrossebrasil/ Acesso em: 12 abr. 2021.

PALA. Países-Membros. https://panamericanlacrosse.org/members/ Acesso em: 20 ago. 2024.

TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007. 

ULBRA. Lacrosse esporte começa a ser difundido em Santarém. Disponível em. https://www.ulbra.br/santarem/imprensa/noticia/30098/lacrosseesporte-comeca-a-ser-difundido-em-santarem. Acesso em: 16 out. 2023.

_____. Ulbra realiza I Jornada Esportiva Internacional: Lacrosse. Disponível em https://www.ulbra.br/santarem/imprensa/noticia/30066/ulbra-realiza-i-jornada-esportiva-internacionallacrosse. Acesso em: 16 out. 2023.

YOUTUBE. Michael O'Connell senior season highlights.  Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I5izqp_e3IY. 30 jul. 2018. Acesso em: 1 abr. 2021.

WORLDLACROSSE. Taça PALA Sixes – Jamaica. Disponível    em:          https://worldlacrosse.sport/events/sixes/pala-sixes-cup-jamaica/ Acesso em: 18 ago. 2024.















Comentários