Cornhole / Bag Toss: relação interpessoal, trabalho em equipe, foco e estratégia!



Figura 1. Fonte: https://www.facebook.com/cornholebrasil/

Por Fernando Garrido 

 

Cornhole / Bag Toss: precisão, força e coordenação!

Onde o esporte surgiu?  

O cornhole virou esporte a partir de uma brincadeira de criança de arremessar saquinhos de grãos ou areia em um alvo. A atividade é tradicionalmente realizada em ruas, escolas ou quintais de casa.

De origem incerta, o jogo apresenta duas versões mais conhecidas e aceitas. Uma credita aos alemães a criação do jogo no século 14. A outra reconhece sua origem na cultura indígena norte-americana do final do século 19.

O cornhole apareceu nos quintais das residências da América do Norte na década de 1980, jogado em família como lazer.

Essa prática cresceu e levou à fundação da Associação Americana de Cornhole (ACA) em 2003. O objetivo era estimular o desenvolvimento do cornhole nas residências e envolver todas as pessoas na prática do jogo, independentemente de idade e habilidade. A ACA estabelece regras, promove competições, oferece produtos e patrocina o esporte.

 A chegada da nova diversão a estabelecimentos comerciais, como pubs e cervejarias, chamaria a atenção dos clientes e mudaria o conceito do jogo.

Figura 2. Fonte : Facebook.com/photo.php?fbid=746479000818936&set=pb.100063705294169.-2207520000&type=3&locale=pt_BR

O aumento da oferta de competições (torneios e campeonatos) nos bares conferia mais formalidade às disputas do esporte. O cornhole também podia ser visto nas universidades, parques, casamentos e eventos em geral por lá.

O jogo de cornhole como competição fortalecia a visão profissional do esporte e criava condições à fundação, em 2005, da Organização Americana de Cornhole (ACO), órgão regulador do esporte nos âmbitos nacional e mundial.

A disseminação do cornhole como competição pela ACO favoreceu a organização do primeiro campeonato mundial norte-americano de cornhole, ainda naquele ano.

O fomento e a consolidação da prática do cornhole nos níveis nacional e profissional estimularam a implantação de um conjunto de medidas para desenvolver o esporte no mundo.

Entre as ações adotadas, estavam a elaboração de um calendário anual de competições e a criação de um sistema de pontos para classificação mundial. Destacaram-se também a formulação e o controle de regras e regulamentos oficiais, o credenciamento de produtos e a produção de informação sobre os eventos credenciados.

O cenário em transformação alavancava a formação de parcerias estratégicas entre a ACO e a mídia. Uma relação harmoniosa e recíproca, em especial com a ESPN em 2013, ampliava as oportunidades de novos negócios.

Esse crescimento nacional e internacional acabou levando à organização do Campeonato Mundial ACO de Cornhole X, no Knoxville Convention Center, em Knoxville, Tennessee (EUA), de 7 a 11 de julho de 2015.

Figura 3. Fonte: https://www.facebook.com/photo/?fbid=712873157512854&set=pb.100063705294169.-2207520000&locale=pt_BR

A maior participação de jogadores profissionais em eventos nacionais e mundiais favorecia também a criação da competição ACO PRO e despertava o interesse da mídia pelo esporte.

Em função disso, surgiam novas demandas, como treinamento regular diário, melhoria do desempenho esportivo, mais participação em competições, alcance de resultados expressivos e melhor posicionamento em rankings.

As transmissões dos jogos de cornhole da ACO passavam a ser reproduzidas pelo programa Sports Center, da ESPN. O programa, de informações exclusivas sobre esportes, espalhava as imagens dos jogos, fazendo-os chegar a milhões de pessoas no Brasil e no mundo em 2015.

O aumento da participação de atletas profissionais, da oferta de competições e sua seriedade na esfera mundial criou as condições ideais para a organização da Liga Americana de Cornhole (ACL), ainda em 2015.   

Um conjunto de torneios nacionais e mundiais anuais envolvendo atletas profissionais e estudantis passou a ser de competência da ACL. Ficaram sob a tutela da associação o ACL Pro Tour, o Campeonato Mundial da ACL e a orientação e o controle das 14 conferências existentes no país.

Os eventos criados e geridos pela ACL incluem participações de todas as idades e níveis de habilidade. Os níveis abrangem quatro categorias: avançado, competitivo, social, tailgate. Existem ainda as seguintes divisões: mulheres, juniores e seniores. A ACL também organiza os eventos conhecidos por Crew Cup, dirigidos a equipes.

Os eventos profissionais nacionais e mundiais da ACL, regidos por suas regras e regulamentos, cresciam e exigiam novas parceiras com a mídia. Além do apoio da ESPN, os eventos também contavam com a ajuda de meios digitais como Facebook e o YouTube, patrocinadores e maiores valores em prêmios.

Nessa direção, concretizaram-se as parcerias ACO-ViewLift, favorecendo o lançamento da ACO Digital Network (no site WeAreCornhole.com), em 18 de julho de 2018, e a ACO-UKCL (Liga de Cornhole do Reino Unido), em 26 de dezembro de 2023, que fortaleceu a promoção do cornhole na Europa.  

O aumento da visibilidade global do cornhole repercutia na Copa FIFA de Futebol do Catar 2022, quando imagens de jogadores alemães se divertindo com o jogo na concentração correram o mundo.

A popularização do cornhole pode ser justificada pela facilidade de sua prática em ambientes acessíveis. Quintais de residências, empresas privadas, praias, parques, ruas de lazer, garagens, shoppings, bares, escolas, estacionamentos, intervalos de jogos em estádios, organizações não governamentais, festas e outros eventos são alguns exemplos.

 

Figura 4. Fonte: https://www.facebook.com/cornholebrasil/

Quando o esporte apareceu por aqui?

Desde a sua chegada ao Brasil em 2018, o cornhole tem conquistado cada vez mais apreciadores por todo o país.

O interesse despertado pelo jogo impulsionou a fundação da Associação Brasileira de Cornhole (ABC) em 16 de maio de 2018, data de abertura da página da ABC no Facebook. Nessa ocasião, o cornhole aparecia a primeira vez praticado em uma residência, em São Paulo.

Em 26 e 27 de maio daquele ano, foi realizada uma demonstração de cornhole como lazer na grama do Parque Vila Lobos, em São Paulo.

Um ano depois, o esporte foi adotado pelo Sesc, instituição que assumiu o papel de divulgar novos esportes no país, outrora exercido pela Associação Cristã de Moços (ACM).

Em março daquele ano, o Sesc Pompeia (SP) promoveu um evento para discutir o papel das mulheres no esporte e ofereceu o cornhole como atividade de lazer em sua programação. O jogo logo passou a integrar a grade de eventos da instituição e de suas unidades em todo o país.

Entre as segunda e terceira décadas deste século, começaram a se intensificar ações para promover o jogo.

O incentivo à prática do cornhole em diversas cidades aparecia nas esferas do lazer, da formação educacional e social e da competição, o que gerava maior visibilidade e divulgação do jogo pelo país.

Figura 5. Fonte: https://www.facebook.com/photo/?fbid=1832005593777699&set=t.100064488709957

Um dos primeiros momentos do cornhole na formação educacional ocorreu em junho de 2021, em uma aula de educação física para crianças do 2° ano do ensino fundamental. Na ocasião, o professor Fabrício de Freitas explorou o jogo sob o tema Jogos Internacionais, no formato on-line, e esclareceu dúvidas.   Uma edição do jogo foi levada às escolas do Sistema Logosófico de Educação – Unidade BH Cidade Nova, despertando atenção de todos.

Como lazer, o cornhole foi demonstrado no metrô Tatuapé, em São Paulo, em comemoração ao Dia das Crianças, em 2022. Um ano depois, esteve presente na Dream Sports Academia, no mesmo bairro.

A primeira competição de cornhole como desempenho no país ocorreu em Cafelândia (PR), com o 1º Campeonato de Cornhole Livre em Duplas. O evento foi disputado entre março e maio de 2023.

Também foi no mesmo ano, no Paraná, que o esporte foi oferecido na programação dos 5ºJogos Integrados de Nova Aurora, de 8 a 25 de agosto.

Mais eventos sucediam-se. O 1º Campeonato Brasiliense de Cornhole, realizado em Brasília (DF) em 23 de setembro de 2023, foi promovido pela Cervejaria Madstein e disputado nas categorias individual e duplas.

Outra competição, o 1º Cornhole Garagem 55 Festival CSP, foi realizada em uma garagem na Móoca, em São Paulo, em 9 de dezembro daquele ano.

O cornhole como lazer também esteve presente no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido pela Prefeitura de Pedreira (SP) em 2022 e 2023. O programa envolve a prática esportiva de alunos da 5ª série do ensino fundamental das escolas municipais e particulares do país e a parceria entre famílias e a Polícia Militar. O objetivo é prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes dentro e fora das escolas. O Proerd é realizado entre abril e outubro de cada ano.

Atualmente, o cornhole pode ser encontrado em Brasília, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

Figura 6. Fonte: https://www.facebook.com/ACLProTyLopez/photos/t.100080122250910/549967006541567/?type=3

 

Como o esporte acontece?

O cornhole, reportando-nos a Tubino et al. (2007), é um esporte pertencente à corrente esportiva: “esportes tradicionais.”

O jogo apresenta elementos semelhantes aos encontrados em esportes antigos dessa corrente, como a bocha, o boliche de campo, a malha e a ferradura. Ele envolve elementos como arremesso ao alvo, cálculo de distância e altura, precisão e coordenação.

 A prática do cornhole é bastante simples. Os jogadores atiram, pelo alto, sacos ou bolsas de feijão, milho, tiras ou bolinhas de plástico reciclado, a fim de colocá-los no buraco de uma plataforma ou deixá-los pousados sobre ela. O arremesso do praticante percorre uma trajetória em parábola, na distância pré-estabelecida, com o objetivo de acertar o alvo, marcar os pontos e vencer o jogo.

As regras são fáceis, e os equipamentos e materiais (plataforma e sacos) são de confecção, transporte e montagem simples. O cornhole pode ser praticado em qualquer tipo de local: coberto ou ao ar livre.

O jogador ou equipe tem direito a quatro sacos, com peso de 440 gramas (de acordo com a ACO) ou 450 gramas (conforme a ACL) cada.

Os sacos são quadrados e medem 15 centímetros de comprimento por 15 centímetros de largura. Eles são confeccionados em tecidos grossos duráveis, com costura dobrada, em dupla face, e diferenciados para cada um dos praticantes, o que proporciona rápida identificação. Cada conjunto de quatro sacos deve ser idêntico em cor, design e padrão.

Os sacos são arremessados sobre uma plataforma de textura lisa em rodadas disputadas até o fechamento da pontuação máxima de 21 pontos, quando se determina o vencedor.

A plataforma (ou prancha) de madeira apresenta as medidas máximas de 1,22 (ACO) ou 1,20 (ACL) metro de comprimento por 0,61 (ACO) ou 0,60 (ACL) metro de largura. A espessura da superfície da madeira em compensado duro mede 1,27 centímetro.

A borda frontal da plataforma encontra-se entre 8 e 10 centímetros do chão, no topo da superfície da madeira. A borda superior da plataforma (trás) tem pernas ajustáveis (que abrem e fecham) e se inclina para o alto a 30 centímetros do chão.

O furo do buraco-alvo na plataforma tem 15 centímetros de diâmetro e encontra-se centralizado em relação à largura da placa de 60 ou 61 centímetros, tomando-se como referência a sua metade, de 30 ou 30,5 centímetros. A partir da base superior da plataforma, para baixo, a 23 centímetros, fica o ponto central do buraco-alvo (mosca), sendo as medidas pelas bordas laterais e base superior idênticas. Daí em diante, procede-se à marcação do diâmetro de círculo e a execução do furo (buraco) propriamente dito. A plataforma pode ter de um a oito buracos.

  Figura 7. Fonte: https://www.facebook.com/ACLProTyLopez/photos/t.100080122250910/454561702748765/?type=3

O cornhole envolve todas as pessoas, o que o torna um jogo inclusivo.  Pode ser disputado nas categorias feminina, masculina e mista, além da misturada. O jogo é também disputado em categorias por idade e habilidade, podendo ocorrer individualmente (um contra um) ou por equipes de dois, quatro, oito ou mais jogadores de cada lado.

A idade e a habilidade (níveis) dos praticantes devem ser consideradas para a progressão de distâncias entre a área de lançamento e a plataforma. A melhoria do desempenho a cada distância implica novas progressões, principalmente na formação educacional. As medidas das distâncias para crianças são menores.

Os jogos podem ser disputados ao ar livre. As competições, contudo, ocorrem predominantemente em locais fechados, onde a altura do chão ao teto deve ter, no mínimo, 3,5 metros.

O jogo transcorre com os dois praticantes alternando-se na execução dos quatro arremessos à plataforma. Uma rodada termina após os oito sacos serem arremessados. Em seguida, os jogadores apuram a pontuação ao final de cada rodada com a aplicação da regra conhecida por "anulação" ou “pontuação de cancelamento”. Afinal, um jogo pode ter várias rodadas!

A regra de "anulação" ou “pontuação de cancelamento” é realizada da seguinte forma. A pontuação de cada rodada é realizada somando-se os pontos de cada um dos competidores ou das equipes. Em seguida, extrai-se a diferença entre a pontuação maior e a menor. É essa diferença que corresponde à pontuação real (final) da rodada, a ser computada na planilha ou no placar do competidor ou equipe que obteve a maior pontuação. O perdedor fica sem pontos.

Os arremessos são realizados na distância de 8,20 metros, a partir da frente das pranchas ou das faixas de arremessos e faltas demarcadas no chão em lados opostos (ACL).

As áreas de arremessos são delimitadas por fitas adesivas ou tapetes no chão, de acordo com as dimensões exigidas pela entidade responsável pelo evento. Essas áreas são retangulares e medem 1,20 metro de comprimento por 1,21 metro de largura (ACL) ou 1,20 metro x 0,90 metro (ACO).

Uma pista é definida por um tabuleiro no centro e duas áreas de arremessadores, uma de cada lado.

Em competições oficiais, são montadas duas pistas iguais, em lados opostos, com tabuleiros centrais, e duas áreas de arremessadores laterais. As bordas frontais dos tabuleiros mais baixas devem ser posicionadas distantes a 8,20 metros uma da outra. Essa medida também pode ser aferida pelas fitas adesivas demarcando as zonas de arremessos de cada lado no chão. 

A pista e a localização de cada jogador devem ser permanentes durante o jogo.

O jogador ou equipe que atingir os 21 pontos primeiro vence o jogo.

No caso de na mesma rodada ambos os lados alcançarem 21 pontos, considera-se empate. Assim, realiza-se uma nova rodada com arremessos de quatro sacos. O jogo termina se a pontuação for diferenciada.

Figura 8. Fonte: https://www.facebook.com/photo/?fbid=2284362844989911&set=t.100064488709957

A pontuação oficial do jogo valerá:

·       três (3) pontos, quando o saco cair direto no buraco;

·       três (3) pontos, quando o saco for empurrado por outro dentro do buraco;

·       um (1) ponto, quando o saco ficar em cima da plataforma;

·       zero (0) ponto, quando o saco deslizar sobre a plataforma e cair fora;

·       zero (0) ponto, quando o saco for derrubado fora da plataforma;

·       zero (0) ponto, quando o saco cair totalmente fora da plataforma;

·       zero (0) ponto, quando o saco tocar o chão e cair sobre a plataforma.

O jogador tem até 20 segundos para arremessar o saco a partir do momento em que o adversário concluir o seu arremesso.

As aulas de educação física escolar podem oferecer a confecção de plataformas e sacos. Os equipamentos podem ser adaptados, assim como as demarcações. Retângulos ou círculos podem ser marcados no chão para a execução do arremesso, bem como empregados bambolês, baldes ou bacias para assinalar onde devem cair o saco ou outros objetos. A distância entre a área de arremesso e a plataforma pode ser progressivamente ampliada.

As alterações de regras e regulamentos podem ser propostas mediante conversa entre o professor e os alunos, conforme se observar a melhoria do desempenho na tarefa.

A ACA, a ACO e a ACL cuidam de nichos específicos, tendo regras, regulamentos, competições, patrocinadores e relações comerciais próprios. 

 

Figura 9. Fonte: https://www.youtube.com/@cornholebrasil01/featured

Vamos contar algo mais para você!

Três entidades esportivas dirigem, organizam, divulgam e controlam o cornhole mundialmente: a ACA, a ACO e a ACL.

A Associação Brasileira de Cornhole (ABC) é a entidade esportiva de direção nacional.

A parceria entre o esporte e a mídia tem sido fundamental para impulsionar o cornhole internacionalmente, com adesão de praticantes e espectadores, profissionalização de jogadores, criação de eventos e geração de negócios.

Vários fatores têm contribuído para a popularização do jogo no mundo, entre eles, a oferta de equipamentos e materiais personalizados e licenciados, pesquisas sobre novas tecnologias de materiais, bolsas de estudos e programas de qualificação profissional.

            A ACA fez parceria com a Special Olympics para desenvolver e promover o esporte de Cornhole na América do Norte.

As medidas (distâncias e pesos) dos equipamentos e materiais podem variar de acordo com cada entidade. 

Figura 10. Fonte: https://www.facebook.com/photo/?fbid=703731728426997&set=pb.100063705294169.-2207520000&locale=pt_BR

Referências Bibliográficas

AMERICAN CORNHOLE ASSOCIATION. Home.  Disponível em: https://www.playcornhole.org. Acesso em: 11 jul. 2024.

AMERICAN CORNHOLE LEAGUE. Home. Disponível em: https://www.iplaycornhole.com. Acesso em: 11 jul. 2024.

AMERICAN CORNHOLE ORGANIZATION. Home. Disponível em: https://americancornhole.com. Acesso em: 11 jul. 2024.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CORNHOLE. Cornhole Brasil/Home. Disponível em: https://www.facebook.com.  Acesso em: 12 jul. 2024.

DREAM SPORTS ACADEMIA. Cornhole: O esporte divertido que conquista todos. Disponível em:  https://dreamsportsacademia.com.br/cornhole/ Acesso em: 22 jul. 2024.

ESPORTE PEDREIRA. Jogos Proerd 2023 – finais. Disponível em: https://esportepedreira.com.br/esporte/jogos-proerd/2925-jogos-proerd-2023-finais Jogos Proerd 2023 – finais. Acesso em: 22 jul. 2024.

FUNTABLEBRASIL. Regras. Disponível em:  https://funtablebrasil.com.br/regras/. Regras. Acesso em: 28 de jun. 2024.

MONTEIRO, J. 1º Campeonato de Cornhole chega ao fim em Cafelândia. Disponível em: https://oesteexpresso.com.br/noticia/7343/1o-campeonato-de-cornhole-chega-ao-fim-em-cafelandia. Acesso em: 25 jul. 2024.

SISTEMA LOGOSÓFICO DE EDUCAÇÃO. Alunos do 2° Ano se divertem com o jogo “corn hole” durante aula de Educação Física. Disponível em: https://www.colegiologosofico.com.br/noticias/97781/alunos-do-2-ano-se-divertem-com-o-jogo-corn-hole-durante-aula-de-educacao-fisica. Acesso em: 19 jul. 2024.

TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007.

VICENTIN, J. Cornhole, também conhecido como “jogo dos saquinhos” e tradicional na Alemanha ganha seguidores pelo Oeste Paranaense. Disponível em: https:// capitaldatilapianews.com.br/esportes/cornhole-tambem-conhecido-como-jogo-dos-saquinhos-e-tradicional-na-alemanha-ganha-seguidores-pelo-oeste-paranaense/Acesso em: Cornhole / Bag Toss: relação interpessoal, trabalho em equipe, foco e estratégia!

Youtube. Cornhole BrasilDisponível em: https://www.youtube.com/@cornholebrasil01/featured. Acesso em: 26 ago. 2024.


Comentários