Air Hockey/Air Game/Aero Hóquei/Aero Game: coordenação motora, concentração e velocidade de reação!

 

Figura 1. Fonte: https://www.facebook.com/photo/?fbid=2716696325166706&set=gm.3708466589385088&idorvanity=2186151388283290

Por Fernando Garrido

 

Air Hóckey/Air Game/Aero Hóquei/Aero Game: percepção espacial, reflexos apurados e tomada de decisão!

 

Quando o esporte apareceu por aqui?

Uma das versões mais aceitas acerca da origem do air-hóquei credita aos engenheiros Phil Crossman, Bob Kenrick e Brad Baldwin a criação do jogo. Todos eram funcionários da Brunswick Billiards e estão presentes no registro de sua patente, de 1969.

O projeto de criação do jogo detalhava semelhança com o hóquei de gelo, apesar de realizado, em miniatura, sobre uma mesa com superfície sem atrito e sem gelo. Os engenheiros, contudo, não chegaram a concluir a mesa, engavetando a ideia.

O jogo de air-hóquei começou a sair do papel com a contratação de Bob Lemieux pela Brunswick Billiards, que resgatou a patente esquecida. A reabertura do projeto e o aprimoramento do desenho da mesa, após a insistência de Bob, culminaram na aprovação da mesa do jogo para produção comercial e a sua instalação pela Brunswick, em 1972. A marca Air Hockey somente foi registrada pela Brunswick Billiards com o torneio de 1973. E o jogo pegou!

Figura 2. Fonte:https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10232192294972798&set=p.10232192294972798&type=3

Sua rápida aceitação popular logo atraiu o interesse de fabricantes de fliperamas, que se encarregaram de difundir o jogo pelos Estados Unidos da América (EUA) e pelo mundo.

O air-hóquei não parava de crescer. Em 1975, foi realizado seu primeiro torneio nacional nos EUA, em Houston (Texas). Três anos depois, fundava-se a United States Air Hockey Association (USAA).

A criação da USAA resultou em várias conquistas. A gestão do esporte hierarquizou-se, uniformizaram-se regras e regulamentos e estreitou-se o diálogo entre dirigentes. Eventos locais, nacionais e mundiais passaram a se tornar regulares. No final daquela década, as competições já proporcionavam premiação em dinheiro e reconhecimento profissional.

Nessa direção, também se destacou a relação entre fabricantes de equipamentos esportivos e empresários do setor de serviços (venda, instalação, locação e manutenção de mesas), ampliando o mercado consumidor e o segmento de negócios.

A essa altura, as ofertas de novas opções de lazer cresciam com a abertura de parques de diversão, shopping centers e casas comerciais conhecidas como fliperamas. Os locais se tornaram pontos de encontro de apreciadores de jogos eletrônicos e de mesa (como o air-hóquei e o pebolim), no último quarto do século 20, em âmbito mundial. Contudo, não se pode precisar com exatidão a chegada do air-hóquei por aqui.

O jogo de air-hóquei se espalhava como esporte de lazer e competição-desempenho (atividade profissional). Os clientes pagavam por hora ou pelo uso de fichas pela diversão, o que ajudava a divulgar as duas vertentes.

Com a criação das mídias eletrônicas digitais – a internet e as redes sociais, em especial, o Facebook e o YouTube – cada vez mais pessoas conheciam o esporte por meio dos jogos em vídeo e de informações e imagens veiculadas em tempo real. O cenário se transformava.

Figura 3. Fonte: Facebook.com/groups/2186151388283290/

Em 2021, começaram as transmissões dos campeonatos mundiais do esporte na mídia eletrônica fechada com a veiculação dos jogos pelos canais ESPN2 e 8. Os melhores jogadores chamavam a atenção do público. O air-hóquei ganhava visibilidade e popularizava-se.

Com o tempo, o aumento da oferta de mesas no mercado levou muitos fabricantes a inovar seus produtos. A oferta de novos projetos se tornou um poderoso estímulo à aquisição de equipamentos personalizados e exclusivos (com modelos temáticos, estampas e cores), a fim de atender aos interesses e gostos dos compradores. O uso de novas tecnologias também se tornou um diferencial competitivo de melhoria da qualidade dos produtos e de conquista de consumidores.

O aumento do interesse pelo air-hóquei também impulsionou seu crescimento em espaços fechados. Hotéis-fazenda, resorts, pousadas, pubs, residências, condomínios, parques temáticos, clubes, casas de campo, centros esportivos, empresas, bares, restaurantes temáticos e escolas passaram a promover o esporte como lazer.

Nas escolas, constituiu-se em ferramenta poderosa do processo ensino-aprendizagem, de forma curricular e extracurricular, em favor do desenvolvimento humano e social.

O air-hóquei é mais um esporte de caráter intelectivo. É uma opção excepcional de prática para atender todas as pessoas, independentemente de idade e habilidade, de forma mista e misturada.

 

Figura 4. Fonte: https://www.facebook.com/groups/2186151388283290/

Como o esporte acontece?

O air-hóquei é disputado por dois participantes, posicionados um de cada lado de uma mesa.

Com o auxílio de martelos (mallets), batedores ou rebatedores, os jogadores empurram um disco (puck) sobre a mesa, que é composta de superfície lisa e pequenos furos espalhados em toda a sua extensão.

Os minúsculos furos permitem a saída de jatos de ar e a redução drástica do atrito do disco sobre a mesa. O disco desliza velozmente, levita e ricocheteia com a realização de tabelas e dribles sobre o adversário.

O deslocamento rápido do disco de um lado para o outro também permite ao jogador bloquear as jogadas do oponente e dirigir-se ao ataque até atingir o gol.

O jogador pode permanecer com o disco por até 7 segundos e interceptá-lo somente com o martelo. Caso contrário, ele perde a posse do disco. Se este estiver na direção do gol, ocorre tiro livre.

O disco pode ser golpeado com qualquer parte do martelo. O jogador não pode defender o disco com qualquer parte do corpo (por exemplo, a mão) ou outro objeto, senão o martelo ou o rebatedor. Caso ocorra a falta, o adversário tem direito a tentar marcar um ponto, sem defesa.

Quando um jogador rebate o disco para fora da mesa, considera-se falta, e a posse do disco é revertida ao adversário.

A marcação do ponto ocorre quando o jogador, ao rebater o disco, impulsiona-o para entrar no gol do adversário. O pontuador, então, recebe a posse do disco para o próximo saque.

O jogo é bastante movimentado, o que exige agilidade, velocidade de reação e concentração.

Um jogador pode ficar em qualquer lugar ao redor da mesa, sem ultrapassar o seu lado da linha central. Após cada jogo, os jogadores trocam de posição.

O primeiro jogador a fazer 7 pontos vence o jogo.


Figura 5. Fonte: https://www.facebook.com/groups/2186151388283290/

Vamos contar algo mais pra você!

O air-hóquei é dirigido e organizado pela Associação de Air-Hóquei dos Estados Unidos (United States Air Hockey Association/USAA).

A USAA é uma entidade mundial, com fins profissionais, voltada para desenvolver o esporte e estabelecer-lhe regulamentos e regras básicas.

Os campeonatos mundiais são abertos à participação de todas as nacionalidades e ocorrem nos formatos de torneio individual, nas categorias masculina, feminina e duplas.

A USAA estabeleceu um ranking integrado por grandes nomes do esporte, em especial, norte-americanos.

As mesas de air-hóquei passaram a apresentar novas tecnologias, como sistema pneumático e de iluminação led de cores, marcador eletrônico de pontuação suspenso, borda de segurança para absorver a rebatida do disco e niveladores de pernas para maior estabilidade.

       No Air Hockey são encontradas as mesas profissionais, de dimensões maiores. Há também, as mesas semiprofissionais de dimensões menores. As mesa apresentam variados tipos de materiais de fabricação e equipamentos como: ficheiro, contagem de pontos do jogo.

          O Campeonato Mundial de Air Hockey (Air Hockey World Championship) de 2024 acontece entre de 2 a 4 de agosto, no Hyatt Regency, Baytown, Texas (EUA).


Figura 6. Fonte: https://www.facebook.com/groups/2186151388283290/

         O esporte tem sido praticado no Brasil como atividade de lazer e, até a data desta publicação, não apresenta estrutura administrativa de direção e de prática esportiva formal.

 

Referências Bibliográficas

AIRHOCKEYTABLE. A História da Mesa. Disponível em: https://airhockeytable.com/blogs/news/the-history-of-the-table. Acesso em: 17 jun. 2024.

ARAÚJO, W. Air hockey: Um esporte que você já praticou sem saber. Disponível em: http://esporteaoredordomundo.blogspot.com/2010/11/air-hockey-um-esporte-que-voce-ja.html. Acesso em: 1 fev. 2018.

ÁTOMO. Esportes de Mesa. Disponível em: https://atomo.blogspot.com/2021/08/esportes-de-mesa.html/ Esportes de Mesa/Acesso em: 27 nov. 2023.

DACOSTA, L. P. (Org.). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004.

Facebook. Matic Entretenimento - Air Game, conheça este tipo de esporte que é considerado como brinquedo aqui no Brasil. Disponível em: https://www.facebook.com › fotos. Acesso em: 18 jun. 2024.

______. Next Gen Air Hockey Forum. Disponível em:  https://www.facebook.com/groups/2186151388283290/Next Gen Air Hockey Forum. Acesso em: 19 jun. 2024.

GAMESFORFUN. THE HISTORY OF AIR HOCKEY Disponível em:  https://gamesforfun.com/understanding-the-history-of-air-hockey/ Acesso em: 17 jun. 2024.

MAGAZINE LUIZA. Aero Hockey Saiba tudo sobre. Disponível em: https://www.magazineluiza.com.br/portaldalu/aero-hockey-saiba-tudo-sobre/5432/. Acesso em 1 fev. 2018.

PETRUSICH, A.   The forgotten greatness of air hockey. The New Yorker. 9 de ago. de 2016. Disponível em: https://www.newyorker.com/culture/culture-desk/the-forgotten-greatness-of-air-hockey. Acesso em: 29 nov.2023.

TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. Senac: São Paulo. 2007.

USAA. USAA Official Rules of Air Hockey. Disponível em:  https://goldstandardairhockey.com/usaa-official-rules-of-air-hockey/. Acesso em: 27 nov. 2023.

_____. About Us. Disponível em: https://airhockeypros.com/about.html. Acesso em: 9 jun. 2024.


Figura 7. Fonte: https://www.facebook.com/groups/2186151388283290/







Comentários