Avião de Papel/Gaivota de Papel/PaperAirplane: a brincadeira atingiu novos ares!


Figura 1. Fonte: https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/goiania-sedia-seletiva-do-maior-campeonato-mundial-de-aviaozinho-de-papel-376788//Competidores do Campeonato de Aviões de Papel. Foto: Divulgação

 

Por Fernando Garrido

 

"Aviões de Papel/Gaivota de Papel/Paper Airplane: de voo a esporte!"

 

Quando o esporte apareceu por aqui?

Até agora, não há evidências históricas sobre quando e onde apareceu a brincadeira de lançar ao ar aviões ou gaivotas de papel no país.

Sabe-se que uma grande produção de papel se originou por volta de 500 a.C. na China, onde também teria surgido o avião de papel. A brincadeira, porém, somente se desenvolveu com a técnica origami, no Japão, entre 1603 e 1863.

Ao longo de todo esse tempo, crianças e jovens passaram a atirar aviões ou gaivotas de papel pelo ar em diferentes lugares, transmitindo a diversão de geração em geração pelo mundo.

Espontaneamente, a brincadeira tornou-se conhecida na vida social, estando presente em ruas, vilas, quintais e janelas das casas. Nas escolas, era praticada durante o tempo livre e os intervalos entre aulas. Até mesmo durante as aulas, os aviões eram arremessados na direção de colegas e professores até “pousarem” sob aplausos, risadas e reprimendas. Hoje, o passatempo é bastante utilizado na formação educacional, especialmente infantil e universitária.

É interessante poder constatar que o lançamento de aviões de papel no ar, no seu longo tempo de voo, consolidou uma relação estreita e harmoniosa com a educação física e o esporte.

Independentemente dos avanços tecnológicos na criação, oferta e utilização de novos elementos a cada época, essa brincadeira tradicional atravessou os séculos 19 e 20 e chegou aos dias atuais. No caminho, percorreu diferentes contextos históricos e culturais como prática de lazer e formação educacional até decolar, em voo solo, à condição de esporte de competição-desempenho em âmbito mundial.

Figura 2. Fonte: https://coordenadorias.uepb.edu.br/coel/2019/11/26/estudantes-de-escolas-municipais-de-campina-participam-do-1o-campeonato-de-avioes-de-papel-da-uepb/#jp-carousel-53307

Diversos atores participaram do processo. Entre eles estavam novos elementos, como a criação da Associação de Aviões de Papel (PAA), o estabelecimento e a uniformização de regras, a organização de eventos pela PAA, a criação de Campeonatos Mundiais e o patrocínio da empresa Red Bull, fator potencializador de visibilidade, divulgação e empreendimento do esporte-marca no mundo.

A primeira edição do Campeonato Mundial, a Red Bull Paper Wings, ocorreu em 2006 e espalhou a semente da competição-desempenho. Desde então, os eventos mundiais apresentam crescimento expressivo, com aumento do número de participantes e de seletivas nos países.

Para competir no evento, é necessário ser estudante universitário. Participantes de dezenas de países cumprem etapas de qualificação em diferentes cidades do seu país. Os melhores classificados nas três modalidades (distância, tempo de voo e acrobacia) participam da disputa da final nacional (para cada categoria) em único local e representam oficialmente o país no Mundial.

A primeira e a segunda edição do Red Bull Paper Wings demostraram o valor da participação brasileira. Diniz Nunes e Leonardo Ang, respectivamente em 2006 e 2009, garantiram o título de campeões mundiais na categoria tempo de voo. O Red Bull Paper Wings teve suas edições disputadas em 2006, 2009, 2015, 2018, 2019 e 2022, em Salzburgo (Áustria), na arena conhecida por Hangar-7. 

As iniciativas de utilizar a brincadeira de lançar aviões de papel podem ser encontradas em todos os níveis da formação educacional. Constituem um valioso instrumento para o processo ensino-aprendizagem, com contribuições sociais significativas à formação integral do indivíduo. Além disso, consolidam valores, desenvolvem novas competências e representam um poderoso vetor para o crescimento do esporte país.

As competições de aviões de papel na formação educacional fortalecem relações com campos do conhecimento como engenharia aerodinâmica, física, matemática, artes plásticas, design e educação física.

Sua difusão internacional como esporte-desempenho encontra-se em curso neste século. No país, são oferecidos cada vez mais eventos, incluindo os de lazer e formação educacional. A seguir vamos mostrar alguns exemplos:


1.Evento: I Torneio Curitibano de Aviões de Papel da Escola do Bosque Mananciais (PR);

Data: ago./set. 2014;

Local: centro de convivência fechado, sem vento;

Programação: aberta para alunos ( ensino fundamental e médio) das escolas de Curitiba e público externo;

Participação: equipes femininas e masculinas formadas por pais, crianças de 6 a 8 anos e 9 a 11 anos e adolescentes de 12 a 15 anos;

Objetivo: lazer;

Tarefa: montagem dos aviões pelos participantes com uma folha de papel A4 fornecida no local. O avião de maior distância ganha a disputa após três tentativas;

Premiação: os três primeiros lugares de cada categoria ganham prêmios, como viagens panorâmicas, voo em simulador, brindes de aviões de montar, camisetas, bonés, troféus e certificados.


Figura 3. Fonte: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-os-campeoes-do-torneio-mundial-de-aviaozinho-de-papel//Competição também tem categoria de maior distância//(Foto: Philipp Carl Riedl/ Red Bull Content Pool)

 2. Evento: Campeonato de Lançamento de Aviões de Papel do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);

Data: 9 e 10 nov. 2017;

Local: Ginásio de Esportes;

Programação: competição da Semana da Matemática;

Participação: alunos das 6ª séries na Oficina de Origami;

Objetivo: estabelecer relações entre conceitos geométricos na teoria e na prática, com a observação do lançamento dos aviões, a construção de tabelas de tempo e distância no ar e a descoberta da velocidade deles, entre outros dados;

Tarefa: aplicação de conhecimentos matemáticos, divisão de alunos em grupos, produção e testagem de três diferentes montagens de avião.

 

3. Evento: 1º Campeonato de Aviões de Papel da Paraíba;

Data: 23 nov. 2019;

Local: Ginásio de Esportes do Departamento de Educação Física (DEF) da UEPB;

Programação: um evento do projeto de extensão Dando asas à Educação, em parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Coordenadoria de Esporte e Lazer (Coel), por meio da Pró-Reitoria Estudantil (Proest);

Participação: estudantes de escolas públicas e particulares de Campina Grande e região, com idades entre 6 e 9 anos e 10 e 13 anos, em equipes acompanhadas por um professor da escola.  A atividade contou com os docentes e discentes dos cursos de Licenciatura em Educação Física, Matemática e Física da UEPB;

Objetivo: orientar, por meio de oficinas, a construção e o desenvolvimento do projeto nas escolas participantes;

Tarefa: Os aviões devem ser inteiramente construídos no local com papel fornecido pela organização do torneio, seguindo o formato padrão (A4). As disputas ocorrem nas provas de distância percorrida (aviões tipo dardo) e duração de voo (aviões tipo planador). O objetivo é fazer três lançamentos por modalidade. Deve-se observar e descrever o avião quanto a: aparência, voo, tempos de queda e de permanência no ar. A ideia é transmitir conceitos de aerodinâmica na prática, explicar questões de física sobre resistência do ar e sustentação e buscar a reflexão do aluno quanto a prolongar ao máximo o tempo de voo do avião.

 

Figura 4. Fonte: consa 02-613x460.jpg


4. Evento: Festival de arremesso de avião de papel entre as brincadeiras tradicionais dos Jogos do Piá, em Curitiba (PR).

Data: 30 abr. 2022;

Local: praças e parques de cinco bairros da cidade de Curitiba (PR);

Programação: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ);

Participação: aberta a todos;

Objetivo: lazer;

Tarefa: brincar de forma gratuita.

 

No Brasil, o número dos eventos como competição-desempenho começa a crescer, criando oportunidades para o desenvolvimento do esporte.

 

Como o esporte acontece?

Também conhecido como gaivotas de papel, o lançamento de aviões de papel requer basicamente a energia motriz do praticante. A atividade pode ser considerada uma modalidade dos “esportes intelectivos”, segundo classificação proposta por Tubino et al. em 2007.

 Na competição devem ser observadas as seguintes regras:

Os aviões de papel devem ser construídos na hora do evento com uma folha A4 (de até 100 gramas) disponibilizada pela organização. Eles devem ser feitos somente com dobras no papel, sem utilizar qualquer outro elemento.

A aeronave deve ser lançada atrás de linha demarcada no chão sem que o competidor receba ajuda. Tocar ou ultrapassar a linha no lançamento leva a desclassificação.

O participante tem duas tentativas de lançamento, valendo a melhor delas. Podem-se empregar aviões diferentes.

As decolagens dos aviões ocorrem em ambientes fechados, sem a presença de vento, ar condicionado ou ventilador.

Os competidores do Mundial, a Red Bull Wings, são selecionados entre estudantes universitários depois de participarem das competições nacionais. A final ocorre na Áustria. 


A avaliação no evento abrange três categorias:

Distância: requer o lançamento dos aviões o mais longe possível, o que compreende a maior distância entre a descolagem e o ponto de chegada, dentro do espaço aéreo oficial;

Tempo de voo: determinado pelo maior tempo de permanência do avião em voo, como decorrência da aerodinâmica empregada nas dobras. É cronometrado desde quando o avião sai das mãos do praticante até cair no chão;

Acrobacias: as manobras acrobáticas fazem parte de diversos esportes. Nessa categoria, o voo acontece on-line, no TikTok. Nela podem ser utilizados tesoura, cola e outros materiais. 

Nas acrobacias, os participantes podem usar aviões pré-construídos e sem restrição de tamanho de papel. Um júri atribui pontos para três critérios:  fabricação (a técnica utilizada); criatividade (o design do avião) e performance (as manobras durante o voo).

Uma fita métrica padronizada (com dispositivo a laser) e um cronômetro verificam os resultados de distância e tempo de voo. 

Os eventos de distância e tempo de voo são julgados em classificatórias, e os dois pilotos vencedores de cada final nacional avançam para o Mundial.

 

Figura 5. Fonte: https://noticias.ufsc.br/tags/red-bull-paper-wings/

Vamos contar algo mais pra você!

A Associação de Aviões de Papel (PAA) criada em 1989 é uma entidade que reconhece, regulamenta o lançamento de aviões de papel, suas modalidades e competições, como o Mundial, e homologa os recordes mundiais.

Não há ainda uma estruturação organizacional do esporte no Brasil. Faltam entidades esportivas de direção nos níveis estadual e nacional, assim como clubes e associações esportivas que ofereçam formação e treinamento de atletas, além de competições locais, regionais e nacionais regulares. O país também carece de atletas ou representantes oficiais em eventos internacionais. 

O esporte ocorre, em grande parte, orientado como atividade de lazer e formação educacional.

 

Referências Bibliográficas

alunasidesa. História do avião de Papel. Disponível em: http://alunasidesa.blogspot.com/2014/05/historia-do-aviao-de-papel.html. Acesso em: 28 jul 2022.

CAVALCANTI, Givaldo. UEPB realiza Campeonato de Aviões de Papel para desenvolver conhecimento cientifico através de atividades lúdicas. Disponível em: https://uepb.edu.br/uepb-realiza-campeonato-de-avioes-de-papel-para-desenvolver-conhecimento-cientifico-atraves-de-atividades-ludicas/. Acesso em: 08 ago 2022.

CIENCIAVIVA. Campeonatos Internacionais de Aviões de Papel. Disponível em: http://cienciaviva.org.br/index.php/2021/03/19/campeonatos-internacionais-de-avioes-de-papel/. Acesso em: 10 ago 2022.

CODE4KIDZ. Desafie seu filho a montar um avião de papel (e ganhe uma atividade STEM sem custo?). Disponível em: hhttps://code4kidz.com.br › desafie-seu-filho-a-montar-u... Acesso em: 26jul 2022.

Colégio do Bosque Mananciais. IV Torneio Curitibano de Aviões de Papel – Eventos. Disponível em: https://www.bosquemananciais.org.br › Acesso em: 20 ago 2022.

Colégio Nossa Senhora Aparecida. NOTICIAS. CONSTRUINDO UM AVIÃOZINHO DE PAPEL.  Disponível em: https://www.consa.com.br/noticias/construindo-um-aviaozinho-de-papel. Acesso em: 09 ago 2022.

CORREIO24HORAS. Conheça os campeões do torneio mundial de Aviãozinho de Papel. Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-os-campeoes-do-torneio-mundial-de-aviaozinho-de-papel/Acesso em: 25 jul 2022.

OUCHANA, Debora. Aprendendo com os aviões. Disponível em:  https://revistaensinosuperior.com.br/aprendendo-com-os-avioes/.Acesso em:09 ago2022.

PINHEIRO, Karina. Campeonato de aviãozinho de papel: brincadeira de criança levada a sério. Disponível em: https://portalamazonia.com/estados/amazonas/campeonato-de-aviaozinho-de-papel-brincadeira-de-crianca-levada-a-serio. Acesso em: 26 jul 2022.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. FESTIVAL-DE-AVIOES-DE-PAPEL-VAI-ANIMAR-OS-JOGOS-DO-PIA. Disponível em:  https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/festival-de-avioes-de-papel-vai-animar-os-jogos-do-pia-neste-sabado/63574. Acesso em: 29 abr 2022.

Red Bull. RED BULL PAPER WINGS. QUEM ESTÁ REALIZANDO O SONHO DO DA VINCI DE VOAR? Regras e Critérios. Disponível em:https://paperwings.redbull.com/br-pt/rules.html. Acesso em: 28 jul 2022.

______. World Final ASAS DE PAPEL RED BULL. Disponível em: https://www.redbull.com/int-en/events/red-bull-paper-wings-world-final Acesso em: 26 jul 2022.

TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007. 

UFJF. Competição de aviões de papel mobiliza estudantes do ... Disponível em:  https://www2.ufjf.br › noticias › 2017/11/08 › competi...Acesso em: 08 ago 2022.

YOUTUBE. Como fazer um PLANADOR águia passo a passo - AVIÃO DE PAPEL. Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=6fyErZJyAbU. Acesso em: 01 ago 2022.

 

 

 



























Comentários