Fusen Voleibol / Voleibol de Balões: cooperação, autonomia e inclusão!


Figura 1. Fonte: https://caxias.rs.gov.br/noticias/2015/07/abertas-as-incricoes-para-o-festival-escolar-de-fusen//foto Tiago Frank


 Por Fernando Garrido


Fusen Voleibol: respeito a diferenças, superação de desafios e relações interpessoais!

 

Quando o esporte apareceu por aqui?

O fusen voleibol, também conhecido por vôlei de balões, foi criado em 1989, na cidade de Kitakyushu (Japão), por Koichi Arakawa.

O objetivo do jogo era levar mais opções de práticas físicas e esportivas a portadores de severas deficiências (como transtornos globais de desenvolvimento motor) e promover, de forma cooperativa, a integração com pessoas sem deficiência.

No Brasil, o fusen foi apresentado pelo professor alemão Horst Strohkendell, da Universidade de Colônia (Alemanha), em eventos organizados pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, em 2010.

Sua implantação no país ocorreu na cidade de Caxias do Sul (RS), em 2 de outubro de 2013, pelas mãos do professor Tiago José Frank, então assessor pedagógico da Secretaria Municipal da Educação (Smed) daquela cidade.

Com o apoio da Smed e da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), Frank deu início à realização dos cursos de capacitação para professores de Educação Física, com o foco na inclusão escolar por meio do fusen vôlei.


Figura 2. Fonte: https://caxias.rs.gov.br/noticias/2015/08/mais-de-130-alunos-participam-do-festival-de-fusen

Entre as primeiras ações implantadas estava a oferta das Clínicas de Fusen com Balões e aulas teóricas e práticas. Os eventos ocorreram no Ginásio Enxutão, na presença de algumas dezenas de professores de Educação Física da rede pública de ensino.

Em desdobramento às iniciativas promovidas por Frank para desenvolver o fusen no Brasil, encontra-se a criação dos Festivais Inclusivos de Fusen, nome dado por Frank. O primeiro foi realizado em 8 de novembro de 2013, com participação de alunos do 1º ao 5º ano das escolas públicas e privadas de Caxias do Sul.

A prática do fusen vôlei pôde ser observada entre alunos do 9ªA da Escola Municipal Profª Marianinha Queiroz, em Caxias do Sul, em 20 de março de 2014.

O objetivo de promover maior divulgação e visibilidade ao fusen vôlei em Caxias do Sul e arredores levou à implantação de outros elementos para o seu desenvolvimento no país, entre eles:

·       a programação de novas edições de Festivais Inclusivos de Fusen em 2015 e 2016;

·       a formalização de contatos com a sede da organização esportiva, situada no Japão.


Figura 3. Fonte: https://caxias.rs.gov.br/noticias/2016/10/3a-edicao-do-festival-de-fusen-envolve-44-alunos-de-quatro-escolas-de-caxias

Outros esforços partiram da Smel, que passou a integrar o esporte ao calendário de eventos da rede municipal de ensino.  A Smel também formou parceria com a Secretaria de Educação da cidade para promover os Encontros e Jornadas Pedagógicos. A finalidade era despertar o interesse pelo jogo nos professores da rede pública de ensino.

A iniciativa de implantar oficinas para levar maior conhecimento sobre o jogo de fusen acabou repercutindo nas cidades de Viamão e Vacaria, localizadas também no Rio Grande do Sul. 

A relação entre Frank e a Associação Japonesa de Fusen Vôlei (AJFV) se estreitou com o reconhecimento do seu trabalho para implantar o jogo e da sua tese de mestrado O jogo de fusen como recurso pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa nas aulas de educação física, concluída em julho de 2017, com destaque para a grande aceitação do jogo nas escolas municipais. O trabalho foi publicado no site da organização e teve repercussão mundial. 

A aplicação do jogo de fusen tem sido favorecida pela adaptabilidade de suas regras. Elas podem variar conforme o espaço, o tipo de terreno do jogo e as categorias de idade e sexo, entre outros aspectos.


Figura 4. Fonte: https://caxias.rs.gov.br/noticias/2013/11/festival-de-fusen-reune-100-alunos-da-rede-municipal-de-ensino//foto: Tiago Frank

As perspectivas de difusão do esporte são promissoras diante da diversidade de organizações envolvidas com a oferta de novos hábitos e comportamentos à sociedade brasileira, orientada sob o âmbito da competição-rendimento, da formação educacional e social e do lazer.

 

Como é o jogo?

O fusen vôlei, ou voleibol de balões, é um esporte coletivo que pertence à corrente esporte adaptado, segundo classificação proposta por Tubino et al. (2007).

Trata-se de um jogo com caráter lúdico e inclusivo, praticado em quadras de badminton. A quadra compreende medidas de 6,1 metros por 13,4 metros e rede de 1,55 metro de altura. As linhas de serviço (linhas de saque) são marcadas a 2,5 metros da rede.

Duas equipes, cada uma composta por seis praticantes, disputam o jogo lançando a bola (um balão grande) sobre a rede. Um dos principais desafios é passar o balão por todos os componentes da equipe (toques na bola) antes dele ser lançado ao outro time; por isso seu caráter de inclusão, uma condição estabelecida na regra.

Oficialmente, três ou quatro dos seis integrantes de cada equipe devem possuir algum tipo de deficiência (conforme a classificação funcional estabelecida), o que configura outra característica inclusiva do esporte.

No jogo, podem ser aplicadas diversas alternativas de disputa, como a formação de equipes compostas por um número ilimitado de jogadores em quadra.

A aplicabilidade também é excelente para estudantes sem deficiência. O jogo pode ser adaptado à realidade encontrada na escola; por exemplo, o professor pode jogar um período de tempo de cada lado da quadra. Também pode ser disputado de forma mista e, até mesmo, com pessoas de várias idades, o que o potencializa como atividade de lazer.

Entre os objetivos principais do fusen, podemos fortalecer elementos como a cooperação mútua, a superação de desafios, o respeito às regras, a aceitação do outro e um melhor entendimento sobre as diferentes realidades corporais.

A bola deve ter diâmetro aproximado de 40 centímetros e cor basicamente rosa.  Ela é feita de borracha e pode ter dois pequenos guizos internos no caso de jogo com portadores de necessidades especiais (como os deficientes visuais).

Figura 5. Fonte: https://caxias.rs.gov.br/noticias/2013/10/primeira-clinica-de-fusen-do-estado-reune-40-professores// foto: Tiago Frank

O jogo é realizado em partida de um set de 15 minutos, sem troca de lado da quadra, ou finalizado pela primeira equipe que marcar 15 pontos. Os pontos são concedidos independentemente de qual equipe está sacando – pontos corridos. As posições não são fixas, e os jogadores podem trocar de posição quantas vezes quiserem.

A formação das equipes com 6 jogadores consiste em:

a. JOGADORES COM DEFICIÊNCIA (JD): 3 ou 4;

b. JOGADORES SEM DEFICIÊNCIA (JS): 2 ou 3.

Cada equipe deve ter jogadores com a seguinte CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL (CF):

Classe 1: jogadores que precisam de assistência total para locomoção e para tocar a bola;

Classe 2: jogadores que precisam de assistência parcial;

Classe 3: JD, mas que são independentes como jogadores;

Classe 4: jogadores que não têm deficiência.

Cada jogador deve tocar a bola depois que ela entra no seu lado, tendo a equipe de retorná-la dentro de, no máximo, 10 toques. O jogador pode tocar a bola até duas vezes não consecutivas.

O serviço de saque passa para a outra equipe sempre que um ponto é marcado (método de saque alternado/corrido). Os jogadores sacam pela ordem numérica do uniforme. A ordem de sacar deve ser obedecida pela sequência estabelecida em regra.

 

Vamos contar algo mais pra você!

            O jogo de fusen é dirigido e organizado mundialmente pela Associação Japonesa de Voleibol Fusen (AJFV).

            No Brasil, o esporte tem sido jogado apenas no meio escolar. Até agora não houve registro de sua prática em clubes ou mesmo de sua gestão por entidade esportiva de qualquer nível hierárquico.


Agora você já pode praticar o fusen!


Referências Bibliográficas

educacaofisicamarianinha. JOGO INCLUSIVO DE FUSEN (Voleibol com balões). Disponível em: http://educacaofisicamarianinha.blogspot.com/2014/04/p-margin-bottom-0.html. Acesso em: 23 abr 2022.

FRANK, Tiago José. Comunicação por e-mail. Rio de Janeiro. 03 abr 2022.

_____. Dissertação Tiago Jose Frank.pdf - Repositório Institucional. Disponível em: https://repositorio.ucs.br › bitstream › handle. Acesso em: 13 abr 2022.

Prefeitura de Caxias do Sul. Mais de 130 alunos participam do Festival de Fusen. Disponível em: https://caxias.rs.gov.br › Notícias › 2016 › Jul. Acesso em: 31 mar 2022.

­­_______. Primeira Clínica de Fusen do Estado reúne 40 professores. Disponível em: https://caxias.rs.gov.br/noticias/2013/10/primeira-clinica-de-fusen-do-estado-reune-40-professores. Acesso em: 25 abr 2022.

Wixsite. FUSEN VOLLEYBALL. Disponível em:  https://fusenvolley.wixsite.com/fusen-volleyball. Acesso em: 23 abr 2022.

 

 

 

 

 



 






































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