Fusen Voleibol / Voleibol de Balões: cooperação, autonomia e inclusão!
![]() |
Figura 1. Fonte: https://caxias.rs.gov.br/noticias/2015/07/abertas-as-incricoes-para-o-festival-escolar-de-fusen//foto Tiago Frank |
Por Fernando Garrido
Fusen Voleibol: respeito a diferenças, superação de desafios e relações interpessoais!
Quando o esporte apareceu por aqui?
O fusen voleibol, também
conhecido por vôlei de balões, foi criado em 1989,
na cidade de Kitakyushu (Japão), por Koichi Arakawa.
O objetivo do jogo era levar mais opções de
práticas físicas e esportivas a portadores de severas deficiências (como
transtornos globais de desenvolvimento motor) e promover, de forma cooperativa,
a integração com pessoas sem deficiência.
No Brasil, o fusen foi apresentado pelo professor
alemão Horst Strohkendell, da Universidade de Colônia (Alemanha), em eventos
organizados pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal
de Uberlândia (UFU) e pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do
Estado de São Paulo, em 2010.
Sua implantação no país ocorreu na cidade de
Caxias do Sul (RS), em 2 de outubro de 2013, pelas mãos do professor Tiago José
Frank, então assessor pedagógico da Secretaria Municipal da Educação (Smed)
daquela cidade.
Com o apoio da Smed e da Secretaria Municipal do
Esporte e Lazer (Smel), Frank deu início à
realização dos cursos de capacitação para professores de Educação Física, com o
foco na inclusão escolar por meio do fusen vôlei.
![]() |
Figura 2. Fonte: https://caxias.rs.gov.br/noticias/2015/08/mais-de-130-alunos-participam-do-festival-de-fusen |
Entre as primeiras ações implantadas estava a
oferta das Clínicas de Fusen com Balões e aulas teóricas e práticas. Os eventos
ocorreram no Ginásio Enxutão, na presença de algumas dezenas de professores de Educação
Física da rede pública de ensino.
Em desdobramento às iniciativas promovidas por
Frank para desenvolver o fusen no Brasil, encontra-se a criação dos Festivais
Inclusivos de Fusen, nome dado por Frank. O primeiro foi realizado em 8 de
novembro de 2013, com participação de alunos do 1º ao 5º ano das escolas
públicas e privadas de Caxias do Sul.
A prática do fusen vôlei pôde ser observada entre
alunos do 9ªA da Escola Municipal Profª Marianinha Queiroz, em Caxias do Sul,
em 20 de março de 2014.
O objetivo de promover maior divulgação e
visibilidade ao fusen vôlei em Caxias do Sul e arredores levou à implantação de
outros elementos para o seu desenvolvimento no país, entre eles:
· a
programação de novas edições de Festivais Inclusivos de Fusen em 2015 e 2016;
· a
formalização de contatos com a sede da organização esportiva, situada no Japão.
![]() |
Figura 3. Fonte: https://caxias.rs.gov.br/noticias/2016/10/3a-edicao-do-festival-de-fusen-envolve-44-alunos-de-quatro-escolas-de-caxias |
Outros esforços partiram da Smel, que passou a integrar o esporte ao calendário de eventos da rede municipal de ensino. A Smel também formou parceria com a Secretaria de Educação da cidade para promover os Encontros e Jornadas Pedagógicos. A finalidade era despertar o interesse pelo jogo nos professores da rede pública de ensino.
A iniciativa de implantar oficinas para levar
maior conhecimento sobre o jogo de fusen acabou repercutindo nas cidades de
Viamão e Vacaria, localizadas também no Rio Grande do Sul.
A relação entre Frank e a Associação Japonesa de
Fusen Vôlei (AJFV) se estreitou com o reconhecimento do seu trabalho para
implantar o jogo e da sua tese de mestrado O jogo de fusen como recurso
pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa nas aulas de
educação física, concluída em julho de 2017, com destaque para a grande
aceitação do jogo nas escolas municipais. O trabalho foi publicado no site da
organização e teve repercussão mundial.
A aplicação do jogo de fusen tem sido favorecida
pela adaptabilidade de suas regras. Elas podem variar conforme o espaço, o tipo
de terreno do jogo e as categorias de idade e sexo, entre outros aspectos.
![]() |
Figura 4. Fonte: https://caxias.rs.gov.br/noticias/2013/11/festival-de-fusen-reune-100-alunos-da-rede-municipal-de-ensino//foto: Tiago Frank |
As perspectivas de difusão do esporte são
promissoras diante da diversidade de organizações envolvidas com a oferta de
novos hábitos e comportamentos à sociedade brasileira, orientada sob o âmbito
da competição-rendimento, da formação educacional e social e do lazer.
Como é o jogo?
O fusen vôlei, ou voleibol de balões, é um esporte
coletivo que pertence à corrente esporte adaptado, segundo
classificação proposta por Tubino et al. (2007).
Trata-se de um jogo com caráter lúdico e
inclusivo, praticado em quadras de badminton. A quadra compreende medidas de
6,1 metros por 13,4 metros e rede de 1,55 metro de altura. As linhas de serviço
(linhas de saque) são marcadas a 2,5 metros da rede.
Duas equipes, cada uma composta por seis
praticantes, disputam o jogo lançando a bola (um balão grande) sobre a rede. Um
dos principais desafios é passar o balão por todos os componentes da equipe
(toques na bola) antes dele ser lançado ao outro time; por isso seu caráter de
inclusão, uma condição estabelecida na regra.
Oficialmente, três ou quatro dos seis integrantes
de cada equipe devem possuir algum tipo de deficiência (conforme a
classificação funcional estabelecida), o que configura outra característica
inclusiva do esporte.
No jogo, podem ser aplicadas diversas alternativas
de disputa, como a formação de equipes compostas por um número ilimitado de
jogadores em quadra.
A aplicabilidade também é excelente para
estudantes sem deficiência. O jogo pode ser adaptado à realidade encontrada na
escola; por exemplo, o professor pode jogar um período de tempo de cada lado da
quadra. Também pode ser disputado de forma mista e, até mesmo, com pessoas de
várias idades, o que o potencializa como atividade de lazer.
Entre os objetivos principais do fusen, podemos
fortalecer elementos como a cooperação mútua, a superação de desafios, o
respeito às regras, a aceitação do outro e um melhor entendimento sobre as
diferentes realidades corporais.
A bola deve ter diâmetro aproximado de 40
centímetros e cor basicamente rosa. Ela
é feita de borracha e pode ter dois pequenos guizos internos no caso de jogo
com portadores de necessidades especiais (como os deficientes visuais).
![]() |
Figura 5. Fonte: https://caxias.rs.gov.br/noticias/2013/10/primeira-clinica-de-fusen-do-estado-reune-40-professores// foto: Tiago Frank |
O jogo é realizado em partida de um set de 15
minutos, sem troca de lado da quadra, ou finalizado pela primeira equipe que
marcar 15 pontos. Os pontos são concedidos independentemente de qual equipe
está sacando – pontos corridos. As posições não são fixas, e os jogadores podem
trocar de posição quantas vezes quiserem.
A formação das equipes com 6 jogadores consiste
em:
a. JOGADORES COM DEFICIÊNCIA (JD): 3 ou 4;
b. JOGADORES SEM DEFICIÊNCIA (JS): 2 ou 3.
Cada equipe deve ter jogadores com a seguinte CLASSIFICAÇÃO
FUNCIONAL (CF):
Classe 1: jogadores que precisam de assistência
total para locomoção e para tocar a bola;
Classe 2: jogadores que precisam de assistência
parcial;
Classe 3: JD, mas que são independentes como
jogadores;
Classe 4: jogadores que não têm deficiência.
Cada jogador deve tocar a bola depois que ela
entra no seu lado, tendo a equipe de retorná-la dentro de, no máximo, 10
toques. O jogador pode tocar a bola até duas vezes não consecutivas.
O serviço de saque passa para a outra equipe
sempre que um ponto é marcado (método de saque alternado/corrido). Os jogadores
sacam pela ordem numérica do uniforme. A ordem de sacar deve ser obedecida pela
sequência estabelecida em regra.
Vamos contar algo mais pra você!
O jogo de fusen é dirigido e
organizado mundialmente pela Associação Japonesa de Voleibol Fusen (AJFV).
No Brasil, o esporte tem sido jogado
apenas no meio escolar. Até agora não houve registro de sua prática em clubes
ou mesmo de sua gestão por entidade esportiva de qualquer nível hierárquico.
Referências Bibliográficas
educacaofisicamarianinha.
JOGO INCLUSIVO DE FUSEN (Voleibol com balões). Disponível em:
http://educacaofisicamarianinha.blogspot.com/2014/04/p-margin-bottom-0.html.
Acesso em: 23 abr 2022.
FRANK,
Tiago José. Comunicação por e-mail. Rio de Janeiro. 03 abr 2022.
_____. Dissertação Tiago Jose Frank.pdf - Repositório Institucional.
Disponível em: https://repositorio.ucs.br › bitstream › handle. Acesso em:
13 abr 2022.
Prefeitura de Caxias do Sul. Mais de 130 alunos participam do
Festival de Fusen. Disponível em: https://caxias.rs.gov.br › Notícias
› 2016 › Jul. Acesso em: 31 mar 2022.
_______.
Primeira Clínica de Fusen do Estado reúne 40 professores. Disponível em:
https://caxias.rs.gov.br/noticias/2013/10/primeira-clinica-de-fusen-do-estado-reune-40-professores.
Acesso em: 25 abr 2022.
Wixsite. FUSEN
VOLLEYBALL. Disponível em:
https://fusenvolley.wixsite.com/fusen-volleyball. Acesso em: 23 abr
2022.
Comentários
Enviar um comentário