Pickleball: autonomia, inclusão e percepção espacial!

 

Fonte: https://www.facebook.com/hashtag/pickleballbr

Pickleball: cooperação, relação interpessoal e velocidade de reação!

 

Por Fernando Garrido

 

Quando o esporte apareceu por aqui?

        Criado nos Estados Unidos (EUA) na década de 1960, o pickleball chegou na segunda década deste século ao Brasil, em Governador Valadares (MG), cidade considerada a capital brasileira desse esporte.

A sugestão de implantar o pickleball na cidade mineira partiu da norte-americana Janeth Davidson, depois de conversar com o amigo Toninho Coelho sobre a trajetória do esporte nos EUA.

A primeira iniciativa foi a criação do clube-empresa Valadares Pickleball Clube (VPKC) em março de 2017. O VPKC passou a atuar na prestação de serviços e na promoção de produtos do pickleball em academias e clubes, ganhando eventos e tornando-se uma realidade no país.

O pickleball também despontava em Ribeirão Pires (SP) e na cidade de São Paulo. Em Ribeirão Pires, recebeu o apoio do pastor Ray Anderson (Igreja Jesus Cristo dos Últimos Dias), que o experimentou, incentivando a sua prática aos portadores de deficiência física em cadeira de rodas da Associação de Prevenção e Atendimento Especializado e Inclusão à Pessoa com Deficiência (Apraesp).

Uma página no Facebook – a Pickleball São Paulo, do Club Racket – estampava as primeiras informações sobre o esporte no estado, com assuntos como dimensões de quadras e tipos de raquetes. Os professores do Club Racket colaboraram de forma efetiva com instruções técnicas e a prática do jogo no Sesc-Interlagos em agosto de 2018.    

No cotidiano de Governador Valadares, a prática do pickleball popularizava-se impulsionada pelas iniciativas de Toninho Coelho e das atletas Janeth e Alessandra Câmara, esta radicada há 30 anos nos EUA e embaixadora da Federação Internacional de Pickleball (IFP) no Brasil.

A oferta gratuita de aulas de iniciação pelas atletas garantiu que disputas se tornassem frequentes na cidade, em especial na Praça de Esportes, como as que ocorreram entre 6 e 10 de agosto de 2018. As aulas abrangiam o ensino de regras, regulamentos e golpes, além do aperfeiçoamento da dinâmica dos jogos.

Fonte: https://www.valadares.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/praca-de-esportes-tera-aulas-de-pickleball/86157

A adesão espontânea dos moradores e o seu entendimento sobre a importância do pickleball como lazer, saúde, socialização e promoção de autoestima tornaram-se um dos pilares para a propagação do esporte para o restante do país.

Os jogos disputados como lazer logo despertaram o interesse por competições, tornando-se um dos elementos que motivaram a criação da Associação Mineira de Pickleball (AMPK) em agosto de 2018.

Com a estruturação do pickleball em âmbito estadual, a AMPK criou oportunidades de organizar competições, formar atletas de base e realizar treinamentos regulares para expandir o esporte regional.

Outro estímulo à disseminação do esporte foi a organização do primeiro torneio oficial de pickleball em Governador Valadares (MG), que representou uma justa homenagem a Janeth Davidson e Alessandra Câmara.

Em âmbito nacional, criava-se a Associação Brasileira de Pickleball (ABPK), que garantia maior credibilidade à ampliação de competições e ao acompanhamento de rankings, recordes e atletas para participar de intercâmbios e eventos internacionais.

Celebrados em 22 de setembro de 2018, o 1º Torneio de Pickleball e a criação da ABPK estabeleciam um divisor histórico para o esporte como competição-rendimento com o apoio incondicional de Toninho Coelho, primeiro presidente da ABPK.

Destacavam-se, entre as iniciativas da ABFK, a oferta de clínicas e palestras para a formação de professores, técnicos, praticantes e árbitros, bem como a ampliação de espaços e a criação de quadras em locais abertos e fechados.

Cresciam também as oportunidades para o esporte como formação educacional e social e para disputas informais realizadas em praças, parques, praias, clubes, academias e escolas.

A exposição nas redes sociais garantia mais informações aos brasileiros. No YouTube, o pickleball aparecia desde novembro de 2018 com a página Pickleball Brasil. No Facebook, a página da ABPK já constava desde 22 de março de 2019.

Fonte: http://clubracket.blogspot.com/2018/08/

No conjunto de ações para desenvolver o pickleball no Brasil, reproduzimos a seguir algumas das principais implementadas pela ABPK até 2021, com a ressalva da interrupção das atividades esportivas em 2020 devido à Covid-19. São elas:

·                 a estruturação da gestão organizacional de associações estaduais de pickleball e de representantes em São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Maranhão e Minas Gerais;

·                  maior oferta de torneios, como o 1º Torneio de Pickleball de Belo Horizonte, realizado em 16 de fevereiro de 2019, e o Torneio Amizade, disputado entre jogadores de SP, MG, ES e BA em 2021;

·                  parcerias com o Sesc e o Racket Club, em projetos e programas sociais anuais com participação aberta e gratuita à comunidade local;

·                 a apresentação do pickleball ao público com demonstrações ao ar livre e oficinas, conforme ocorrera na Praça Savassi (BH), em 24 de março de 2019, e no Parque das Mangabeiras (BH), em 20 de abril;

·                 o constante aprimoramento e nivelamento técnico dos praticantes, buscando-se identificar categorias e posicionar jogadores nos rankings brasileiro e mundial, uma exigência iniciada por Alexandra Câmara;

·                 aulas de natureza individual e estratégica, nos níveis básico, intermediário e avançado, objetivando a melhoria técnica dos jogadores e a formação de novos atletas;

·                 o crescimento da oferta do jogo de pickleball à noite, como no Night Pickleball BH, a partir de maio;

·                 as primeiras participações em eventos internacionais com atletas brasileiros residentes nos EUA, como a do US Open de Pickleball realizado na Flórida em 24 de maio de 2019. Na categoria dupla mista, integrava a equipe vencedora uma brasileira;

·                 a organização de diversos torneios, como o Open Valadares 2019, com modalidade aberta para três categorias: iniciante até 3.0mista e masculina acima de 3.5, em dezembro de 2019;

·                 a criação de escolinhas para a formação de instrutores credenciados e qualificados pela Associação Profissional Internacional para o Ensino de Pickleball. (IPTPA), com Riff Seymour, a convite da ABPK;

·                 o intercâmbio para a atualização de treinadores, como ocorrera em setembro de 2019;

·                 a confirmação oficial da adesão da ABPK à IFP em 10 de março de 2021, o que abriu novas perspectivas para o Brasil em eventos internacionais;

·                 a formação de treinadores e o treinamento de jogadores visando à participação na Copa Mundial de Pickleball de 2022, em Austin (EUA).

O pickleball pode ser encontrado em crescimento nos principais centros urbanos do país em 2021 como esporte de competição, lazer e formação educacional e social.

 

Como é o jogo?

O pickleball é um esporte de raquete integrado por elementos do tênis, do badminton e do tênis de mesa, o que o caracteriza como um “esporte derivado de outros esportes” (TUBINO et al., 2007). 

O objetivo do jogo é lançar, com uma raquete curta, uma bola cheia de furos para o outro lado da quadra, por cima de uma rede, tentando evitar que o adversário a devolva.

As primeiras raquetes eram feitas de madeira. Atualmente, são fabricadas em fibra de carbono. As bolas de plástico apresentam 26 furos (para jogos ao ar livre) e 40 furos (para espaços fechados). 

Fonte: https://www.facebook.com/hashtag/pickleballbr

A bola somente pode quicar uma vez nos limites do terreno do oponente. Caso quique fora ou duas vezes nos limites da quadra, o ponto é da equipe que fez a jogada. Não se pode acertar a bolinha sem que ela quique enquanto o jogador estiver com pelo menos um pé dentro da zona de não voleio.

O saque é realizado de forma cruzada a partir da direita.

As disputas são decididas em, no máximo, 3 sets (jogos) com os jogos nos formatos simplesduplas e duplas mistas.

O campo de jogo mede 13,41 metros de comprimento por 6,10 metros de largura e é dividido ao meio por uma rede situada a 91 centímetros do solo.

Outra linha, de 2,13 metros de largura, é instalada dos dois lados do campo e delimita a zona de não voleio. Neste local não se pode acertar a bolinha sem que ela quique. Da zona de não voleio à linha final da quadra, há uma linha vertical que divide o lado direito do lado esquerdo, onde há a área de serviço com 3,05 metros. 

Somente marca pontos o jogador ou a dupla que fez o saque.

Vence o jogador ou equipe que chegar a 11, 15 ou 21 pontos, com, pelo menos, 2 pontos de vantagem sobre o rival.

 

Organização no Brasil

A Associação Brasileira de Pickleball (ABPK) é a entidade máxima nacional que dirige, organiza, divulga e promove o esporte no país.

 

Organização Internacional

A Federação Internacional de Pickleball (IFP) é o órgão máximo do esporte no mundo.

 

Referências Bibliográficas

CARLO, Fernando del. Disputado em pequeno espaço, pickleball ganha adeptos e beneficia inclusão. Disponível em: https://esportes.yahoo.com/noticias/pickleball-ganha-adeptos-e-beneficia-inclusao-080001896.html. Acesso em: Acesso em: 12 set. 2021.

CLUBRACKET.  Pickleball em São Paulo. Disponível em:  http://clubracket.blogspot.com/2018/08/pickleball-em-sao-paulo-neste-domingo-o.htm. Acesso em: 15 set. 2021.

CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. Pickleball, o esporte do momento (parte 2). Disponível em: http://convencaobatista.com.br/siteNovo/pagina.php?NOT_ID=720. Acesso em: 20 set. 2021.

FACEBOOK. Associação Brasileira de Pickleball (Abpb). Disponível em:   https://www.facebook.com/brasilpickleball/Acesso em: 24 ago. 2021.

INTERNATIONAL FEDERATION OF PICKLEBALL – IFP. Home.  Disponível em: https://www.ifpickleball.org. Acesso em: 24 ago. 2021.

IPTPA. International Pickleball Teaching Professional Association. Sobre Nós. Disponível em: https://iptpa.com. Acesso em: 24 ago. 2021.

PREFEITURA DE BELO HORIZONTE. Aniversário do BH é da gente. Tem oficina de pickleball, shows e outras atrações. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/noticias/aniversario-do-bh-e-da-gente-tem-oficina-de-pickleball-shows-e-outras-atracoes. Acesso em: 24 ago. 2021.

PREFEITURA DE GOVERNADOR VALADARES.  Esportes. Praça de Esportes terá aulas de pickleball. Disponível em: https://www.valadares.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/praca-de-esportes-tera-aulas-de-pickleball/86157.Acesso em: 24 ago. 2021.

PREFEITURA DE GOVERNADOR VALADARES.  Praça de esportes apresenta nova modalidade esportiva. Disponível em: https://www.valadares.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/praca-de-esportes-apresenta-nova-modalidade-esportiva/85342. Acesso em: 13 set. 2021.

TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007.

 

 

Comentários