Gamão/Backgammon: um jogo de estratégia, raciocínio lógico, perícia e autonomia!
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Fonte: https://www.facebook.com/ACGamao/ |
Gamão/Backgammon: um jogo absorvente, emocionante e de
possibilidades infinitas!
Como é o jogo?
Segundo Tubino et al. (2007), o jogo de
gamão, também conhecido por backgammon, é considerado uma das
modalidades da corrente “esportes intelectivos”.
O gamão é
praticado em um tabuleiro integrado por 24 triângulos, também conhecidos por
casas, pontos ou flechas. Um tabuleiro é composto por quatro quadrantes, sendo
dois de cada lado, e cada um deles compreende seis casas. As casas que são
numeradas de 1 a 6 correspondem ao quadrante interno; as de 7 a 12, ao externo.
A seção
corresponde a dois quadrantes e a um total de 12 casas dispostas de cada lado.
No jogo, são distribuídas 30 peças (discos): 15 de uma cor para um jogador e 15
de outra para o seu adversário. Elas podem ser brancas e pretas,
vermelhas e pretas ou de outras combinações.
Nas
casas, cada jogador dispõe de 15 peças espalhadas: oito nas duas fileiras
do seu campo, no quadrante interno, e sete nas do adversário, no quadrante
externo.
Os
participantes movimentam as peças através das casas, em sentidos contrários,
sendo o número de movimentações decidido pelo lançamento alternado de dois
dados. Os valores extraídos dos dados determinam o número total das
movimentações – sejam eles somados ou divididos – e servem para deslocar uma ou
duas peças.
No sorteio
dos dados, a extração de números duplos determina a duplicação das
movimentações, devendo ser movidas duas peças distintamente.
O
participante com apenas uma peça em uma casa permite que o adversário coloque
nela a sua peça. Nessa situação, a peça inicial será capturada e colocada fora
do tabuleiro. Aquele que tiver duas ou mais peças em uma casa tem uma posição
estabelecida como segura. Nesse local, o adversário não pode parar, mas pode
passar por lá, pois não podem coexistir duas peças de cores diferentes na mesma
casa.
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O jogador
deve mover todas as suas peças para seu tabuleiro interno e, então, fazer a
retirada final de cada uma delas antes do adversário.
Vence a
partida o primeiro jogador que retirar do tabuleiro todas as suas peças.
Quando o esporte apareceu por aqui?
As primeiras
notícias sobre o gamão no Brasil dão conta de disputas realizadas pelos
bandeirantes que desbravavam o país.
Uma das
versões sobre o aparecimento do esporte relata que ele teria chegado com a
coroa portuguesa, arraigando-se no nordeste do país e estabelecendo-se como um
passatempo da sociedade da época.
Descendentes
de árabes e judeus difundiram o gamão principalmente nas Regiões Norte e
Nordeste e no interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais, local onde se
acredita ter sido confiscado um tabuleiro pertencente a José Aires Gomes, um
dos membros da Inconfidência Mineira.
Já os
portugueses o introduziram nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro na década
de 1870.
Com
a imigração síria, apareceu uma grande quantidade de exímios jogadores de gamão
e de um jogo semelhante, o moultezim, em São Paulo. Até mesmo nas
obras de José de Alencar e de Machado de Assis, é possível encontrar relatos
sobre o jogo.
Oficialmente,
a fundação da Associação Brasileira de Gamão (ABG) foi estabelecida em 1992.
Esse contexto oferecia as condições ideais para a direção, organização e
divulgação do esporte e a realização dos primeiros campeonatos brasileiros no
início na década de 1990.
Em 31 de
janeiro de 2000, foi criada a Federação Paulista de Gamão. Seis anos depois,
realizou-se, em Fortaleza (CE), o 1º Campeonato Sul-Americano.
Um dos
pontos de encontro do esporte consolidou-se na cidade de Arraial D’ Ajuda (BA),
que sediou, em março de 2017, o 28º Campeonato Brasileiro.
O esporte tem sido amplamente organizado e
disputado em clubes e dirigido por federações espalhadas pelo país.
O
jogo de gamão é, na realidade, bastante apreciado em todo o nordeste do país.
Um dos destaques são as centenas de milhares de praticantes, além de clubes
esportivos e sociais e clubes exclusivos criados na capital e no interior do
Ceará.
Uma iniciativa de grande valor envolvendo a
utilização dos esportes intelectivos, em especial do gamão, foi criada no Ceará
e adotada no projeto Esporte Gera Ação, em meados de 2019.
O gamão começou a ser oferecido em centros
socioeducativos, numa parceria entre o Sistema Estadual de Atendimento
Socioeducativo (Seas) e a Associação Cearense de Gamão (ACG). Os professores de
educação física tiveram um curso de formação continuada para exercer a
orientação necessária à atividade. O projeto possibilita que adolescentes
manifestem suas capacidades e habilidades e promovam mudanças de atitudes em
geral. O esporte também pode ser encontrado nos “Cucas da Capital”,
com aulas gratuitas.
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Fonte: https://www.ceara.gov.br/2019/07/31/gamao-adolescentes-praticam-a-concentracao-com-jogos-de-tabuleiro-2/ |
O Ceará, por
sinal, somente teve seu primeiro campeonato oficial de gamão em 7 de dezembro
de 2019. Esse primeiro título estadual, considerado inédito, foi disputado
entre 24 competidores.
A influência
do jogo de gamão na Região Nordeste pode ser evidenciada no próprio resultado
do 1º Campeonato Sul-Americano de Gamão Virtual, um título histórico
conquistado por Quirino Nunes Filho, natural do Piauí.
O torneio,
que foi promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre os dias 24 e
28 de novembro de 2020, contou com 128 gamonistas da América do Sul e disputas
no sistema “mata-mata”.
Os torneios
e competições de gamão têm sido organizados regularmente por federações,
clubes e associações esportivas em diversos estados, entre eles: São Paulo,
Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro.
Um dos clubes mais tradicionais de gamão do Ceará
– a Associação Cearense de Gamão (ACG) – realiza todos os anos
o Campeonato de Gamão Jorge Vieira, que teve a sua 17ª edição realizada em
janeiro de 2020.
Com toda
certeza, o aparecimento e o desenvolvimento das novas tecnologias digitais e
virtuais de informação influenciaram muito na disseminação dos esportes
intelectivos na sociedade brasileira, em especial do jogo de gamão. Elas se
tornaram poderosos instrumentos incorporados a mídias eletrônicas como a
internet, as redes sociais, os smartphones e os aplicativos, entre os séculos
20 e 21.
A expansão
dessas tecnologias trouxe um cenário de maior divulgação e visibilidade para os
esportes intelectivos no universo on-line, contribuindo também para despertar
uma prática orientada ao lazer, à competição-rendimento e à formação
educacional e social.
Altamente
potencializada, a parceria esportes intelectivos-mídia
eletrônica-sociedade veio a criar uma nova realidade para o
desenvolvimento desses esportes. A oferta de jogos intelectivos em torneios
on-line criou novas oportunidades para que apreciadores e praticantes pudessem
interagir em eventos de todos os níveis organizacionais, independentemente de distância
e lugar, e, até mesmo, como atividade de lazer.
Como lazer,
a prática regular dos jogos de gamão também pode ser encontrada em locais como
hotéis-fazenda, pubs e, mais recentemente, em bares exclusivos e ambientes
modelados aos jogos de salão.
O gamão na formação educacional e social!
No âmbito da
formação educacional e social, os esportes intelectivos podem ser encontrados,
quer no meio on-line, quer em competições interclasse, interescolares,
municipais e regionais. Além disso, são prática regular em projetos sociais e
em aulas em escolas públicas e privadas, destacando-se o xadrez, a dama, o
dominó e o truco como as primeiras modalidades geralmente adotadas.
É
incontestável a maior oferta desses esportes como formação educacional na
sociedade brasileira, neste século. Eles criam novas oportunidades para que o
indivíduo conheça e se relacione com os mais variados temas e disciplinas
ligados a eles, como história, religião, educação física, matemática, geografia
e arte.
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Fonte: https://www.facebook.com/Gam%C3%A3o-ou-Backgammon-Como-Jogar-113179030399646/photos/113188950398654//tabuleiro de papelão |
Esses tipos
de esporte têm sido objeto de elaboração de pesquisas e trabalhos científicos,
onde se constata a importância de sua utilização como conteúdo essencial
curricular e extracurricular e ferramenta educacional e metodológica do
processo ensino-aprendizagem.
Eles
despertam novos interesses e, consequentemente, maior envolvimento dos alunos
por meio de um ambiente inovador, desafiador, criativo e crítico em favor da
aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA).
Enfim,
credita-se aos esportes intelectivos a criação de novos estímulos à atuação dos
alunos, com mediação do professor em favor de uma aprendizagem criativa e
lúdica.
Organização no Brasil
O
esporte é dirigido nacionalmente pela Associação Brasileira de Gamão (ABG).
Organização Internacional
O
esporte é dirigido mundialmente pela Associação Mundial de Gamão (WBA).
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