Futegolfe/Footgolf: estratégia, concentração, força e precisão!



https://www.nsctotal.com.br/noticias/avai-e-o-primeiro-time-a-jogar-footgolf-em-florianopolis

Futegolfe/Footgolf: uma mistura fina!

 

Por Fernando Garrido


Quando o esporte apareceu por aqui?

            O futgolf, futegolfe ou footgolf teve a origem reivindicada por muitos países. Contudo a única certeza é de muitos deles protagonizaram o desenvolvimento do esporte em âmbito local, entre os anos de 1999 e 2009.

A origem do esporte é creditada por direito à Holanda em 2006, considerado o primeiro país a constituir bases sólidas organizacionais do jogo, com a criação e uniformização de regras do golfe, realização de torneios organizados e divulgação do esporte, por isso reivindicou a criação para si.

Entre os países que reivindicam a criação do esporte estão a Espanha, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Suíça e o Brasil todos de alguma forma implantaram elementos determinantes ao seu desenvolvimento no mesmo espaço temporal.

A criação do esporte requerida pelo Brasil é creditada a Antão Santor e teve como fundamento a realização de torneio idealizado por ele, disputado em Foz do Iguaçu, no Paraná, em abril, na época das comemorações dos 500 anos do Descobrimento em 2000 (TUBINO et al. 2007).  

A ideia de levar o esporte para ser praticado nos campos de golfe concretizada pelos belgas e húngaros, em 2008 favorecia ao pleno desenvolvimento do esporte, além de apresentá-lo aos argentinos em 2010.

A prática do esporte começou a ser observada em campos abertos, nas praças e parques públicos como uma atividade de lazer foi introduzida no ambiente de extrema harmonia e organização do golfe, o que abria novas perspectivas de seu desenvolvimento.


footgolf.pt

Em desdobramento o esporte ganhava mais visibilidade, o que consequentemente gerava melhores condições de sua promoção como competição rendimento em escala exponencial.

O crescimento a oferta de torneios e competições acontecia de forma inevitável, reproduzida em vários países apoiada sobre uma infraestrutura e logística consolidadas em clubes exclusivos, clubes de campo, resorts, hotéis-fazenda, condomínios, fazendas e spas.

Um ciclo virtuoso de crescimento promovia a difusão o footgolf, considerado um jogo simples, quando comparado às necessidades exigidas do golfe. Tal fato vinha garantir em contrapartida a maior sustentabilidade financeira desses locais, contexto este criado com a mais nova fonte de realimentação estabelecida pelo footgolf.

O que se observa como questão primordial é consolidação de nova tendência esportiva em curso, centrada na cooperação entre os esportes, envolvendo a necessidade de organização de treinamentos e disputa de competições nos mesmos locais, até então exclusivos de um único esporte.

A difusão do esporte delineava as condições ideais de implantação da estruturação organizacional no país, conforme aconteceu com a fundação da Associação Brasileira de Footgolf (Abfg) em 2015, denominada posteriormente por Confederação Brasileira de Futgolf (Cbfg) em 2018. Em 2016 surgia a Federação Brasileira de Footgolf (Cbfg).

A efetiva organização do esporte no país, contribuía, de forma decisiva para a organização de competições em âmbito estadual, nacional além da presença em eventos internacionais com a escolha de atletas e a formação de seleção nacionais para participar de disputas em eventos mundiais.  

O crescimento da estruturação do esporte sedimentado em âmbito internacional conduzia a organização do primeiro campeonato mundial na Hungria pela Fifg criada em 2012. A participação efetiva de oito países já trazia visibilidade para o esporte, atletas, entidades esportivas, e novos negócios, aguçando interesses diversos.

Em repercussão aos fatos o footgolf passava a organizar no país competições estaduais e nacionais realizadas por etapas em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, esse último estado considerado expressividade no esporte.

O primeiro evento de footgolf organizado em campo oficial no país foi disputado no Japeri Golfe (RJ) em 2015, clube exclusivo de golfe profissional.

Foto: Divulgação

A realização de segundo campeonato mundial na Argentina em 2016 organizado pela Fifg demostrava uma nova realidade do esporte. Um maior interesse no esporte já podia ser observado pela maior quantidade de países presentes ao evento, 26 no total incluindo a representação brasileira.

A oferta de eventos do esporte crescia no país, por exemplo com a organização da 1ª Copa do Brasil, em 2016 além de campeonatos estaduais e nacional. O 1º Campeonato Brasileiro por equipes começou a ser realizado pela Cbfg em 2019.

A valorização do esporte em âmbito internacional ganhava novos contornos com a realização do terceiro campeonato mundial, ocorrido no Marrocos também organizado pela Fifg, em 2018, com a inclusão de novas categorias - a feminina e sênior, em disputa no evento.

Um dos elementos fundamentais a divulgação do esporte tem sido intensificada com iniciativas direcionadas a sua oferta às empresas, escolas, associações e comunidades com a realização de torneios e eventos em geral.

O objetivo do esporte é expandir informações e conhecimentos para empresas, clientes, funcionários, famílias, apreciadores, praticantes e mídia sobre o jogo, criando um ambiente de celebração com o esporte pelo acesso facilitado a todas as pessoas a sua prática.

 

Como é jogado?


O futegolfe é um jogo com as características da vertente de esporte derivados de outros esportes (TUBINO et al, 2007)

O esporte é uma mistura de golfe e futebol, praticado em um campo de golfe com chutes e não de tacadas numa bola de futebol oficial nº 5, em tentativas para encaixá-la nos buracos colocados em série.

A saída é realizada a partir do tee, espaço preestabelecido entre dois pontos onde os jogadores deverão depositar suas bolas para dar o chute inicial.

Os lances devem ser executados a partir da saída do buraco ou do lugar onde a bola parou no lance anterior, após o primeiro lance. (na jogada anterior)

O esporte acontece com a ausência do árbitro, prevalecendo a valorização de elementos como honestidade, responsabilidade, autonomia, respeito pelas regras, entre outras.

O chute é executado com a bola parada.

O esporte pode ser jogado em duplas, onde os participantes fazem tentativas alternados de chutes aos buracos.

O campo de jogo estão presentes de 9 buracos no mínimo até 18 no máximo, numa área predominantemente gramada tendo o buraco diâmetro de 53 centímetros e 13 de profundidade.

No campo, de forma idêntica ao golfe tem diversos obstáculos naturais e artificiais, montados em bosques ou praias, ou gramados, ou áreas livres, próximos de árvores, aclives e declives, riachos, um atrativo criador inúmeras situações de dificuldade para o jogo e aumento da emoção para o encerramento das disputas.

Os buracos são sinalizados por uma bandeira fixada no centro.


https://www.facebook.com/photo?fbid=2514007328659494&set=pcb.2514007688659458

Os lances são executados a partir da saída dos buracos ou do lugar onde a bola parou no lance anterior, após o primeiro lance.

A bola, quando posicionada em situação impossível à continuação do jogo, é pelo árbitro colocada num local de três passos antes deste local, sem prejudicar a trajetória por onde ela chegou no chamado local impossível.

A bola deve ser conduzida na sequência dos buracos com tantos chutes quantos sejam necessários para encaixar a bola neles.

O futgolf tem sido jogado como lazer, desempenho e formação educacional e social.

Vence o jogo o praticante que conseguir o menor número de chutes para preencher todos os buracos dispostos.

 

O footgolf na formação educacional e social


O esporte pode ser adaptado para a pratica na formação educacional e social, além de ser utilizado para pessoas com necessidades especiais, adequando-se regras, regulamentos, materiais e equipamentos, e principalmente os locais para atender especificamente a cada grupo.

Um dos locais perfeitamente adaptável para ser jogado, por exemplo, é na areia da praia com a formação de valetas, conforme usadas no jogo de bola de gude, demarcadas por bandeiras.

O esporte pode atender a uma grande quantidade de alunos, idades, turmas mistas, em diferentes estágios de desenvolvimento de habilidades físicas, motoras e emocionais.

 

 

Organização no Brasil

A Associação Brasileira de Futgolf (Abfg) foi a primeira organização esportiva nacional do footgolf, criada em 2015 e reconhecida efetivamente como filiada junto a Fifg- Federação Internacional de FootGolf. A Abfg passou a ser denominada por Confederação Brasileira de Footgolf (Cbfg) em 2018.

A Federação Brasileira de Footgolf (Fbfg) foi criada em 2016 é outra entidade máxima do esporte no país, encarregada de dirigir, organizar e representar o esporte em âmbito mundial.  

A Fbfg reconhece o Footgolf como uma modalidade desenvolvida pela Wfgf – World Footgolf Federation, mas as regras adotadas devem ser da Fifg, para orientar os trabalhos a serem praticados por suas filiadas.

Nos sites da Wfgf e da Fifg não constam a filiação da Fbfg conforme apuração de fevereiro de 2021.

 

Organização Internacional


        O esporte aparece em âmbito mundial dirigido por duas entidades máximas.


        A Federation Internacional Footgolf (Fifg) é uma entidade máxima do esporte em âmbito mundial criada em 2012. A Fifg obteve a distinção concedida de “status de Observador da Gaisf” em 2017.


        A Federação Mundial de Footgolf (Wfgf) é outra entidade máxima em âmbito mundial, criada em 2007 mesmo ano em que realizou 1º Campeonato Mundial, na Alemanha. 

 

Referências Bibliográficas

betioli. primeira partida oficial de futgolf acontece domingo. Disponível em: http://portalbetioli.com/lifestyle/primeira-partida-oficial-de-futgolf-acontece-domingo/Acesso em: 16 fev 2021.

BRITO, A.P; MAGALHÃES, C; SANTOS, A.  Footgolf uma nova modalidade. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd181/footgolf-uma-nova-modalidade.htm. Acesso em: 15 fev 2021.

CBFG. Footgolf Brasil. Disponível em: https://www.facebook.com/CBFG.Footgolf/Acesso em: 16 fev 2021.

Confederação Brasileira de Footgolf. Footgolf Brasil na Copa do Japão. Disponível em: http://www.valorizeprojetos.com.br/FOOTGOLF_BRASIL_NA_COPA_DO_JAP%C3%83O_min.pdf. Acesso em: 16 fev 2021.

FIFG.ORG - Federation for International FootGolf. Disponível em: http://www.fifg.org/Acesso em:16 fev 2021.

nsctotal. Futebol e golfe: conheça o footgolf, que será apresentado em Florianópolis. Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/noticias/futebol-e-golfe-conheca-o-footgolf-que-sera-apresentado-em-florianopolis. Acesso em: 15 fev 2021.

SAUDEESPORTE. FOOTGOLF. Disponível em: https://www.saudeesporte.com.br/footgolf. Acesso em: 22 fev 2021.

WFGA. World Footballgolf Association | New sport Footballgolf. Disponível em: www.worldfootballgolf.com.Acesso em: 16 fev 2021.

 







































































































Comentários