Futetênis: "habilidade motora, estratégia e precisão!"

 

Oscar de Oliveira// https://www.facebook.com/Fute-T%C3%AAnis-1081796441927557/


                                    "Futetênis: ações imprevisíveis e velozes"!


Por Fernando Garrido


Como é jogado?

          O futetênis é um esporte de origem brasileira, uma mistura do tênis e do futebol, com característica pertencente à corrente “esportes derivados de outros esportes” (TUBINO et al., 2007). 

É jogado em uma quadra de 18 metros x 8 metros, com rede de um metro de altura no meio e duas traves de um metro de altura de cada lado, ao fundo. A zona de saque tem 12 metros de comprimento por 6,80 metros de largura.

O jogo se desenvolve sem raquetes, o que poderia vir a ser uma de suas formas adaptáveis. Sem o uso das mãos, os jogadores se movimentam para tocar na bola somente com os pés e o corpo.

A bola utilizada é a mesma do futebol.

Cada jogador pode dar mais de um toque na bola em cada lado de sua quadra, desde que ela não caia no chão.

O saque é também efetuado com os pés, com a bola estando parada no solo e o jogador tendo que chutá-la para o lado adversário. A bola deve cair na área de saque do adversário para ter validade. Em caso de erro de quem saca, o ponto é revertido para o oponente.

Para recepcionar a bola durante a cobrança do saque, o jogador deverá obrigatoriamente esperar que ela toque na zona de saque para devolvê-la com um ou até dois toques.

O pênalti é um dos elementos da dinâmica do jogo, sendo marcado quando o jogador coloca a mão na bola. A cobrança é feita por um tiro livre (direto de um canto da quadra) para o gol vazio do adversário.

A pontuação é semelhante à utilizada no tênis, com games e sets (melhor de três sets e melhor de nove games).

Não há goleiros, e o gol vale 30 pontos.

A quadra pode ser de cimento, madeira, material sintético, saibro ou areia.

 

Quando o esporte apareceu por aqui?

O futetênis surgiu em Suzano, no interior de São Paulo, em 6 de setembro de 1990. O esporte foi idealizado por Oscar de Oliveira e divulgado no jornal Diário de Suzano.


                                Fute-Tênis: https://www.youtube.com/watch?v=GcMk_jZlEAY

                                 

            A imediata e contagiante divulgação do esporte levou à organização da 1ª Copa Suzano de Futetênis (SP), ainda naquele ano. O evento teve como vencedores a dupla formada por Vladimir e Paulo Sérgio Braga e foi disputado no Ginásio do Sesc Suzano, com final decidida no Ginásio do Pacaembu (SP).

Desde a década de 1990, as iniciativas para desenvolver o futetênis passaram a ser acompanhadas pelas mídias eletrônica e impressa, com veiculação regular e crescente de matérias pelo país, como no programa Vitória, da TV Cultura, em 1990, e na Gazeta Esportiva, em 1991.

Enquanto isso, outras ações de divulgação por Oscar de Oliveira abrangiam palestras e demonstrações e torneios em clubes de Suzano, escolas públicas e particulares, shoppings e universidades.

Um dos primeiros momentos de destaque do futetênis foi a concessão do registro efetivo de patente de suas regras pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 5 de dezembro de 1991.

A difusão do futetênis em âmbito estadual despertava a atenção da televisão japonesa, que demonstrou grande interesse em produzir um vídeo sobre o esporte em 1992. Como resultado, em fevereiro daquele ano, o futetênis ganhou a tela da televisão do Japão, tornando-se conhecido no exterior.

Outro fato de grande relevância foi a entrada do esporte para a programação de atividades físicas e esportivas oferecidas à população brasileira, veiculada em tempo real na tela da televisão aberta.

Um dos primeiros a transmitir uma partida de futetênis foi o programa Verão Vivo, transmitido por Luciano do Vale, pela Bandeirantes, em 1992. A prática do esporte ganhava destaque em eventos transmitidos diretamente das areias da Praia do Guarujá, no litoral de São Paulo, em rede nacional.

A oferta de eventos do futetênis crescia com a organização do 1º Campeonato Estadual em formato individual, em abril de 1992.

Outra iniciativa de estímulo ao futetênis foi a organização, em 1993, do 1º Festival Máster, que contou com a presença de jogadores de renome do futebol nacional – como Ademir da Guia, Dadá Maravilha, Edu, Wladimir, Romeu Cambalhota, Ademar Pantera, Zé Maria e Zé Carlos – conforme relata o Diário de Mogi, de 26 agosto de 1993.

Todas essas personalidades do esporte brasileiro – além de Oscar Schimdt, Milene Domingues, Denilson, Belleti e Careca – testaram e aprovaram o esporte, aumentando-lhe a visibilidade e a repercussão.

Dois grandes e importantes momentos do futetênis ocorreram com a realização da 1ª Copa Cidade de São Paulo de Futetênis de Duplas (no Ginásio Mané Garrincha, em junho de 1997) e do 1º Troféu Brasil de Futetênis (em Mogi das Cruzes, em 2001). Os eventos serviram para chamar a atenção e despertar o interesse da população brasileira, de apreciadores, dos meios de comunicação e de empresas em favor do futetênis.

 O desdobramento natural dos fatos conduziu à organização do esporte em âmbito nacional com a fundação, em 19 de fevereiro de 2001, da Federação Brasileira de Futetênis (Febrafut) – posteriormente denominada Confederação Brasileira de Futetênis (CBFT).


                          https://www.youtube.com/watch?v=P5elmxNdKWw

Uma das primeiras providências da Febrafut foi instituir o 1º Circuito Suzanense de Futetênis, um grande evento local com disputas individuais e de duplas e participação de categorias a partir de 8 anos de idade, sem esquecer a inclusão do sexo feminino acima de 14 anos, com a competição realizada na areia.

A criação da Febrafut favorecia o reconhecimento do esporte nas esferas pública e privada, criava novas oportunidades de relação com as áreas de marketing e negócios e proporcionava mais divulgação de informações, principalmente com a publicação de um livro nacional de regras em 2004. Também viabilizava a organização e a direção de competições estaduais, nacionais e internacionais, principalmente com a formação e a participação de delegações em eventos mundiais, conforme ocorrera com a criação da seleção em 2002.

Em 2001, a modalidade ingressava nos Jogos Regionais de Suzano, com as partidas ocorrendo no Clube Mirambava. Isso abria novas perspectivas para despertar o interesse de crianças e jovens em idade escolar e, consequentemente, introduzir definitivamente o esporte na formação educacional.

No conjunto de forças direcionadas para o desenvolvimento do futetênis no país, estava o seu reconhecimento pelo Ministério do Esporte em 2001.

Em meio a esse cenário, o esporte atingia novo estágio de desenvolvimento no país. Ofereciam-se novas e diversificadas oportunidades de projetos esportivos e paraesportivos de formação educacional e social e de lazer e rendimento financiados por leis de incentivos fiscais.

No âmbito da Lei de Incentivo ao Esporte, criavam-se possibilidades de parcerias, participação em eventos estudantis, aporte de recursos financeiros públicos e ações (estudos e pesquisas) sobre fomento e incentivo ao esporte, além de apoio para melhorias permanentes na atualização do sistema de gestão e informação.

Em trajetória de internacionalização, o futetênis organizava competições como o 1º Torneio Internacional do esporte, disputado entre as seleções de Brasil, Chile e Coréia do Sul, em Suzano (SP), em 2002. O evento foi vencido pelo Brasil.

Somando-se a isso, as decisões da Câmara Municipal de Suzano, juntamente com o Poder Executivo, corroboravam a importância do futetênis por meio da Declaração de Utilidade Pública, em 2003 – ato que reforçava a sua utilização como ferramenta de valor disponível à sociedade brasileira.

A oferta de eventos esportivos organizados chegava às quadras das escolas municipais, com a formação de equipes nas categorias infantil e mirim, o que fortalecia a importância da prática do futetênis no meio escolar.

O envolvimento do esporte em inciativas de responsabilidade social ganhava destaque no projeto Parceiros do Futuro, desenvolvido nas escolas municipais de Suzano em 2003. 

No ensino básico, organizava-se a 1ª Copa da Juventude Estudantil de Futetênis, também em Suzano, conforme relata o Diário de Suzano, de 15 maio de 2003.


YouTube Buiu no fute tênis - Brasil x Equipe Suzano
https://www.youtube.com/watch?v=hf7l4p83jnc


Em novas ações de divulgação do esporte em âmbito nacional, organizava-se, no Ginásio do Sport Clube Corinthians Paulista (SP), o 2º Troféu Brasil de Futetênis Gol, em setembro de 2003.

A grande novidade observada no esporte foi o envolvimento de empresa privada em patrocinar a realização de um grande evento de futetênis, o que trazia mais visibilidade para o esporte e uma relação de caráter comercial em alcance nacional.

As oportunidades de praticar o esporte como competição-rendimento na areia oficializavam-se com a organização do 1º Festival de Futetênis na Areia entre 21 e 29 de fevereiro de 2004, fato que chamava a atenção para o esporte jogado ao ar livre.

Sob novas perspectivas, o esporte aparecia como ferramenta de responsabilidade social em aulas programadas para alunos de projetos e programas como o 2º Tempo, realizado no Ginásio João do Pulo em fevereiro de 2007.

A internacionalização e consolidação do futetênis, empreendida pela mídia televisiva desde 1992, alcançava novos mercados esportivos, conforme se pode observar na sétima edição do Torneio Amistoso Internacional, em 2008. A disputa ocorreu entre as equipes de Coréia do Sul, Japão e Brasil, na Portuguesa de Desportos, conforme relata o jornal Mogi News, de 3 de outubro de 2010.

O futetênis ingressou definitivamente na mídia digital no início deste século. Nos primeiros passos, a criação de um site exclusivo de futetênis em 2003 favorecia o aumento de visibilidade por meio das novas ferramentas on-line – as redes sociais. Tal fato viria a proporcionar aumento de geração de informação e, consequentemente, de engajamento de apreciadores e praticantes do esporte.

O futetênis aparecia em destaque no Dia do Desafio do Sesc de Duas Pedras, Nova Friburgo (RJ), apresentado pelo próprio idealizador Oscar de Oliveira em fevereiro de 2010, que ensinava seus principais fundamentos.

O esporte na formação educacional seguia mostrando sua força com a realização da oitava edição da Copa da Juventude de Futetênis em dezembro de 2011, em Suzano.

O ingresso do futetênis nas redes sociais, especialmente no Facebook e no YouTube, observa-se na segunda década do século, onde podem ser encontrados vídeos de transmissão de partidas e reportagens com comentários sobre momentos da história do esporte.

Um conjunto de matérias sobre o esporte está disponível nas redes sociais com fatos veiculados desde a sua criação em 1990. Entre alguns dos destaques, estão as entrevistas com Oscar de Oliveira para o Confef e o Cref; exibições do esporte em jogos como o Futetênis Brasil/Rio de Janeiro.wmv, no programa Esporte Espetacular (TV Globo); no programa Conquista (TV Cultura); na TV Diário; no Portal do Professor; no Desafio de Futetênis, com Oscar Schmidt, no Esporte Fantástico (TV Record), entre outros assuntos.

https://www.facebook.com/watch/?v=1084149995025535

O futetênis é um esporte brasileiro de expressivo valor, cuja ferramenta de divulgação digital contribui efetivamente para o seu desenvolvimento mundial.

 

O futetênis na formação educacional e social


O futetênis pode ser perfeitamente adaptável para a prática na formação educacional e social, além de ser utilizado para pessoas com necessidades especiais, com adequação de regras, regulamentos, materiais e equipamentos e, principalmente, locais e espaços para atender especificamente cada tipo de grupo e quantidade de praticantes.

Um dos locais extraordinários para jogar é, por exemplo, na areia da praia, com espaço ajustável para comportar menor ou maior quantidade de praticantes, além de promover a formação de equipes mistas e prática ser realizada na natureza, tendências esportivas atuais.

Nas dimensões das quadras dos esportes coletivos tradicionais o futetênis pode empregar maior quantidade de praticantes. O importante é não excluir ninguém do jogo e criar nova dinâmica com os participantes.

Entre algumas das opções de adaptação em teste, estão um quique da bola no chão antes da recepção de cada um integrante da mesma equipe (com o terceiro praticante tocando-a de volta ao outro lado da quadra) e a utilização de uma bola de borracha ou de voleibol, mais leve.

O esporte na escola pode atender uma grande quantidade de alunos, faixas etárias e turmas mistas em diferentes estágios de desenvolvimento de habilidades físicas, motoras e emocionais.

Em relação aos locais de jogo, o futetênis pode ser jogado em clubes e escolas exclusivas de tênis e minitênis. São espaços com plenas condições de utilização e de estabelecer um ambiente de cooperação com outros esportes – outra tendência atual – criando, com isso, relações potenciais para novos negócios.

Além disso, os clubes tradicionais, hotéis-fazenda, fazendas, resorts, spas e locais públicos como praias, parques e praças reúnem condições de oferecer essa prática para iniciação esportiva, treinamento regular e competições em diferentes níveis organizacionais, mas principalmente como lazer.

 

Organização no Brasil

A Confederação Brasileira de Futetênis (CBFT) é a entidade máxima do esporte no país.


Referências Bibliográficas

A VOZ DA SERRA. Sesc terá oficinas gratuitas de badminton e fute-tênis. Disponível em: http://acervo.avozdaserra.com.br/noticias/sesc-tera-oficinas-gratuitas-de-badminton-e-fute-tenis. Acesso em: 26 fev 2021.

Confef. Um esporte genuinamente brasileiro: o fute-tênis. Disponível em: https://www.confef.org.br/extra/revistaef/arquivos/2004/N14_DEZEMBRO/17_UM_ESPORTE_GENUINAMENTE_BRASILEIRO.PDF. Acesso em: 26 fev 2021.

DS entrevista o inventor do Fute-tênis, Oscar de Oliveira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lzkgK88FE4w. Acesso em: 18 fev 2021.

ESPN FUTETENIS 1997 020697. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f-3sRfwqFmE&feature=share&fbclid=IwAR2hGJ3psc1j-JuvX7-2tk6v2q7jp9EyfXNw9nDiul8x1ssGiovDGUjMZOY. Acesso em: 18 fev 2021.

Esportesmais. OSCAR DE OLIVEIRA-INVENTOR DO FUTE-TÊNIS. Disponível em: https://esportesmais.webnode.com.br/fute-t%C3%AAnis/Acesso em: 26 fev 2021.

Fute-Tênis no Rio de Janeiro. 19 set 2016. Disponível em: https://www.facebook.com/watch/?v=1084149995025535. Acesso em: 28 fev 2021.

FUTE-TÊNIS REDE GLOBO, TV DIÁRIO E TV CULTURA. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lzkgK88FE4w. Acesso em: 18 fev 2021.

Oscar de Oliveira o inventor do fute tênis. 11 jun 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=P5elmxNdKWw. Acesso em: 28 fev 2021. 

 


Comentários