"Bowls/Lawn Bowling/Lawn Bowls/Boliche de Campo: cola as bolas no jack; fim de papo!"


https://britishsociety.org.br/spotlight-blog/2018/10/15/lawn-bowls-a-placid-sport-and-one-with-no-age-limit

"Bowls/Lawn Bowling/Lawn Bowls/Boliche de Campo:  de jogo disputado entre grandes grupos e cidades, em campos abertos, a locais fechados e cobertos!" 

 

Por Fernando Garrido


Quando o esporte apareceu por aqui?

O bowls, também conhecido por lawn bowls, lawn bowling ou boliche de campo, começou a ser praticado no país, no início do século 20, nos clubes Paissandu Atlético Clube (PAC) e no São Paulo Athletic Club (Spac).

O primeiro campeonato de bowls, esporte de tradição inglesa, foi em 1922, entre o PAC (criado no Rio de Janeiro em 1872) e o Spac (criado em São Paulo, em 1888). O melhor jogador do torneio foi Frank Phillips, que, na época, marcou o maior número de pontos jogando pelo Paissandu. Thomas Vanderput, do mesmo clube, foi o jogador que participou do maior número de partidas disputadas entre o clube carioca e o paulista.

O jogo entre esses clubes tem sido realizado por quase 100 anos de história, em duas disputas anuais, uma em cada cidade, em evento conhecido por Torneio Interstate.

Um dos grandes acontecimentos do bowls brasileiro se deu em um evento mundial do esporte paralímpico. Nos Jogos Paralímpicos de Heidelberg (Alemanha), em 1972, ganhamos a medalha de prata. Coube aos atletas Róbson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos “Curtinho” a conquista da primeira medalha do esporte paraolímpico para o país. Mas o bowls deixou de integrar a lista de esportes paralímpicos e, em seu lugar, estreou a bocha.

O bowls ganhava maior dimensão competitiva com a chegada do Barra Bali Bowls Clube (BBBC). O BBBC estimulava novas possibilidades de disputa com o PAC, o que favoreceu a criação do 1º Campeonato Carioca de Bowls em 2014. As disputas transcorriam nas modalidades simples, duplas, trios e quartetos e nas categorias masculina, feminina e mista.

Também em 2014, o BBBC partia rumo ao exterior para intercâmbio internacional, em torneios com jogos amistosos no continente sul-americano. Entre 20 e 23 de novembro daquele ano, em Buenos Aires (Argentina), ele realizou algumas disputas com os clubes San Martin, Lomas Athletic Club e Belgrano Athletic Club.

A seriedade observada na organização das competições de bowls levou à formalização do 1º Campeonato Brasileiro de clubes do esporte pela Associação Brasileira de Bowls (ABB), realizado no Rio de Janeiro em 2015. Dele participaram o Paissandu Atlético Clube (PAC), o São Paulo Athletic Club (Spac) e o Barra Bali Bowls Clube (BBBC), que venceu o evento. 

A organização e a direção do esporte sob a orientação da ABB, criada em 2007, impulsionavam o desenvolvimento do bowls.

Em repercussão aos fatos, a ABB criava o Bowls Brasil em 2019, gerando um novo estímulo ao esporte.

https://www.barrabalibowlsclube.com.br/campeonato-carioca-2014?lightbox=c13a3

O evento marcou a disputa entre os jogadores Peter Gordon e João Correa, no Spac Town. Ao vencedor caberia representar o Brasil no Torneio Qualify, na modalidade simples, no País de Gales, em maio de 2019. A disputa desse torneio oferece uma vaga para o Mundial de Bowls de 2020, em Gold Coast (Austrália).

A difusão do esporte já pode ser percebida pela disputa entre os clubes PAC, Spac e BBBC na sociedade brasileira como também pelo apoio da ABB e pela maior oferta de torneios e competições internas.

A prática do bowls tem se expandindo como lazer, iniciação esportiva e competição com a organização de torneios e campeonatos criando maior seriedade e responsabilidade dos clubes e ABB no desenvolvimento do esporte.

O aumento da oferta de torneios e competições locais, estaduais, nacionais e internacionais, o esporte amplia sua visibilidade como competição-rendimento.

O bowls também pode ser encontrado em sites de clubes, programação de eventos da entidade nacional, onde é possível obter mais informações sobre o esporte, incluindo a maneira de jogá-lo.

Em suma, todos esses fatores poderão vir a determinar, em um futuro próximo, a maior presença do bowls estampada na mídia eletrônica e o progressivo crescimento do esporte.

O bowls brasileiro está no caminho certo!

 

Como é o jogo?

Segundo Tubino et al. (2007), o bowls é um esporte de característica tradicional.

É disputado em um gramado de formato quadrado (de 40 metros de comprimento por 35 metros de largura, em média), dividido em sete raias e cercado por uma faixa de areia.

O gramado pode ser nivelado ou elevado ao centro, e, em cada uma das raias, pode-se disputar uma partida simultaneamente às demais.

https://www.barrabalibowlsclube.com.br/reliquia

O objetivo é colocar as bolas (bowls) o mais perto possível da bola branca, chamada jack. A bola não é perfeitamente redonda, tendo um lado mais torneado que o outro, e pode pesar até 1,59 quilo. [Não mexa. É no singular mesmo.]

O jogo começa lançando-se o jack. O jogador posiciona-se em cima de um tapete de borracha, e, em seguida, são lançados os bowls de cada participante. Cada um dos lances é conhecido por shot.

A disputa pode ocorrer em partidas de simples (4 bolas para cada jogador); duplas (4 bolas para cada jogador); trios (3 bolas para cada jogador) ou quartetos (2 bolas para cada jogador).

Com exceção do jogo de simples, o primeiro jogador de um time é chamado de lead, e o último, de skip. Os outros são, pela ordem do jogo, o segundo e o terceiro.

Para evitar que as bolas escorreguem das mãos na hora do lançamento, é utilizada uma pasta chamada grippo – um “polidor” que confere aderência às mãos.

O bowls, embora seja um dos mais antigos esportes, tem jogadores de todas as idades e sexos em vários países. Ele parece ser um jogo simples, pois o objetivo é colocar as bolas o mais perto possível do jack.

As bolas, entretanto, têm bias, que é um fator predominante do jogo e requer bastante habilidade. O bias foi introduzido no século 13, colocando-se um peso de chumbo em um dos lados da bola, com identificação.

O jogo, chamado end, é realizado nos dois sentidos das raias pré-estabelecidas, com cada grupo no seu devido setor. O número de ends é prefixado para cada tipo de competição e categoria.

A equipe vencedora é aquela cujas bolas mais se aproximarem da bolinha branca. A medição das distâncias entre as bolas é feita utilizando-se uma pinça (para distâncias mínimas) ou uma espécie de trena (para distâncias maiores).

https://www.paissandu.net/index.php/bowls/page

As partidas e competições de bowls também ocorrem em recintos fechados (indoor).

Os Campeonatos Mundiais de Bowls indoor são realizados desde 1979 e envolvem a formação de equipes mistas. A BBC é uma das emissoras de televisão que tem transmitido os jogos realizados em recintos fechados.

 

O bowls na formação educacional e social

O bowls pode ser uma das muitas alternativas de atividades físicas esportivas a serem adaptadas e oferecidas na formação educacional e social de crianças e jovens nas aulas de educação física.

Os jogos com bolas transmitem valores essenciais na formação educacional entre eles socialização, cooperação, compreensão e respeito por regras a serem seguidas. Oferecem a oportunidade de novas relações com outras disciplinas, o que torna as aulas diversificadas e prazerosas melhorando o desenvolvimento psicomotor, cognitivo e afetivo.

Ele possibilita adaptações de jogo em termos de regras, regulamentos, quantidade de praticantes, formação de equipes mistas, utilização de novos equipamentos (por exemplo, de bolas fabricadas de meia) e locais de prática, como sala de aula e pátio coberto.



Nas regras, alguns detalhes básicos do bowls:

  • As partidas são definidas em 21 pontos, para jogos de simples, duplas e quartetos, e em 18 pontos, para trios;
  • O jogo também pode terminar quando o jack, ao ser atingido, cair na canaleta;
  • Considera-se morta a bola (bowls) fora do campo, não se pontuando;
  • Quando o bowls e o jack são lançados para fora do campo juntos, a partida continua, com o relançamento da bola branca ao campo de jogo;
  • A bola do jogador pode ser acertada e retirada perto do jack;
  • As bolas encostadas no jack valem 3 pontos;
  • As bolas mais próximas valem 1 ponto;
  • Um jogador com duas ou mais bolas posicionadas entre o jack e a bola do adversário ganha 1 ponto por cada uma delas;
  • A distância entre a ponta do tapete e o jack não pode ser menor do que 23 metros;
  • Um dos pés do jogador deve estar sempre posicionado sobre o tapete no momento em que a bola sai de sua mão;
  • A definição de uma partida também pode ser feita por quem fizer mais pontos depois de todos os ends estabelecidos e de os jogadores tiverem feitos seus arremessos.

Organização no Brasil

            O bowls é dirigido e organizado pela Associação Brasileira de Bowls (ABB).

Organização Internacional

O Conselho Mundial de Boliche (WBB) é a entidade máxima do esporte no mundo.

 

Acompanhe a nossa agenda de negócios. Invista nessa ideia!
- Fotos e vídeos
- Produtos e serviços
- Blogs parceiros
- Empresas parceiras
- Profissionais parceiros
Patrocinadores
- Onde praticar 
- Points do esporte
- Eventos esportivos nacionais e internacionais
- Grandes nomes do esporte
- Notícias em geral
Amigos do blog
- Links úteis


Dicas de Leitura no Blog            
Leia: Novas tendências esportivas no Brasil
Links Recomendados
Recomendamos a bibliografia anexa
Divulgue esse artigo

Nosso Recado a Você!
Cuide-se de forma integral, mas não deixe de treinar o seu cérebro.
Acompanhe posts e artigos científicos produzidos por empresas e profissionais parceiros colaboradores, além da bibliografia selecionada e recomendada para você elaborar seus trabalhos acadêmicos e profissionais.
As empresas e profissionais parceiros do blog estão à disposição para atender vocês, com seus serviços e produtos.
Procure os esportes adequados aos seus gostos e pratique-os regularmente! Escolha entre as centenas que estão ao seu dispor e de acordo com as suas condições físico-orgânicas e socioeconômicas.

Afinal, você pode mudar de hábito. Busque um estilo de vida ativo!

Comente
Receba textos por mensagens
Patrocine
            Apoie
            Anuncie aqui
            Faça parte do time
Siga-nos
            Contate-nos

            Compartilhe
            Associe  a sua marca, produto ou serviço ao esporte!

Referências Bibliográficas

BARRA BALI BOWLS CLUBE.  Interstate SPAC x BBBC   2015. Disponível em: https://www.barrabalibowlsclube.com.br/interstate-2015. Acesso em: 20 nov. 2020. 

COSTA, L. P. da (Org.). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004.

LAMBLEM, S. G. dos S; JESUS, A. de.   A Importância do Jogo no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/a-importancia-do-jogo-no-processo-de-aprendizagem-na-educacao-infantil. Acesso em: 20 nov. 2020.

PAC Home. Seja Bem Vindo ao PAISSANDU ATLÉTICO CLUBE. Disponível em: www.paissandu.net/. Acesso em: 24 maio 2018.

REDE DO ESPORTE. Bocha. Disponível em: http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/paraolimpiadas/modalidades/bocha. Acesso em: 20 nov. 2020.

SPAC – CLUBE ATLÉTICO SÃO PAULO.  Associação Brasileira de Bowls (ABB).  Disponível em: https://ja-jp.facebook.com/clubespac/photos/a-associa%C3%A7%C3%A3o-brasileira-de-bowls-abb-ir%C3%A1-promover-o-evento-esportivo-bowls-brasi/2098374756886192/. Acesso em: 19 nov. 2020.

SPAC – CLUBE ATLÉTICO SÃO PAULO. Bowls. Disponível em: www.spac.org.br/. Acesso em: 23 maio 2018.

TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007. 

WORLD BOWLS. About World Bowls. Disponível em: http://www.worldbowls.com/about-us/. Acesso em: 20 nov. 2020.

 













































 










Comentários