Gyrocopter/Girocóptero/Autogyro/Autogiro/Giroplano: esse é da pá virada!
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girocóptero Montalva trovão azul |
“Gyrocopter/Girocóptero/Autogyro/Autogiro/Giroplano: esse pai do helicóptero é o cara!”
Por Fernando Garrido
Como
é o esporte?
O girocóptero é um equipamento de
caráter esportivo, também conhecido por autogiro ou giroplano. Ele usa uma hélice rotativa semelhante à do
helicóptero.
É de fácil transporte, de desmontagem e, de realizar manobras e
voos sustentados em transporte uma ou duas pessoas.
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aeroexpo/aviomania-Aircraft |
Com relação a prática competitiva o girocóptero
realiza provas que vão desde o deslocar e chegar em tempo a uma determinada
posição e largar um peso sobre local indicado; executar com precisão pouso, o
voo, a navegação e manobras, em slalom.
Vence a competição o piloto que somar maior número
de pontos nas provas obrigatórias.
A Agência Nacional de Aviação Civil
(ANAC) define o equipamento conhecido por Giroplanador ou Girocóptero como uma aeronave
de asas rotativas cujos rotores não são acionados por motor (exceto,
eventualmente, para partida), mas giram pela ação do ar (vento) quando a
aeronave está em movimento e cujo meio de propulsão, consistindo geralmente de
hélices convencionais, é independente do sistema do rotor, o que cria a
sustentação para voo.
O girocóptero é uma aeronave simples, leve,
econômica e muito fácil de pilotar.
O custo de manutenção muito baixo e fácil
reposição de peças, usa gasolina de aviação.
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girocóptero Hummingbird/divulgação |
O equipamento tem diversas serventias desde
controle de espaço aéreo, observação de plantações e pecuária, salvamento no
mar, etc.
O girocóptero, reconhecido como uma aeronave experimental esportiva tem sido bastante utilizado, no Brasil em atividades de turismo, esporte e lazer.
O girocóptero, reconhecido como uma aeronave experimental esportiva tem sido bastante utilizado, no Brasil em atividades de turismo, esporte e lazer.
Os Encontros Brasileiros
de Girocópteros são eventos esportivos realizados regularmente todos os anos em aeródromos de
cidades do interior do país, a pelo menos uma década. Eles oferecem maiores oportunidades
de trocas de informações e conhecimentos sobre os equipamentos e o esporte.
Esses Encontros reúnem
a apreciadores, pilotos, e fabricantes criando um ambiente de divulgação do esporte, relação com o turismo e negócios.
Quando
o esporte apareceu por aqui?
Na década de 1960, o esporte do
girocóptero tomava impulso com a importação de kits fabricados pela Bensen
Aircraft Corporation.
A partir dos anos 1970, o
girocóptero AC-4 Andorinha, de fabricação nacional projetado por Altair Coelho,
engenheiro gaúcho, ganhou destaque no mercado brasileiro. O desenvolvimento do
AC-4 tornou-se uma realidade quando Altair Coelho cedeu o projeto aos amigos Montalva
e seu filho José Carlos.
O aparecimento de variados modelos
de girocóptero nas últimas décadas do século XX permitiu o crescimento do
esporte.
O girocóptero ganhou evolução tecnológica
melhorando o seu desempenho, estabilidade e segurança de voo.
Outro fato que promoveu o
desenvolvimento do girocóptero como esporte foi a criação da Associação
Brasileira de Giroavião (ABG), entidade que congrega os praticantes de voo em
aeronaves de asa rotativa a partir de 30 de novembro de 1993.
O girocóptero é fabricado no país,
sendo o esporte regido também por normas da Agência Nacional de Aviação Civil
(ANAC).
O girocóptero é um equipamento do esporte a
motor praticado junto a natureza.
O piloto do girocóptero deve ser habilitado por escola e instrutor credenciados junto a ANAC, com Certificado de Piloto Aerodesportivo - CPA.
Os esportes aéreos têm crescido como prática de atividades de turismo, lazer e competição.
Organização
no Brasil
O esporte do girocóptero é dirigido
pela Associação Brasileira de Giroavião (ABG).
Organização Internacional
O girocóptero é dirigido mundialmente pela
Fédération Aéronautique Internationale (FAI).
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Referências
Bibliográficas
Montalva
- Girocóptero. Disponível em:
www.montalva.com.br/br/girocoptero.html. Acesso em: 24 set 2007.
Anac.
regulamento brasileiro da aviação civil. Disponível em: www.anac.gov.br/participacao.../1-emenda-02-do-rbac-01-anexo-a-resolucao.pdf.
Acesso em: 28 mar 2018.
Aeroporto
Gaúcha do Norte. Girocóptero. Disponível em: www.aeroportogauchadonorte.com/girocoptero.html.
Acesso em: 21 mar 2018.
Dlgirocoptero.
GIROCÓPTERO, O VEÍCULO DO FUTURO. Disponível em: dlgirocoptero.blogspot.com/.
Acesso em 21 mar 2018.
TUBINO,
M. J. G; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário Enciclopédico Tubino do
Esporte. Senac: São Paulo. 2007.
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