Regata Ecológica da Escola Naval/Naval Academy Ecological Regatta: ferramenta de contribuição à missão constitucional da Marinha do Brasil

(Foto: Divulgação)


Por Fernando Garrido

É diante de complexo contexto de ocorrência de grandes e diversificados eventos, que alcançaram dimensões globais nas duas últimas décadas do século XX, impactado pela necessidade de discussões em nível mundial de temas como a degradação ambiental, que surgia a “Regata Ecológica da Escola Naval”, em 1998.
Nessa direção, o Corpo de Aspirantes passava a chamar a atenção da sociedade brasileira, em especial da carioca, para os problemas de degradação da Baía de Guanabara, que já perduravam, naquela altura, mais de cinco décadas, com a criação da “Regata Ecológica”, organizada pela Sociedade Acadêmica Phoenix Naval (SAPN), em parceria com o Grêmio de Vela da Escola Naval (GVEN).
A criação da “Regata Ecológica da Escola Naval” vinha em favor da compreensão da importância do mar, da melhoria da higidez física do militar, mas em especial do fortalecimento da inter-relação entre esporte e meio ambiente, que garante ao militar maior compreensão do conceito de sustentabilidade. Este conceito, por sinal, retrata que somente a exploração consciente dos recursos naturais possibilitará a sua utilização pelas gerações futuras.


(Foto: Gisele Federicce)

            A “Regata” reproduz as questões ambientais, a mobilização e a educação do ser humano em favor da consciência ecológica, seus temas centrais. Nesse sentido, o evento desenvolve ações orientadoras de preservação e educação ambiental, além de fortalecer a mentalidade marítima.
Nessa linha de atuação, a “Regata” oferece ensinamentos com um maior conhecimento e estímulo à compreensão sobre a importância e o uso do mar, despertando a busca por soluções com relação à proteção, à preservação e à exploração na vasta área marítima do Brasil. Da mesma forma, a “Regata” também chama atenção da sociedade carioca ao expor um olhar crítico sobre as mazelas relacionadas ao ecossistema da Baía da Guanabara.

(Foto: Cultura Mix)

O espaço marítimo brasileiro, conhecido como Amazônia Azul, e a Amazônia Verde, com seus rios navegáveis, devem ser protegidos por serem abrigo de incalculáveis recursos naturais. A Amazônia Azul é um local de importância estratégica, por conter plataformas de petróleo e de gás, linhas de comunicação marítimas e grande biodiversidade. Seus potenciais se expressam pelo grande fluxo de comércio, principalmente internacional em rotas pré-estabelecidas, o que permite trocas de mercadorias de toda ordem, geração de empregos, turismo etc., produzindo riquezas para o Brasil.
É daí que advém o dever da Marinha de estar de prontidão, para tomar as medidas necessárias ao cumprimento das tarefas básicas do Poder Naval, quais sejam: a negação do uso do mar; o controle de áreas marítimas; a projeção de poder sobre a terra; e a contribuição para a dissuasão.


(Foto Cultura Mix)

Em razão desse entendimento, o militar, elo essencial para o cumprimento da missão constitucional da MB, tem como aliados, ao longo da carreira, o esporte e suas competições entre as mais variadas atividades físicas ao seu dispor, na busca da melhoria da higidez física, o que lhe garante em contrapartida o aprimoramento dos aspectos físicos, mental, moral, técnico e intelectual.

 Nesse sentido, em 2014, o então Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Marcelo Francisco Campos, expressou de forma significativa o que representa a “Regata” ao comentar sobre o evento. Disse o Almirante:
A mensagem da regata é promover o contato de estudantes com o mar, com a noção de desenvolver a mentalidade marítima, o conhecimento do mar, de respeitar o mar e, sobretudo, preservá-lo. É a 15ª edição da regata, que já virou tradição na Escola Naval²



(Blog do Axel Grael)

A “Regata” tem o objetivo simbólico da limpeza da Baía da Guanabara, com o recolhimento de lixo flutuante despejado sem qualquer tratamento, realizado por dezenas de tipos de embarcações a vela e a remo. A competição ocorre sob a forma de gincana, de acordo com as categorias de barcos das classes “Oceânico”, “Cabinado” e “Escaler”.
_____________________________________________________
2 Regata Ecológica recolhe 363 quilos de lixo - Portal Vermelho. Disponível em: https://vermelho.org.br/2014/05/01/regata-ecologica-recolhe-363-quilos-de-lixo/. Acesso em: 30 nov. 2016.

As equipes são mistas e compostas por Aspirantes, universitários de instituições de ensino superior públicas e privadas, instituições de pesquisa e jovens de projetos sociais que integram os núcleos de atividades náuticas, voltadas às comunidades carentes e de baixa renda, localizados na orla marítima.
A equipe vencedora é aquela que recolher a maior quantidade de lixo da Baía da Guanabara. As equipes disputam, também, um prêmio especial concedido ao barco que encontrar o lixo mais exótico. A “Regata” é uma competição que faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Atualmente, esta competição conta com a presença de cerca de 250 participantes.


(Foto: Divulgação)

Uma maior abrangência na relação entre o esporte e meio ambiente foi obtida pela “Regata” em 2013, com a parceria realizada com a Recicloteca, que é um Centro de Informações sobre Reciclagem e Meio Ambiente criado pela ONG Ecomarapendi. Nesse sentido, a “Regata” passou a oferecer palestras e a instalação de estandes para a exposição de projetos voltados à manutenção do ecossistema marinho da Baía de Guanabara, ecologia, preservação ambiental e reciclagem.
Com a reciclagem, pretende-se mostrar etapas do processo da transformação de um novo material, com a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos. São apresentados, ainda, projetos de meio ambiente sustentável, estimulando a reflexão e o consumo responsável, de forma a evitar a degradação do meio ambiente.
O Corpo de Aspirantes todos os anos se mobiliza, objetivando a realização da “Regata”, que foi, em seu início, restrita às seis companhias dos quatro anos escolares. Progressivamente, com o passar dos anos, verificou-se a necessidade de promover o chamamento da sociedade civil carioca. Ademais, a mobilização dos Aspirantes acarretou em maior divulgação e, consequentemente, maior visibilidade da “Regata”, principalmente pela realização de palestras junto às Instituições de Ensino Superior sobre a Escola Naval e os eventos nela realizados. Nessa perspectiva, a competição começou a angariar parcerias às causas ecológicas, dentre elas: os alunos das universidades públicas e privadas, de áreas afins, as organizações não governamentais, como o Projeto Grael e as empresas ligadas à reciclagem e de natureza pública e privada, como foi o caso de FURNAS, com o patrocínio da “Regata”, e a participação de atletas olímpicos, como Ricardo Winicki, o “Bimba”, em 2016.
*Na 20ª edição a Regata Ecológica da Escola Naval realizada em 23 de novembro de 2019 largaram do cais do Departamento de Formação Marinheira da Escola Naval cerca de 20 embarcações com as equipes integradas por aspirantes da Escola Naval e alunos do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha rumo a missão de limpeza do mar da Baía de Guanabara.

(Marinha do Brasil)

Em suma, a “Regata” fortalece a relação entre esporte e meio ambiente e atua na formação do militar ao promover o desenvolvimento de consciência ecológica de profissionais que irão desempenhar tarefas e atribuições em estreito contato com a natureza, em especial com o mar. Ela contribui para maior compreensão do militar sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente, fortalecendo a sua visão quanto à necessidade de preservar, proteger e defender a Amazônia Azul e as águas interiores do Brasil, locais que abrigam grande diversidade de riquezas naturais e que possuem importância político-estratégica, econômica e militar.
Finalmente, cabe assinalar que a “Regata Ecológica” da Escola Naval, ao promover a inter-relação entre o esporte, o meio ambiente, a MB e a sociedade civil, contribui de forma significativa para a formação dos futuros Oficiais da MB, conhecidos como “Sentinelas dos Mares”, tornando-os cidadãos ainda mais conscientes de suas responsabilidades sociais perante a nação brasileira.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Planejamento Estratégico Operacional (PEO) - 1ª Revisão 2015-2018. Disponível em: www. comench.mar.mil.br. Acesso em: 3 ago 2016.
_______. Política de Defesa Nacional 2005. Disponível em:    http://www.planalto.gov.br/publi_04/colecao/DEFES.htm. Acesso em: 3 ago 2016.
_______. Estratégia Nacional de Defesa (END/2008). Disponível em:  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/Decreto/D6703.htm. Acesso em: 3 ago 2016.
XII Regata Ecológica da Escola Naval - Revista Cultura e Cidadania. http://revistaculturacidadania. Disponível em: blogspot.com.br/2011/08/xii-regata-ecologica-da-escola-naval.html. Acesso em: 2 ago 2016.
MUSSI, E. XVI Regata Ecológica da Escola Naval-2015-Recicloteca. Disponível em: http: // www.recicloteca.org.br/noticias/xvi-regata-ecologica-da-escola-naval-2015/. Acesso em: 01 ago 2016.
_______. XVII Regata Ecológica da Escola Naval. Projeto de Patrocínio. Escola Naval. 2016.
Ministério da Defesa. Regata Ecológica da Escola Naval leva consciência ambiental à Baía da Guanabara. Disponível em: http://www.marinha.mil.br/node/1351. Acesso em: 2 ago 2016.

Portal Vermelho. Regata Ecológica recolhe 363 quilos de lixo. Disponível em: www.vermelho.org.br/noticia/241178-101. Acesso em: 2 ago 2016.


____________________________________
Autor do texto: Prof. Dr. Fernando Antonio Cardoso Garrido
Texto original publicado na Revista Villegagnon. ano XI – nº 11 – 2016.

* parágrafo novo
** novas fotos

email do blog: alquimiadoesporte@gmail.com




Comentários