Quadribol: a magia do jogo em voo caiu na real
![]() |
(Foto:Ben Holland/Wikimedia Commors) |
O quadribol surgiu nos Estados Unidos em 2005. Saído das histórias de ficção de J. K. Rowling, contadas nos livros e filmes de Harry Potter, o esporte despertou da magia e invadiu o mundo real. A realidade tornou o esporte conhecido por “quadribol dos trouxas”, aqueles que, por não serem bruxos, não fazem magia.
Oficialmente, o quadribol chegou ao Brasil em 2010. Nessa época, foi criada a Rio Ravens, a primeira equipe brasileira do esporte, estruturada no Rio de Janeiro, em parceria com a Associação Internacional de Quadribol (IQA).
Dois anos depois, era fundada a Associação Brasileira de Quadribol (ABRQ), que empreendeu um forte dinamismo ao esporte. A criação da ABRQ favoreceu a implantação de ações e iniciativas envolvendo a direção e organização de equipes e competições e a observância às regras internacionais e orientações estabelecidas pela IQA nos eventos esportivos regionais, nacionais e internacionais. Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) no final de 2015 foi criada a equipe do Smoking Snakes.
A primeira representação brasileira de quadribol em um evento esportivo internacional ocorreu durante o Campeonato Mundial de 2016, realizado em Frankfurt, (Alemanha). Nessa ocasião, a seleção era integrada por brasileiros que viviam no exterior.
Surgiam as primeiras equipes de quadribol em Instituição Federal de Ensino Superior públicas no país. Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a primeira sob o nome UFRJ Quadribol, hoje conhecida como Minerva. Outra equipe surgiu na Universidade Federal Fluminense (UFF), com o nome UFF Quadribol, em 2017.
Os primeiros campeonatos estaduais de quadribol começaram a ser realizados em 2017, na cidade do Rio de Janeiro. As primeiras equipes de quadribol universitárias no Brasil, estruturadas conforme modelo norte-americano participaram do evento vencido pela UFRJ Quadribol. No ano seguinte a UFRJ Quadribol repetiu o feito obtendo o bicampeonato estadual.
![]() |
(Foto: Juliana Moreira/Divulgação) |
Em 2018, a seleção brasileira já contava com jogadores das equipes nacionais para disputar o Campeonato Mundial, em Florença (Itália).
A primeira edição do Campeonato Brasileiro de Quadribol, competição organizada pela ABRQ, ocorreu no Campo da Prefeitura da UFRJ também naquele ano. A equipe vencedora foi a Dragas da Romênia (atual Dragões da Tormenta), equipe de São Paulo.
O 1º Campeonato Estadual de São Paulo teve início em 2019, no Centro de Atividades Esportivas e Culturais, no Bairro da Mooca. Na disputa final, entre os times Dragões da Tormenta e Kelpies do Orion, venceu o Dragões, por 160 a 60.
Em dezembro de 2019, no campeonato sul-americano de clubes Copa Del Sur, o Brasil sagrou-se campeão com a equipe Dragões da Tormenta. O evento foi realizado em Rosário (Argentina).
O esporte pode ser encontrado em vários estados do país, como Alagoas, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia, além do Distrito Federal.
Entre as equipes pioneiras no Brasil estão a Mestiços do Quadribol (BA) e a Distrito Nox (DF). Há ainda as equipes Libertas (MG), Smoking Snakes (PR), Theta Scorpii Quadribol (AL) e Fênix Flamejantes – Quadribol (CE). Em São Paulo, encontram-se as equipes Kelpies de Orion, Dragões da Tormenta, Panteras Paulistas e Quimera de Delos. As equipes Grifos da Guanabara, Accel Quadribol, Rio Ravens, Minerva, UFF Quadribol e Araribolt Quadribol são do Rio de Janeiro.
![]() |
(Foto:Juliana Moreira/Divulgação) |
Como o jogo acontece?
O quadribol é jogado em velocidade e com contato pessoal entre sete jogadores de cada lado. As equipes compreendem: três artilheiros, dois batedores, o apanhador e o goleiro.
São usadas quatro bolas simultaneamente durante o jogo, que ficam alinhadas no centro do campo, no início da partida. A goles é representada por uma bola de vôlei meio vazia, utilizada para fazer os gols. Os balaços, em número de três, são bolas de borracha que servem para “queimar” os adversários. O pomo de ouro é uma bola de tênis que fica dentro de uma meia presa ao short de um jogador neutro, que precisa fugir dos apanhadores.
A vassoura, que é um cano de PVC de no máximo 1 metro, é um equipamento essencial ao esporte e deve estar colocada entre as pernas do jogador.
Três artilheiros são responsáveis por fazer o máximo possível de gols nos três aros adversários. Eles usam testeiras brancas, e cada gol vale 10 pontos.
Dois batedores são responsáveis por “queimar” e impedir que os artilheiros do time adversário façam os gols. Além disso, eles ajudam a sua equipe a avançar e fazer mais pontos. Uma das disputas ocorre entre os batedores dos dois times que disputam as três bolas de queimado. Eles ajudam a queimar os jogadores adversários e a pegar o pomo, que é um dos principais objetivos do jogo. Assim, eles garantem mais 30 pontos e a vitória. Os jogadores usam testeiras pretas.
O goleiro tem a função de impedir que os artilheiros arremessem e façam gols. Eles usam testeiras verdes. Ao ir ao ataque, o goleiro passa a ser o quarto artilheiro, tendo também vantagens no jogo. Uma das mais importantes é não poder ser queimado enquanto defende em sua área.
Os apanhadores são responsáveis por pegar o pomo de ouro. O apanhador entra em campo depois de 18 minutos de partida e, caso pegue o pomo, seu time conquista 30 pontos. Eles usam testeiras amarelas.
No caso de o artilheiro ser queimado sem a bola, ele deve retornar ao seu campo de jogo e tocar no aro da sua equipe. No caso de estar com a bola ao ser queimado, deve largá-la junto com sua vassoura, retornar ao seu campo, e obrigatoriamente tocar em um dos aros.
O objetivo do quadribol é marcar a maior quantidade de pontos contra o adversário ao jogar a goles por entre um dos três aros do time oposto. O jogo transcorre com os jogadores precisando se desviar dos balaços.
O campo de jogo é retangular, medindo 33 metros de largura por 60 metros de comprimento. Ele deve ser gramado para atenuar os efeitos das derrubadas resultantes do contato corporal. Em cada lado do campo, existem 3 aros de diferentes alturas: 91 centímetros, 1,37 metro e 1,83 metro.
Segundo as regras, os jogadores devem somente atuar de acordo com as suas posições.
A partida termina quando um dos apanhadores pega o pomo.
Um detalhe elementar: as equipes são mistas, com quatro integrantes do sexo masculino e três, do feminino.
Organização no Brasil
A Associação Brasileira de Quadribol (ABRQ) é a entidade máxima do esporte no país.
Organização Internacional
A Associação Internacional de Quadribol (IQA) é a entidade esportiva mundial de direção e organização do esporte.
Referências Bibliográficas
ABRQ – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUADRIBOL. Bem-vindo à ABRQ. Disponível em: brquadribol.wordpress.com. Acesso em: 2 abr. 2020.
______. Campeonato Brasileiro de Quadribol 2018. Disponível em: https://abrquadribol.wordpress.com/cbq-2018/. Acesso em: 2 abr. 2020.
______. Times. brquadribol.wordpress.com Acesso em: 2 abr. 2020.
ATRAVÉS DOS AROS. Um Blog sobre quadribol. Disponível em: https://atravesdaros.wordpress.com/. Acesso em: 2 abr. 2020.
BENEVIDES, G. Quadribol está se tornando independente de Harry Potter. Disponível em: https://potterish.com/2018/12/quadribol-esta-se-tornando-independente-de-harry-potter/. Acesso em: 1 abr. 2020.
EDIÇÃO DO BRASIL. Quadribol existe na vida real e pode ser jogado por “trouxas”. Disponível em: http://edicaodobrasil.com.br/2019/02/22/quadribol-existe-na-vida-real-e-pode-ser-jogado-por-trouxas/. Acesso em: 1 abr. 2020.
FERNANDES, R. Hogwarts para o Fundão: conheça a primeira equipe de quadribol da UFRJ. Disponível em: https://querobolsa.com.br/revista/de-hogwarts-para-o-fundao-conheca-a-primeira-equipe-de-quadribol-da-ufrj. Acesso em: 2 abr. 2020.
GERAÇÃO CONECTADA. Copa Del Sur de Quadribol: Dragões da Tormenta são campeões sul-americanos na ARGENTINA. Disponível em: http://geracaoconectadac.blogspot.com/2019/07/quadribol-dragoes-da-tormenta-falam-da.html. Acesso em 2 abr. 2020.
JORNAL DA PUC. O quadribol da vida real. Disponível em: http://jornaldapuc.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=5515&sid=25. Acesso em: 1 abr. 2020.
LIVRO DE QUADRIBOL. A História do Quadribol. Disponível em: https://livrodequadribol.weebly.com/a-histoacuteria-do-quadribol.html. Acesso em 2 abr. 2020.
QUE NEM BANANA. Quadribol para Trouxas, um esporte real, complexo e desafiador. Disponível em: https://quenembanana.com/curiosidades/quadribol-para-trouxas-um-esporte-real-complexo-e-desafiador/. Acesso em: 1 abr. 2020.
SANTOS, T. Quadribol em campo. Disponível em: https://www.entreverbos.com.br/single-post/2016/06/02/Magia-em-campo. Acesso em: 05 abr 2020.
WHISP,K. Quadribol através dos séculos. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
WHISP,K. Quadribol através dos séculos. Tradução de Lia Wyler. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
Comentários
Enviar um comentário