Kart: clímax de vitória!

(Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors)

            A ideia de montar o primeiro carro de kart uma iniciativa de Cláudio Daniel Rodrigues, paulista levou a criação do esporte com a organização de corridas, em 1959. A leitura de uma revista americana por Cláudio, instruindo sobre a montagem de um kart, o instigou a empreender a construção do próprio carro e fabricação nacional.
            O carro de Cláudio, um micromonoposto, foi concebido num chassi bastante simples e com rodas de lambreta. O motor de 125 cm3 saiu de uma bomba d’água fabricada pela Bugre. O próprio Cláudio venceu a primeira prova de kart no Brasil. A histórica corrida foi realizada, no Jardim Marajoara, no dia 13 de agosto de 1960. Dela participaram Wilson Fittipaldi Junior, Maneco Combacau, Afonso Giaffone, Durval Viscardi, Mário Sérgio Itapema, Marivaldo Fernandes e José Carlos Pace, pilotos considerados pioneiros do esporte. 


         As disputas começaram com os karts correndo, com motores de 100 cc, que eram importados e caros, e com motores fabricados no Brasil, configurando duas classes: a Internacional e a Brasil.
Uma das primeiras provas de kart no Brasil surgia nos anos de 1960, corrida pelas ruas de Piracicaba. Nessa época, já podiam ser vistas as presenças de José Carlos Pace e Emerson Fittipaldi. 
           O primeiro campeonato brasileiro de kart foi disputado em 1964, vencido na classe internacional pelo Rio de Janeiro e na classe Brasil, por São Paulo.
           Os campeonatos mundiais de kart iniciados em 1964 tiveram a presença de pilotos brasileiros. Um deles foi, o carioca Augusto “Guga” Ribas que conquistou o Mundial em 1986, na KF1, enquanto que os paulistas Gastão Fráguas e Rubem Carrapatoso venceram em 1995 e 1998, na Fórmula A. Em destaque o primeiro título mundial de Kart obtido por um piloto não europeu foi de Augusto Ribas, da Birel/Komet, evento realizado em Jacksonville, na Flórida, EUA, em 1986.
 A implantação do kartismo no Brasil favorecia ao aparecimento da indústria de fabricação nacional. Os irmãos Fittipaldi inauguraram a primeira fábrica nacional de karts - a Kart Mini, em 1965. Até hoje essa empresa permanece produzindo karts, uma das mais tradicionais, e maior fabricante do país.
Copa Light. Foto: Divulgação
Do aparecimento dos primeiros de kartódromos oficiais no longo transcurso de tempo ao século XXI foram criados mais de 70 deles o que favoreceu a que o esporte se espalhasse pelo país. Um dos kartódromos considerados de maior tradição é Interlagos, em São Paulo, batizado de Ayrton Senna. Um dos kartódromos de concepção moderna e considerado, inclusive, um dos melhores do mundo, fica na cidade paulista de Itu/SP - o Kartódromo Arena Schincariol - inaugurado em 1993.
          O primeiro campeonato pan-americano de kart foi disputado no Brasil, sede desse evento por diversas vezes. Esse evento foi disputado no Kartódromo de Tarumã, em Viamão/RS, em 1982 e teve como vencedor Ayrton Senna. Em 2006, Felipe Guimarães conquistou o tricampeonato pan-americano de kart.
          Uma das competições mais famosas do kart é a 100 Milhas Piracicaba de kart foi disputada em sua 28ª edição nos dias 5 e 6 de agosto de 2017, no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), competição que teve início em 1990.
            As 500 milhas de kart foram realizadas no Brasil pela primeira vez em novembro de 1997 na Granja Viana (SP). A primeira Copa do Brasil de kart foi realizada em 1999.
No esporte teve início em 1999 uma Seletiva de Kart Petrobrás cujo objetivo era a revelação dos futuros campeões do automobilismo brasileiro. Esse evento organizado pela Carcasci Brothers selecionou os pilotos vencedores das competições regionais e do campeonato brasileiro da categoria Graduados A até 2019. Com o final da temporada o campeão recebia um prêmio em dinheiro para investir na carreira, e realizava testes com um carro da Fórmula 3 da equipe Petrobrás Avallone. Essa parceria teve fim em 2019 diante da contenção de despesas da Petrobrás.
            O maior enduro de kart indoor do Brasil foi realizado à noite do dia 28 para 29 de novembro de 2003 – término da madrugada. O evento teve a duração de 6 horas e foi realizado em Jaguari (SP).
           A primeira edição, do Festival Brasileiro de Kart Indoor Amador Nacional foi em 2005.
            O 1º Grande Prêmio Brasil de Kart teve início em 2007, disputado no Kartódromo Arena Schincariol em Itu (SP). Junto com o 4º Campeonato Brasileiro de Kart Endurance – longa maratona de 12h ininterruptas de competição e o 2º Campeonato Brasileiro de Shifter Kart.


13ª Copa Brasil. Foto: Divulgação 
               No III Campeonato Mundial de Kart Indoor realizado em Phoenix (EUA), entre 2 e 5 de agosto de 2007, o piloto carioca Rodrigo Faulhaber obteve o título de campeão. Contando com 85 pilotos de 13 países, o evento teve, entre os 15 primeiros colocados, 6 brasileiros, entre eles: Luir Miranda, de 13 anos (15º), Pedro Washington (6º), André Addison (9º), Chico Inglês (10º) e Ed Cordeiro (11º).
           Em 2008, o Brasil foi a sede do V International Kart GP, evento conhecido por Mundial de Biland, iniciado em 2004. Essa competição foi realizada no Kartódromo Arena Schincariol. O Brasil, que recebeu essa competição pela primeira vez, já alcançou nas quatro finais mundiais de Kart GP. Foram três títulos conquistados com os pilotos André Sousa (2002), André Nicastro (2004) e João Gonçalves (2005).
           A popularização do kart se consolidou com o aparecimento de grandes nomes do esporte. Dentre os primeiros estavam Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi e Maneco Combacau, os dois últimos fabricantes de karts no país. Entre os grandes nomes que auxiliaram o desenvolvimento do esporte no país, estão pilotos como Renato Russo – 8 títulos; Paulo Carcasci – 7 títulos; André Nicastro e Sérgio Jimenez somam seis títulos. Com 5 títulos estão duas gerações de pilotos. Rubens Barrichello e Felipe Fraga. Em seguida aparecem os irmãos Danilo e Dennis Dirani e Clemente Faria Júnior com 4 títulos.
           A consolidação do kart no Brasil pode ser observada pela organização de campeonatos brasileiros, o de 2017 em sua 52ª edição, e da Copa Brasil de Kart, em sua 19ª edição, além das competições regionais regulares em vários estados do país.
O primeiro estágio de desenvolvimento do automobilismo, o kart favoreceu a formação de grande quantidade de pilotos que alcançaram as categorias mais avançadas de automobilismo internacional como a F1 e a F. Indy e a Nascar.


Mundial Finlândia. Foto:Divulgação

O maior vencedor de kart no país é o piloto Renato Russo. Ele soma oito títulos e ainda está em plena forma, inscrito, inclusive para a disputa deste ano. Com três títulos são vários os pilotos. Com destaque a Ayrton Senna. Campeão em 1977, 1978 e 1980. O tricampeão Mundial de Fórmula 1 foi reconhecidamente um dos maiores kartistas do país. Ao “seu lado” com três conquistas: Nelsinho Piquet (ex-piloto F1), Bruno Junqueira (ex-piloto de testes da Williams na Fórmula 1 e vice-campeão na CART), Júlio Campos e Tuka Rocha (Pilotos Stock Car), Felipe Guimarães (piloto F3), Olin Galli, Glauco Alex, Antônio Canedo, João Gonçalves (ainda kartistas) e Pedro Rodrigues (ex-kartista).
Um grande número de kartódromos criados espalhados pelo país despertou a transmissão exponencial do esporte na mídia televisiva aberta, e fechada, a presença de inúmeras empresas patrocinadoras, a grande oferta de negócios de empresas do setor, marketing, além da criação de postos de trabalhos diretos e indiretos, renda, e impostos, determinando a sua grandiosidade, inclusive em função do estreitamento da relação nas áreas e setores, como de turismo e hotelaria, por exemplo.

Como é o esporte?
            O kart é um esporte que se utiliza de um microcarro com motores de dois e quatro tempos, em pista indoor e outdoor, de terra ou de asfalto. Os carros chegam a atingir a velocidade de até 140 km/h.
As provas que são consideradas de velocidade acontecem em um circuito próprio ou de rua. Exigem a parada nos boxes, o controle de tempo por volta, o abastecimento de combustível, a troca de pneus e um número fixo de voltas, de acordo com o tamanho do circuito conforme estabelecido em regras e regulamentos. Nas provas de resistência as disputas acontecem por horas de duração 6, 12, 24 horas com o revezamento do piloto e a reposição de combustível, dentre outros detalhes estabelecidos nos regulamentos.
       Os regulamentos das competições estabelecem um número fixo definido de participantes por bateria e no grid de largada. Os melhores tempos definem os concorrentes do grid de largada. O sistema de cronometragem por sensores é essencial para a tomada de tempo para compor o grid de largada da prova.
O campeão da prova é o piloto que cruzar a linha de chegada primeiro, quer em função do tempo esgotado quer em função do número de voltas cumprido. Ele acumula pontos para a definição final do campeonato. Já o campeão final é o piloto que obtiver maior número de pontos ao final da temporada.
Há uma pontuação geral atribuída aos pilotos de acordo com a posição de chegada ao final da prova. O número de pilotos concorrentes por prova e por categoria é definido em regulamento da prova. A largada pode ser feita por sinal luminoso ou por bandeira.
O término da competição e o seu vencedor são definidos pelas voltas exigidas completadas e o tempo da prova, de acordo com o que consta nos regulamentos de cada categoria para provas classificatórias pela CBA e pelas federações estaduais, pré-finais e final.
O sonho de ser um piloto profissional de automobilismo, em especial de kart, pode vir a se tornar realidade a partir dos 8 anos de idade. É preciso fazer escola de pilotagem reconhecida pelas entidades esportivas, as federações estaduais e a CBA. Depois de receber o diploma de conclusão do curso de pilotagem, você adquire a carteira de piloto de competição (PC).
O passo seguinte é filiar-se a um clube reconhecido pelas mesmas organizações, o que possibilita que você treine regularmente e participe das competições.
Mas, antes disso, novos passos devem ser dados! Em primeiro lugar, você deve ter um patrocinador que custeie as despesas exigidas (pagamentos de treinos e de inscrições em competições, combustível, aquisição de equipamentos de uso pessoal, peças e reparos de manutenção em geral) e, até mesmo, uma equipe, caso tenha condição financeira de arcar com mais esses custos.
Daí em diante, é só ver em que categoria você vai iniciar; de preferência na novato.
A iniciação esportiva no kart é organizada por escolas e clubes em kartódromos e autódromos, em dias e horários estabelecidos com o praticante.
Mas você pode se aventurar no kartismo amador como diversão! As competições esperam por sua presença. Nos kartódromos, também há a oportunidade de você pilotar um kart por aluguel, vestindo todos os equipamentos básicos de proteção e sendo orientado sobre fundamentos essenciais de pilotagem, sem investimento inicial e experiência.
 Já a iniciação esportiva, treinamentos e competições oficiais relacionadas ao kart profissional são organizadas por escolas e clubes em kartódromos e autódromos, em dias e horários estabelecidos com o praticante.


Organização no Brasil
            O kart é dirigido no Brasil pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Organização Internacional
            O kart é dirigido mundialmente pela Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) e pela Fédération Internationale du Sport Automobile (FISA).


Referências Bibliográficas
ALMANAQUE DOS ESPORTES. Rio Gráfica e Editora: Rio de Janeiro,1975.
Confederação Brasileira de Automobilismo. Brasileiro de Kart. Disponível em: www.cba.org.br/site/modalidades.php?id=82. Acesso em: 28 mar 2018.
COSTA, L.P da (Org). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004.
ECPA. 100 Milhas Piracicaba celebrará 250 anos da cidade, em agosto. Disponível em: www.ecpa.com.br/capa.asp?n=536. Acesso em: 19 mar 2018.
FLORES, C. M. Memória do esporte Petrobrás. Rio de Janeiro: Comunicação Institucional da Petrobrás, 2001.
JUNIOR, P. S. Comunicação pessoal. Rio de Janeiro, 1994.
Portal Brasil. Kart. Disponível em: www.portalbrasil.net/formula_kart.htm. Acesso em: 18 mar 2018.
RankBrasil. Primeiro brasileiro campeão mundial de kart. Disponível em:www.rankbrasil.com.br/Recordes/.../Primeiro   Brasileiro_Campeão_Mundial_De_Kart. Acesso em: 18 mar 2018.
RIBAS, H. Comunicação pessoal. Rio de Janeiro.1992
TUBINO, M. J. G; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. Senac: São Paulo. 2007.

           


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