Kart: clímax de vitória!
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(Foto: Fábio Oliveira/Radical Motors) |
A ideia de montar o primeiro carro de kart uma iniciativa de Cláudio Daniel Rodrigues, paulista levou a criação do esporte com a organização de corridas, em 1959.
A leitura de uma revista americana por Cláudio, instruindo sobre a montagem de
um kart, o instigou a empreender a construção do próprio carro e fabricação
nacional.
O
carro de Cláudio, um micromonoposto, foi concebido num chassi bastante simples
e com rodas de lambreta. O motor de 125 cm3 saiu de uma bomba d’água fabricada
pela Bugre. O próprio Cláudio venceu a primeira prova de kart no Brasil. A
histórica corrida foi realizada, no Jardim Marajoara, no dia 13 de agosto de
1960. Dela participaram Wilson Fittipaldi Junior, Maneco Combacau, Afonso
Giaffone, Durval Viscardi, Mário Sérgio Itapema, Marivaldo Fernandes e José
Carlos Pace, pilotos considerados pioneiros do esporte.
As
disputas começaram com os karts correndo, com motores de 100 cc, que eram
importados e caros, e com motores fabricados no Brasil, configurando duas
classes: a Internacional e a Brasil.
Uma das primeiras provas de kart
no Brasil surgia nos anos de 1960, corrida pelas ruas de Piracicaba. Nessa época,
já podiam ser vistas as presenças de José Carlos Pace e Emerson
Fittipaldi.
O
primeiro campeonato brasileiro de kart foi disputado em 1964, vencido na classe
internacional pelo Rio de Janeiro e na classe Brasil, por São Paulo.
Os
campeonatos mundiais de kart iniciados em 1964 tiveram a presença de pilotos
brasileiros. Um deles foi, o carioca Augusto “Guga” Ribas que conquistou o
Mundial em 1986, na KF1, enquanto que os paulistas Gastão Fráguas e Rubem
Carrapatoso venceram em 1995 e 1998, na Fórmula A. Em destaque o primeiro
título mundial de Kart obtido por um piloto não europeu foi de Augusto Ribas,
da Birel/Komet, evento realizado em Jacksonville, na Flórida, EUA, em 1986.
A implantação do kartismo no
Brasil favorecia ao aparecimento da indústria de fabricação nacional. Os irmãos
Fittipaldi inauguraram a primeira fábrica nacional de karts - a Kart Mini, em
1965. Até hoje essa empresa permanece produzindo karts, uma das mais
tradicionais, e maior fabricante do país.
Do
aparecimento dos primeiros de kartódromos oficiais no longo transcurso de tempo
ao século XXI foram criados mais de 70 deles o que favoreceu a que o esporte se
espalhasse pelo país. Um dos kartódromos considerados de maior tradição é Interlagos,
em São Paulo, batizado de Ayrton Senna. Um dos kartódromos de concepção moderna
e considerado, inclusive, um dos melhores do mundo, fica na cidade paulista de Itu/SP
- o Kartódromo Arena Schincariol - inaugurado em 1993.
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Copa Light. Foto: Divulgação |
O
primeiro campeonato pan-americano de kart foi disputado no Brasil, sede desse
evento por diversas vezes. Esse evento foi disputado no Kartódromo de Tarumã,
em Viamão/RS, em 1982 e teve como vencedor Ayrton Senna. Em 2006, Felipe
Guimarães conquistou o tricampeonato pan-americano de kart.
Uma
das competições mais famosas do kart é a 100 Milhas Piracicaba de kart foi
disputada em sua 28ª edição nos dias 5 e 6 de agosto de 2017, no autódromo do
ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), competição que teve início
em 1990.
As
500 milhas de kart foram realizadas no Brasil pela primeira vez em novembro de
1997 na Granja Viana (SP). A primeira Copa do Brasil de kart foi realizada em
1999.
No esporte teve início em 1999 uma
Seletiva de Kart Petrobrás cujo objetivo era a revelação dos futuros campeões
do automobilismo brasileiro. Esse evento organizado pela Carcasci Brothers
selecionou os pilotos vencedores das competições regionais e do campeonato
brasileiro da categoria Graduados A até 2019. Com o final da temporada o
campeão recebia um prêmio em dinheiro para investir na carreira, e realizava testes
com um carro da Fórmula 3 da equipe Petrobrás Avallone. Essa parceria teve fim
em 2019 diante da contenção de despesas da Petrobrás.
O
maior enduro de kart indoor do Brasil foi realizado à noite do dia 28 para 29
de novembro de 2003 – término da madrugada. O evento teve a duração de 6 horas
e foi realizado em Jaguari (SP).
A primeira edição, do Festival Brasileiro de Kart Indoor Amador Nacional foi em 2005.
A primeira edição, do Festival Brasileiro de Kart Indoor Amador Nacional foi em 2005.
O
1º Grande Prêmio Brasil de Kart teve início em 2007, disputado no Kartódromo
Arena Schincariol em Itu (SP). Junto com o 4º Campeonato Brasileiro de Kart
Endurance – longa maratona de 12h ininterruptas de competição e o 2º Campeonato
Brasileiro de Shifter Kart.
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13ª Copa Brasil. Foto: Divulgação |
No
III Campeonato Mundial de Kart Indoor realizado em Phoenix (EUA), entre 2 e 5
de agosto de 2007, o piloto carioca Rodrigo Faulhaber obteve o título de campeão.
Contando com 85 pilotos de 13 países, o evento teve, entre os 15 primeiros
colocados, 6 brasileiros, entre eles: Luir Miranda, de 13 anos (15º), Pedro
Washington (6º), André Addison (9º), Chico Inglês (10º) e Ed Cordeiro (11º).
Em
2008, o Brasil foi a sede do V International Kart GP, evento conhecido por Mundial
de Biland, iniciado em 2004. Essa competição foi realizada no Kartódromo Arena
Schincariol. O Brasil, que recebeu essa competição pela primeira vez, já
alcançou nas quatro finais mundiais de Kart GP. Foram três títulos conquistados
com os pilotos André Sousa (2002), André Nicastro (2004) e João Gonçalves
(2005).
A
popularização do kart se consolidou com o aparecimento de grandes nomes do
esporte. Dentre os primeiros estavam Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi e Maneco
Combacau, os dois últimos fabricantes de karts no país. Entre os grandes nomes que
auxiliaram o desenvolvimento do esporte no país, estão pilotos como Renato
Russo – 8 títulos; Paulo Carcasci – 7 títulos; André Nicastro e Sérgio Jimenez
somam seis títulos. Com 5 títulos estão duas gerações de pilotos. Rubens
Barrichello e Felipe Fraga. Em seguida aparecem os irmãos Danilo e Dennis
Dirani e Clemente Faria Júnior com 4 títulos.
A
consolidação do kart no Brasil pode ser observada pela organização de campeonatos
brasileiros, o de 2017 em sua 52ª edição, e da Copa Brasil de Kart, em sua 19ª
edição, além das competições regionais regulares em vários estados do país.
O primeiro estágio de desenvolvimento
do automobilismo, o kart favoreceu a formação de grande quantidade de pilotos que
alcançaram as categorias mais avançadas de automobilismo internacional como a
F1 e a F. Indy e a Nascar.
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Mundial Finlândia. Foto:Divulgação |
O maior vencedor de kart no país é o piloto Renato
Russo. Ele soma oito títulos e ainda está em plena forma, inscrito, inclusive
para a disputa deste ano. Com três títulos são vários os pilotos. Com destaque
a Ayrton Senna. Campeão em 1977, 1978 e 1980. O tricampeão Mundial de Fórmula 1
foi reconhecidamente um dos maiores kartistas do país. Ao “seu lado” com três
conquistas: Nelsinho Piquet (ex-piloto F1), Bruno Junqueira (ex-piloto de
testes da Williams na Fórmula 1 e vice-campeão na CART), Júlio Campos e
Tuka Rocha (Pilotos Stock Car), Felipe Guimarães (piloto F3), Olin Galli,
Glauco Alex, Antônio Canedo, João Gonçalves (ainda kartistas) e Pedro Rodrigues
(ex-kartista).
Um grande número de kartódromos
criados espalhados pelo país despertou a transmissão exponencial do esporte na
mídia televisiva aberta, e fechada, a presença de inúmeras empresas
patrocinadoras, a grande oferta de negócios de empresas do setor, marketing,
além da criação de postos de trabalhos diretos e indiretos, renda, e impostos, determinando
a sua grandiosidade, inclusive em função do estreitamento da relação nas áreas
e setores, como de turismo e hotelaria, por exemplo.
Como é o esporte?
O
kart é um esporte que se utiliza de um microcarro com motores de dois e quatro
tempos, em pista indoor e outdoor, de terra ou de asfalto. Os carros chegam a
atingir a velocidade de até 140 km/h.
As provas que são consideradas de
velocidade acontecem em um circuito próprio ou de rua. Exigem a parada nos
boxes, o controle de tempo por volta, o abastecimento de combustível, a troca
de pneus e um número fixo de voltas, de acordo com o tamanho do circuito
conforme estabelecido em regras e regulamentos. Nas provas de resistência as
disputas acontecem por horas de duração 6, 12, 24 horas com o revezamento do
piloto e a reposição de combustível, dentre outros detalhes estabelecidos nos
regulamentos.
Os
regulamentos das competições estabelecem um número fixo definido de
participantes por bateria e no grid de largada. Os melhores tempos definem os
concorrentes do grid de largada. O sistema de cronometragem por sensores é
essencial para a tomada de tempo para compor o grid de largada da prova.
O campeão da prova é o piloto que
cruzar a linha de chegada primeiro, quer em função do tempo esgotado quer em
função do número de voltas cumprido. Ele acumula pontos para a definição final
do campeonato. Já o campeão final é o piloto que obtiver maior número de pontos
ao final da temporada.
Há uma pontuação geral atribuída
aos pilotos de acordo com a posição de chegada ao final da prova. O número de
pilotos concorrentes por prova e por categoria é definido em regulamento da
prova. A largada pode ser feita por sinal luminoso ou por bandeira.
O término da competição e o seu
vencedor são definidos pelas voltas exigidas completadas e o tempo da prova, de
acordo com o que consta nos regulamentos de cada categoria para provas
classificatórias pela CBA e pelas federações estaduais, pré-finais e final.
O sonho de ser um piloto profissional de
automobilismo, em especial de kart, pode vir a se tornar realidade a partir dos
8 anos de idade. É preciso fazer escola de pilotagem reconhecida pelas
entidades esportivas, as federações estaduais e a CBA. Depois de receber o diploma
de conclusão do curso de pilotagem, você adquire a carteira de piloto de
competição (PC).
O passo seguinte é filiar-se a um
clube reconhecido pelas mesmas organizações, o que possibilita que você treine
regularmente e participe das competições.
Mas, antes disso, novos passos
devem ser dados! Em primeiro lugar, você deve ter um patrocinador que custeie
as despesas exigidas (pagamentos de treinos e de inscrições em competições,
combustível, aquisição de equipamentos de uso pessoal, peças e reparos de manutenção
em geral) e, até mesmo, uma equipe, caso tenha condição financeira de arcar com
mais esses custos.
Daí em diante, é só ver em que
categoria você vai iniciar; de preferência na novato.
A iniciação esportiva no kart é
organizada por escolas e clubes em kartódromos e autódromos, em dias e horários
estabelecidos com o praticante.
Mas você pode se aventurar no kartismo amador como diversão! As competições esperam por sua
presença. Nos kartódromos, também há a oportunidade de você pilotar um kart por
aluguel, vestindo todos os equipamentos básicos de proteção e sendo orientado
sobre fundamentos essenciais de pilotagem, sem investimento inicial e
experiência.
Já a iniciação esportiva, treinamentos e
competições oficiais relacionadas ao kart profissional são organizadas por
escolas e clubes em kartódromos e autódromos, em dias e horários estabelecidos
com o praticante.
Organização no Brasil
O
kart é dirigido no Brasil pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Organização Internacional
O
kart é dirigido mundialmente pela Fédération Internationale de l’Automobile (FIA)
e pela Fédération Internationale du Sport Automobile (FISA).
Referências Bibliográficas
ALMANAQUE DOS ESPORTES. Rio Gráfica e Editora: Rio
de Janeiro,1975.
Confederação Brasileira de Automobilismo. Brasileiro
de Kart. Disponível em: www.cba.org.br/site/modalidades.php?id=82. Acesso
em: 28 mar 2018.
COSTA, L.P da (Org). Atlas do Esporte no
Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004.
ECPA. 100 Milhas Piracicaba celebrará 250 anos
da cidade, em agosto. Disponível em: www.ecpa.com.br/capa.asp?n=536. Acesso
em: 19 mar 2018.
FLORES, C. M. Memória do
esporte Petrobrás. Rio de Janeiro: Comunicação Institucional da
Petrobrás, 2001.
JUNIOR, P. S. Comunicação pessoal. Rio de Janeiro,
1994.
Portal Brasil. Kart. Disponível em: www.portalbrasil.net/formula_kart.htm.
Acesso em: 18 mar 2018.
RankBrasil. Primeiro brasileiro campeão mundial
de kart. Disponível em:www.rankbrasil.com.br/Recordes/.../Primeiro Brasileiro_Campeão_Mundial_De_Kart. Acesso
em: 18 mar 2018.
RIBAS, H. Comunicação pessoal. Rio de Janeiro.1992
TUBINO, M. J. G; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário
Enciclopédico Tubino do Esporte. Senac: São Paulo. 2007.
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