Biketrial: obstáculos intransponíveis, onde!

"Um esporte de malabarismos impensáveis"


  (Foto: Divulgação)

Como é o esporte?

A bike trial é um esporte individual, praticado com bicicletas especiais de aro 20 a 26, que escalam e superam obstáculos naturais ou artificiais no menor tempo menos tempo e com o menor número de faltas. A falta é marcada pelo contato físico - pés no chão ou tocar obstáculos com o corpo.
As bicicletas não têm selim; os freios são mais potentes; o guidão é mais largo; o quadro é reforçado e os aros e pneus, mais largos. Essas características conferem ao piloto maior controle das manobras sobre o equipamento.
O desafio das leis da física é a essência do esporte, que transforma muros, troncos, rochas e tantos outros obstáculos, muitos verdadeiramente intransponíveis, em simples travessias das estações do percurso.  


Quando o esporte apareceu por aqui? 


        Foi o paulista Eduardo Tadeu da Fonseca, conhecido por Edu Capivara, quem implantou o esporte no Brasil, em 1984. Antes, ele observou competições e shows de motorcycle trial para, então,fazer algumas adaptações em sua bicicleta BMX. 
Com a sua BMX modificada, Capivara passou a acompanhar as provas de moto trial e a transpor os obstáculos nas pistas. Surgia o velotrial, denominação dada por ele ao esporte. A essa altura, o bike trial já era conhecido como trialsin em outros países.

(Foto:Divulgação)

Ainda em 1984, apareciam as bikes de freestyle semiadaptadas de Caio Salermo, Luiz Antônio Cazarré e Luciano “Kdra” Lancelotti, novos praticantes do esporte.
No ano seguinte, o trialsin foi transmitido ao vivo pela televisão, no Brasil. O Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, recebia um evento que despertou o interesse imediato dos pilotos brasileiros. Nesse momento, Capivara conhecia o espanhol Pedro Pi, criador do bike trial. A habilidade de Capivara rendeu-lhe um convite de Pi para o 1º Campeonato Mundial de Trial, na Europa. 
O 1º Campeonato Mundial de Bike Trial e a participação de Edu Capivara ocorreram em 1986. A competição foi disputada durante um mês e em quatro etapas: Espanha, Itália, Alemanha e França. O atleta obteve o sexto lugar, despertando o interesse de empresas (como a Scott e a JKS) em patrocinar eventos e pilotos no Brasil.
Um ano depois, Capivara organizou a primeira competição de trialsin do Brasil, a Copa Levorin de Trialsin, em três etapas. O evento consolidou a implantação do esporte no país.

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Em 1990, o trialsin passava a ser conhecido por bike trial, e Edu Capivara era eleito delegado internacional do esporte.
Os 1º Campeonatos Paulista e Brasileiro foram organizados pelo atleta em 1993, de acordo com regras e regulamentos estabelecidos pela União Internacional de Bike Trial (BIU). Capivara alcançou os títulos de pentacampeão brasileiro e paulista da categoria.
De 1997 até 2000, destacava-se Arnaldo Rodrigo Jorge, conhecido por Zoinho, que se tornou tetracampeão brasileiro.
Os atletas brasileiros somente voltaram a participar de eventos internacionais em 2000. O piloto Cristiano Martins alcançou o terceiro lugar no ranking mundial e chegou a ser vice-campeão do campeonato norte-americano.


EDU GARBIM © Iolanda Christy

Desde o seu início no Brasil, o esporte contou com a presença constante da mídia e do marketing e profissionalizou-se rapidamente. O Desafio Fantástico/Rede Globo de Bike Trial, em 2002, por exemplo, apresentou o piloto Anderson Marcelo (SP) realizando a travessia no corrimão da ponte metálica que liga Teresina (PI) a Timon (MA).
O bike trial integrou os Jogos Mundiais de Verão de 2003, no Ginásio do Ibirapuera. Na ocasião, Capivara realizou o Bike Trial Dual Lane, exibido nos programas Esporte Espetacular e Globo Esporte, da Rede Globo.
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Em 2015, o Esporte Espetacular transmitiu um novo desafio de bike trial, chamado Circuito Radical. A competição, realizada na Chapada dos Guimarães (MT), teve a presença de atletas brasileiros e estrangeiros. A pista era repleta de vãos, toras de madeiras escorregadias e obstáculos construídos a três metros de altura. Além disso, houve corrida de um contra um.


Organização no Brasil
A bike trial é dirigido e organizado pela Bike Trial Brasil Union (BBU).

Organização Internacional
A União Internacional de Bike Trial (BIU) é o órgão máximo do esporte no mundo.

Referências Bibliográficas
COSTA, L. P. da (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004.

História do Bike Trial – A História. Disponível em: www.ahistoria.com.br/bike-trials/. Acesso em: 19 jul. 2017.
MARELLI. Bike Trial. Disponível em:  https://www.bikemarelli.com.br/bike-trial/.Acesso em:25 maio de 2020.
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______. Edu Capivara. Disponível em: www.pedaleria.com.br/edu-capivara/. Acesso em: 19 jul. 2017.
TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007.




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