Aikido: movimentos circulares e desequilíbrios




Como é o esporte?  
            Aikido, arte marcial japonesa que se traduz pela unificação da mente e do corpo e do uso do poder natural que se encontra em nós.
A palavra está representada pelo Ai a “harmonia”, o Ki corresponde à “energia” e o Do significa o “caminho”.
O aikido é uma arte marcial da paz voltada a ações de deslocamento circulares do adversário, desequilíbrios, esquivas e torções, aplicadas em movimentos de defesa.
            O aikido se utiliza de técnicas de movimentos circulares ou esféricos que representam a sua essência. Nesse sentido, o centro de gravidade é o elemento chave a ser alterado. O centro de gravidade do defensor deve ficar estável e do oponente deve ser deslocado em movimentos circulares, fazendo-o ficar em desequilíbrio, o que facilita o seu domínio.
A iniciativa de ataque do adversário deve ser aproveitada usando a força aplicada por ele mesmo para desequilibrá-lo, ou seja, impondo a sua própria força de volta para dominá-lo, sem que o defensor use qualquer força.
No Aikido existem seis primeiros graus, que correspondem ao Kyû, e, também têm, as faixas pretas, como outras artes marciais.
O desenvolvimento do Aikido acontece, essencialmente como atividade de lazer, estilo de vida saudável, embora sejam feitas competições em alguns estilos.
No Aikido sem as disputas competitivas, os treinamentos são integrados por aquecimento e alongamento do corpo, seguido dos treinos de técnicas que podem ocorrer em duplas, trios ou mais praticantes e, onde o praticante desenvolve os princípios do esporte, entre eles o da não-resistência, ao acompanhar a energia do parceiro de forma harmoniosa.
O Aikido é uma arte marcial integrada por técnicas de aprisionamento, torções, projeções e rolamentos elementos utilizados para a pratica dos seus princípios.
      Os principais fundamentos envolvem ações de ataque, rolamentos, bases, defesa, esquivas, projeção de energia e as técnicas específicas.

Quando o esporte chegou por aqui?


O aikido chegou ao país pelas mãos de Shihan Reishin Kawai, no início da década de 1960, sob a orientação do mestre 9º grau Arimoto Murashige, o Representante do AIKIDO, para o Ocidente. Shihan Reishin Kawai (8º Dan), era ligado às entidades AIKIKAI e IAF. 
Por essa época, a prática do aikido podia ser encontrada, nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, oferecida pelos professores Teruo Nakatani e Rushin Rawai, respectivamente.
Os professores Nakatani e Adélio de Andrade desenvolveram o esporte, no Rio de Janeiro até 1975. A partir de então, o aikido passou a ser orientado pelo professor Ichitami Shikanai, vindo do Japão.
(Instituto Takemussu)

O esporte se estruturava no país, com a organização da primeira entidade estadual de aikido, fundada por Reishin Kawai, a Federação Paulista de Aikido (FEPAI), em 1979. A FEPAI forma e coordena seus mestres sob os mais rigorosos critérios técnicos através de intenso treinamento, seminários, intercâmbios internacionais e regionais, além de avaliações periódicas. 
No Rio Grande do Sul, o aikido chegou no final da década de 1980, trazido pelo Sr. Roberto Maruyama (atualmente 6º grau) e sob supervisão de Kawai Shihan.
O reconhecimento do aikido como esporte praticado no país e do Instituto Takemussu, como a organização de divulgação do esporte tradicional foi concedido pelo Conselho Nacional de Desportos (CND), em 1988.
            O grupo Aikido Rio de Janeiro, surgia supervisionado diretamente pelo professor Shikanai em 1989. Esse grupo começou a promover, treinos, eventos, encontros, exames de faixa, demonstrações de espada samurai (iai-do) e de bastão clássico (jo-do), além de confraternizações de caráter esportivo.
(Kitoji Dojo - Brazil Aikikai)

            A nível nacional surgia a União Aikikai do Brasil, em 1990, entidade que se tornou a Confederação de Aikido – Brazil Aikikai. Um dos principais objetivos dessa organização a preservação das tradições, preconizadas pelo Instituto Takemussu, visava o fortalecimento do aikido tradicional, sem o uso de competições.
            A partir de 1997 foi criada a Federação Brasileira de Aikido (FEBRAI) por Sensei Severino Sales e seus filiados que desejavam em ter uma instituição que abrangesse todo território nacional.
            O objetivo principal da FEBRAI é a divulgação da Arte do Aikido nos moldes da Fundação Aikikai do Japão, conforme disciplina criada pelo Mestre Morihei Ueshiba e, de acordo com as orientações técnicas de Yoshimitsu Yamada Shihan, 8º Dan e aluno direto do fundador. A FEBRAI passou a promover seminários e yudanshakais (encontros mensais de Faixas Pretas) objetivando a qualidade do desenvolvimento técnico de seus instrutores.

(Exame para Shodan)

Um dos grandes feitos do aikido brasileiro aconteceu em setembro de 2013, com os atletas de equipe integrada por Jo Tada e Sérgio Gonçalves de Lima, cabo da Aeronáutica integrante da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (DIRENG) e conhecido em São Gonçalo (RJ) por seu trabalho social com o esporte. Eles conquistaram a primeira medalha de ouro no mundial do aikido disputados na cidade de Kawasaki, Japão na categoria Randori no Kata para competidores faixa preta, com uma apresentação de aplicação de técnicas em até dois minutos. Essa competição internacional de Aikido, iniciada em 1989 é promovida a cada dois anos.


Organização no Brasil
            O aikido é dirigido e organizado pela Confederação Brasileira de Aikido (CBA) – Brazil Aikikai, instituição que preserva as tradições do Instituto Takemussu.
            A FEBRAI Federação Brasileira de Aikido (FEBRAI) - Shobu Dojo, instituição que busca a difusão do aikido por todo território nacional. 

Organização Internacional
            A International Aikido Federation (IAF), fundada em 1976, é a entidade responsável internacionalmente pelo desenvolvimento do aikido.

Referências Bibliográficas
Aikido Porto Alegre - Arte Marcial, defesa pessoal, saúde. Disponível em: https://aikido.com.br/ Acesso em: 16 ago 2018.
Aikido tradicional | Escola de aikido. Disponível em: www.gansekikai.org/. Acesso em: 16 ago 2018.
Aikido Universo. Aikido. Disponível em: aikidouniverso.com.br/aikido.php. Acesso em: 16 ago 2018.
Confederação Brasileira de Aikido Brazil Aikikai. Disponível em: www.aikikai.com.br/ Acesso em: 16 ago 2018.
COSTA, L.P da (Org). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004.
FEBRAI Federação Brasileira de Aikido - Shobu Dojo. Disponível em: www.shobudojo.com.br › Home › Atividades » FEBRAI Federação Brasileira de Aikido. Acesso em: 16 ago 2018.
Febrai | I M P R E S S Õ E S - A I K I D Ô. Disponível em: https://impressione.wordpress.com/tag/febrai/ Acesso em: 16 ago 2018.
Federação Brasileira de Aikido (FEBRAI) | Organiza-es | Aikido Brasil. Disponível em:www.aikidobr.com.br › Organiza-es. Acesso em: 16 ago 2018.
FORÇA AEREA BRASILEIRA. ESPORTE. Atleta-da-FAB-conquista-primeira-medalha-de-ouro-do-Brasil-no-Aikido. Disponível em: http://www.aer.mil.br/noticias/mostra/16515/ESPORTE---Atleta-da-FAB-conquista-primeira-medalha-de-ouro-do-Brasil-no-Aikido. Acesso em: 15 mar 2020.
GUIMARÃES, B. Comunicação pessoal. Rio de Janeiro, 1993.
TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte. Senac: São Paulo. 2007. 
VELTE, H. Dicionário Ilustrado de Budô. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1981.






Comentários