Surfe na Montanha: é de arrepiar!
O surfe na montanha, foi criado por Sergio Coelho no Brasil, em 1972. Ele utilizou várias manobras em velocidade para descer a encosta de uma montanha de pedra, de 272 metros de altura, conhecida por Pedra do Costão, localizada na Praia de Itacoatiara, em Niterói (RJ).
De imediato, Sergio começou a ensinar o surfe na montanha, e logo apareceram os praticantes, que se aventuravam nas descidas com manobras (rasgadas) e saltos (aéreos) semelhantes aos do surfe e skate.
O esporte alcançou visibilidade, o que gerou publicidade, patrocínio e a realização das primeiras competições. Sergio chegou a descer a pedra a uma velocidade de 4,5 metros por segundo.
Da década de 1980 até meados dos anos 1990, o esporte foi amplamente divulgado na mídia em geral, em especial nas televisões de vários países.
Atualmente, ele tem sido praticado esporadicamente pelas novas gerações.
Descrição Conceitual
O surfe na montanha compreende a descida de uma pedra totalmente seca, com a realização de manobras em zigue-zague e em velocidade semelhante às do surfe e skate.
Organização no Brasil
O esporte tem sido praticado como lazer no Brasil
Referências Bibliográficas
MARTINS, P. Destinos do Rio. Cachoeira do Tobogã em Paraty: surfando em ondas de pedras! Disponível em: https://www.destinosdorio.com.br/cidades/paraty/natureza-e-geografia/cachoeiras/item/539-cachoeira-do-toboga-em-paraty-surfe-em-ondas-de-pedras. Acesso em: 1 abr. 2020.
POL – ParatyOnline.com. V Desafio de Surf na Pedra acontece na cachoeira do Tobogã. Disponível em: http://www.paratyonline.com/jornal/2011/11/v-desafio-de-surf-na-pedra-esportes-em-paraty/. Acesso em: 1 abr. 2020.
______. Surf na pedra na cachoeira do Tobogã. Disponível em: https://www.paratyonline.com/jornal/2014/10/cachoeiras-surf-na-pedra/. Acesso em: 1 abr. 2020.
TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007.
Comentários
Enviar um comentário