Sorvebol: bola e cone, e um sorvete na mão!


                                          

                                                       (foto: Cláudio Mendes/Divulgação)





Como o jogo acontece?

O sorvebol é disputado em uma quadra semelhante à de vôlei, de forma individual, em duplas ou em quartetos. As formações podem ser mistas e compostas por portadores de necessidades especiais e pessoas de qualquer idade.
O campo mede 14 m x 6 m, no máximo, e 12 m x 6 m, no mínimo. São utilizados: uma rede semelhante à do vôlei, uma bola com 54 centímetros de circunferência e um cone medindo entre 20 e 25 centímetros de altura
O jogo consiste em lançar a bola (apoiada sobre a base do cone) por cima da rede, de modo que a equipe adversária não consiga capturá-la. Dessa forma, a bola cai no chão, marcando-se o ponto.  O praticante pode passar a bola a um companheiro para que ele a arremesse ou fazê-lo diretamente.
O tempo de posse de bola de cada jogador é de três segundos, no máximo. Depois desse tempo, é configurada a falta e marcado o ponto para o adversário.
O jogador não pode tocar a bola com as mãos ou qualquer parte do corpo.
O saque é feito lançando-se a bola (na base do cone) por sobre a rede para o lado do campo do oponente.
As equipes podem tocar na bola até três vezes antes de enviá-la para o campo do adversário.
Uma disputa de pontos transcorre até que a bola toque o solo, caia fora do campo ou não seja devolvida corretamente para o campo do oponente, cometendo-se uma infração.
O jogador pode estar posicionado em qualquer setor da quadra, incluindo a linha de 1 metro. Caso se encontre dentro deste espaço, ele não pode devolver a bola direto por cima da rede, somente deve recebê-la e passar a bola a um companheiro.
O jogo é dividido em dois sets, com no máximo 21 pontos.

Quando o esporte começou por aqui?
     
          Um fato inusitado levou à criação do sorvebol, mais um entre os cerca de 60 esportes de origem brasileira. Foi o professor de educação física Cláudio Gomes Mendes, em Belo Horizonte (MG), quem criou o sorvebol em 2003.
Segundo Cláudio (Poliesportivo, 2019), enquanto encerrava mais uma de suas aulas na Escola Estadual Agnelo Correia Viana, na capital mineira, um aluno o surpreendeu devolvendo a bola, em movimento de arremesso, e acabou acertando o cone invertido que o professor segurava. Surgia aí a ideia de um novo esporte brasileiro!
De imediato, Cláudio começou a testar a utilização de equipamentos e materiais no jogo – bolas menores e mais leves, cones etc. As regras e os regulamentos também foram sendo elaborados, testados e implantados.
O objetivo principal no sorvebol é lançar a bola por cima de uma rede para cair no campo adversário.
            O esporte se assemelha ao voleibol tradicional, mas também possui muitas diferenças na forma de ser jogado. As mais importantes encontram-se nos fundamentos – o recebimento, o passe e o saque – e no tempo de posse da bola. O apoio da bola sobre a base do cone, seguro pela mão, é a essência do esporte. 
Os primeiros passos do sorvebol começaram a ser dados nas aulas de educação física das escolas públicas de Belo Horizonte. O novo esporte era oferecido como formação educacional e social e na organização de torneios internos e regionais.
O primeiro torneio oficial de sorvebol – o BH Open de Sorvebol – foi organizado por Cláudio e envolveu 30 escolas na região norte da capital. O evento foi criado em 2006 e ocorre até hoje, contribuindo efetivamente para a formação educacional e social de crianças e adolescentes do estado de Minas Gerais.

(foto: Cláudio Mendes/Divulgação) 

Em 2007, Cláudio criava a Federação de Sorvebol do Estado de Minas Gerais (FSEMG) e a Confederação Brasileira de Sorvebol (CBS) para dirigir, organizar, regulamentar e supervisionar o desenvolvimento do esporte em âmbito estadual e nacional. O objetivo incluía também orientar os clubes praticantes, as competições, a oferta de iniciação esportiva, a capacitação de recursos humanos, a formação e o registro de atletas etc.
A importância do esporte nas escolas municipais da capital mineira levou o sorvebol a ingressar no rol de atividades oferecidas nos programas Segundo Tempo e Escola Integrada e nas próprias aulas de educação física, nos horários de contraturno.
As escolas municipais Maria Silveira, José Maria dos Mares Guia, Herbert José de Souza e Hilda Rabello Matta promoveram em agosto de 2010 o primeiro Campeonato Regional de Sorvebol da Região Norte. 
A grande aceitação entre as crianças e os adolescentes contribuiu bastante para difundir o esporte. Mais torneios internos e regionais eram realizados, impulsionando a sua prática por todas as idades.
Um novo cenário para o desenvolvimento do sorvebol se consolidava com a iniciativa de Cláudio de criar a Federação Internacional de Sorvebol (FIS) em 2017.
A partir daquele ano, o esporte cresceu no estado de Minas Gerais com Circuito BH Open de Sorvebol. A Escola Municipal Prof. Daniel Alvarenga se tornava campeã por equipe.
Mais alunos e espectadores participavam, e as disputas das finais sendo realizadas no Ginásio do Mineirinho, em 2018.


bdnesporte_sorvebol_nas_escolas_01

O esporte ampliava a sua presença em projetos sociais, em programas esportivos, na capacitação de professores e estudantes de educação física (em cursos presenciais e on-line), na orientação pedagógica, na arbitragem e na organização de competições.
Novas oportunidades de envolvimento abriam-se com a formação de ligas e a oferta de desafios esportivos.
Crescia a divulgação com a publicação de livro de regras e a parceria com empresa fabricante de bolas. Mais informação, conhecimento e materiais eram oferecidos, o que ajudava o esporte a se intensificar como lazer.
A visibilidade do sorvebol na mídia aumentava com as redes sociais, a realização de eventos na praia e programas na televisão aberta. O esporte está presente também em projetos sociais apoiados pelo Ministério dos Esportes e para estudantes de áreas carentes de escolas públicas e privadas.
De Minas Gerais o esporte chegava à cidade de São Paulo e, em seguida, a Miami (EUA), jogado na areia dando os primeiros passos rumo à sua internacionalização.
Em São Paulo, o sorvebol integrava-se ao Programa Ruas da Gente, como uma das atividades oferecidas como lazer em 2019, e conquistava as escolas do estado.
No conjunto de ações e iniciativas envolvendo o desenvolvimento do sorvebol, destaca-se o seu reconhecimento como esporte pela Comissão Nacional de Esporte da Câmara dos Deputados.
            Por fim, cabe-nos ressaltar, por meio das palavras do próprio professor, a importância do esporte em favor das crianças e jovens: “o esporte trabalha o desenvolvimento físico e mental o que ajuda os alunos a ficarem mais atentos”[...] “o esporte transforma os praticantes em ambidestros” (Blog Região Norte, 31 ago 2010).


Organização no Brasil
            A Confederação Brasileira de Sorvebol (CBS) é a entidade máxima do esporte no país.

Organização Internacional
A Federação Internacional de Sorvebol (FIS) é a entidade máxima do esporte no mundo. Ela é responsável pela direção e organização de eventos esportivos internacionais.
 
Referências Bibliográficas
BDN ESPORTES. Origem do Sorvebol. Disponível em: http://bdnesportes.com/origem-do-sorvebol/Acesso em: 5 abr. 2020.
Blog da Região Norte. Escolas Municipais promovem 1° campeonato regional de sorvebol. Disponível em: http://blogdanorte.blogspot.com/2010/08/. Acesso em: 13 abr 2020
CAÇADORES DE BONS EXEMPLOS. PROJETO. Disponível em: https://www.cacadoresdebonsexemplos.com.br/detalhes-projeto/2024/Sorvebol+. Acesso em: 8 abr. 2020.
CEGB. Sorvebol. Disponível em: https://cegb.org.br/sorvebol/. Acesso em: 5 abr. 2020.
DOARE. BH Open de Sorvebol 2017. Disponível em: pp.doare.org/br/doacao/61212/federacao-mineira-de-sorvebol/bh-open-de-sorvebol-2017. Acesso em: 6 abr. 2020.
IMELC. Rua da Gente. Disponível em: https://www.imelc.com.br/sorvebol-novo-esporte-tem-conquistado-adeptos-no-brasil-e-no-mundo/. Acesso em: 6 abr. 2020.
______. Sorvebol: novo esporte tem conquistado adeptos no Brasil e no mundo. Disponível em: https://www.imelc.com.br/sorvebol-novo-esporte-tem-conquistado-adeptos-no-brasil-e-no-mundo-2/. Acesso em: 5 abr. 2020.
MARQUES, G. Conheça o sorvebol, esporte criado em uma escola de Belo Horizonte. Disponível em: https://www.revistaencontro.com.br/canal/esporte/2019/12/conheca-o-sorvebol-esporte-criado-em-uma-escola-de-belo-horizonte.html. Acesso em: 5 abr. 2020.
POLIESPORTIVO. Sorvebol: novo esporte tem conquistado adeptos no Brasil e no mundo. Disponível em: https://www.poliesportivo.com.br/post/sorvebol-novo-esporte-tem-conquistado-adeptos-no-brasil-e-no-mundo. Acesso em: 6 abr. 2020. [como assim? títulos iguais?]

Comentários