Museus dos Esportes no Brasil: uma estreita relação entre esporte, turismo, lazer e negócios


Estádio do Pacaembu (Divulgação)
                              
Os museus dos esportes são instrumentos de preservação e resgate da história e memória do povo brasileiro nas suas práticas físicas e esportivas pelo país e no mundo. Além de conquistas, eles oferecem uma melhor compreensão às futuras gerações sobre esse envolvimento e as conduz a uma visão prospectiva do esporte.
Cabe a eles mostrar os fatos esportivos do passado e presente, assumindo um importante e fundamental papel cultural, educacional e social. Compete a eles também estabelecer conexões, instigar reflexões e influenciar na busca criativa de novos conhecimentos, conceitos, pesquisas, técnicas, atitudes e hábitos que ajudem na construção de um mundo melhor pelo esporte.
No seu papel central de garantir o livre acesso à informação e ao conhecimento, os museus esportivos podem disponibilizar, em toda plenitude, uma variedade de recursos materiais sobre educação, sociedade e competição ao exporem os fatos esportivos de cada época.
A exploração de modernos recursos tecnológicos favorece a criação de atraentes cenários expositivos, interativos, narrativos e sonoros. Ela desperta a atenção do público e possibilita melhor entendimento sobre diversos conteúdos, além de contribuir para o aumento da frequência de visitantes.
As informações podem ser encontradas em vários formatos. Livros, periódicos, fotos, documentos, pinturas, selos, esculturas, moedas, gravuras, troféus, materiais e equipamentos fazem parte dos acervos.
Os museus oferecem exposições permanentes ou temporárias, atividades recreativas, multimídias, jogos colaborativos e virtuais, teatro, vídeo, simuladores, laboratórios, cursos, mostras artísticas, concursos, edição de livros e periódicos, além de “calçadas da fama”. Também podem promover leituras, consultas, ensino e investigação sobre os fatos esportivos.
A importância dos museus dos esportes é reforçada por Muniz (2018), que esclarece serem eles “locais ideais para despertar a curiosidade, estimular a reflexão e o debate, promover a socialização e os princípios da cidadania, e colaborar para a sustentabilidade das transformações culturais”.
Os museus dos esportes são espaços de encontro, confraternização, contemplação e celebração do esporte. São locais onde os fatos esportivos repercutem, no transcurso de épocas, seus heróis, recordes, pódios, façanhas, feitos e os mitos do país e do mundo. É também ponto de encontro de esportistas, pesquisadores, professores e profissionais de diversas áreas relacionadas ao esporte e a entidades de fins educacionais e sociais.
Hoje, os fatos esportivos já registrados nos permitem voltar no tempo cerca de 200 anos.
O primeiro deles se refere à fundação, em 1821, da Sociedade Germânia, clube ainda existente. O clube e sua biblioteca apareciam juntos oportunizando um ambiente de convivência social, onde imigrantes podiam ler livros e periódicos da terra natal, além de cultivar tradições, hábitos e costumes, como língua, dança, gastronomia, jogos etc.
Outro fato mais recente, de cerca de 100 anos, refere-se às criações de clubes esportivos e sociais e suas bibliotecas. Um dos exemplos que pude observar com surpresa foi a biblioteca do Fluminense Futebol Clube (RJ). Trata-se de um espaço extremamente agradável para leitura, pesquisa e lazer e de um acervo preservado e irrepreensível sobre a história do esporte na cidade e no Brasil. Os fatos esportivos registrados mostram a importância do valor atribuído à história e à memória ao transmitirem às futuras gerações documentos de épocas passadas.
As iniciativas nessa direção também são observadas na criação de centros de memória de esporte, educação física, dança e lazer em instituições de ensino superior públicas e privadas, organizações governamentais municipais e estaduais e entidades não governamentais.
Mais recentemente, as arenas multiuso construídas pelo país e os grandes clubes de futebol começaram a se mobilizar para oferecer novos espaços de atração ao público. Entre os bons exemplos, estão os museus e as “calçadas da fama”. A busca é estimular visitações oferecendo informações e conhecimentos de fatos históricos, além de espaços para serviços e produtos, com novos ambientes de lazer voltados para a sustentabilidade econômica e financeira.
Atualmente, a nossa atenção se desperta para o lançamento do e-Museu Nacional do Esporte, proposto em 2019. Um projeto de plataforma online que abrange acervos sobre a história do esporte no Brasil, além de sua internacionalização em línguas estrangeiras. Uma iniciativa louvável, que partiu do estudioso, pesquisador, professor e cientista do esporte – Lamartine Pereira da Costa – um visionário e grande nome da área entre os séculos 20 e este.
Em todos esses casos, observa-se a preocupação com o resgate dos fatos históricos esportivos. À maneira dos museus, essas iniciativas acabaram catalogando, compilando, preservando e levando aos visitantes as informações e conhecimentos sobre a cultura esportiva em todas as épocas.
Por fim, ressaltamos que os museus esportivos criados a partir deste século são locais de grande potencial de atração turística. Promovem uma estreita relação entre várias áreas da atividade humana, criam oportunidades de marketing e negócios, além de parcerias entre instituições públicas e privadas. Enfim, garantem a todos o acesso a bens culturais.

Os Museus dos Esportes pelo Brasil

Museu do Futebol, São Paulo (SP)
www.museudofutebol.org.br

Museu do Esporte na Marinha do Brasil | CEFAN (RJ)
https://www.marinha.mil.br/cefan/museu

Biblioteca e Midiateca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (SP)
https://www.museudofutebol.org.br/pagina/biblioteca-e-midiateca

Museu do Surf (Cabo Frio/RJ)
https://www.feriasbrasil.com.br/rj/cabofrio/museudosurf.cfm

Museu do Desporto do Exército (MuDEx)
https://www.google.com/search?q=Museu+do+Desporto+do+Ex%C3%A9rcito+(MuDEx)&oq=Museu+do+Desporto+do+Ex%C3%A9rcito+(MuDEx)&aqs=chrome..69i57j69i61.1716j0j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8

Museu do Futebol (Maracanã)
www.museudofutebol.org.br/

Museu Cidade Olímpica (RJ)
http://visit.rio/que_fazer/nave-do-conhecimento-e-museu-cidade-olimpica/

Museu Pelé, Santos (SP)
https://www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/node/77

Museu do Esporte Olímpico, Manaus (AM)
http://visit.rio/que_fazer/nave-do-conhecimento-e-museu-cidade-olimpica/

Museu de Esportes de São José dos Campos (SP)
www.museudeesportes.sjc.sp.gov.br

Museu do Surf by Rico, no AquaRio
www.museudosurf.com.br

Museu Seleção Brasileira
https://museuselecaobrasileira.com.br/ 

Você ainda não visitou um deles? Não perca mais tempo!


Referências Bibliográficas
CBF. Museu Seleção Brasileira | Somos todos Futebol. Disponível em: https://museuselecaobrasileira.com.br/. Acesso em; 04 abr 2020.
COSTA, L. P. da (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004.
GENNARI, L. História. Nasce uma sociedade recreativa no Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.sociedadegermania.com.br/histria. Acesso em: 1 abr. 2020.
GOV.BR. Museus e estádios são atrativos turísticos no país do futebol. Disponível em: legado.brasil.gov.br › noticias › turismo › 2017/07 › museus-e-estadios-de-futebol. Acesso em: 28 mar. 2020.
GURGEL, G. Estádios e museus de futebol movimentam o turismo. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/7994-est%C3%A1dios-e-museus-de-futebol-movimentam-o-turismo-2.html. Acesso em: 28 mar. 2020.
MUNIZ, R. Importância dos museus para a preservação da cultura. In: HOJE EM DIA. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/raquel-muniz-1.456804/import%C3%A2ncia-dos-museus-para-a-preserva%C3%A7%C3%A3o-da-cultura-1.625767. Acesso em: 28 mar. 2020.
RIOTUR. Museu Cidade Olímpica. Disponível em: http://visit.rio/que_fazer/nave-do-conhecimento-e-museu-cidade-olimpica/. Acesso em: 28 mar. 2020.
SPORTSJOB. Esportes e Museus: uma dupla que merece medalha de ouro. Disponível em: https://sportsjob.com.br/esportes-e-museus-uma-dupla-que-merece-medalha-de-ouro/. Acesso em: 31 mar. 2020.
TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007.
UERJ.Diretoria de Comunicação da UERJ. Universidade lança e-Museu Nacional do Esporte. Disponível emhttps://www.uerj.br/noticia/uerj-lanca-e-museu-nacional-do-esporte/Acesso em: 04 abr 2020.




Comentários