Agarrada Marajoara: um esporte de identidade cultural brasileira



A agarrada marajoara é conhecida por luta marajoara, ou simplesmente agarrada. Esses são alguns dos nomes de um esporte de origem nacional e também de uma manifestação de identidade cultural típica da Ilha de Marajó, que fica localizada no estado do Pará.
Uma das referências sobre a luta, contadas e escritas em histórias, credita a sua origem aos caboclos do Arari, uma das regiões do Pará. Apesar disso, não foram encontrados indícios da data do seu aparecimento por lá.
A história escrita e contada relata que os caboclos criaram o esporte com base em observações sobre o comportamento dos animais, em especial do búfalo, que, ao ser ameaçado por um oponente, assume posição de enfrentamento de forma a garantir o domínio sobre o bando, o território e as fêmeas. As disputas entre os animais acontecem cabeça contra cabeça, com suas patas firmes no chão e o enrosco de seus chifres na tentativa de derrubar o adversário. O que cair é o perdedor. Outras hipóteses sobre a origem da luta marajoara atribuem sua criação aos indígenas Aruás ou aos escravos africanos.
As diferenças e semelhanças da luta entre os animais e os homens estão na utilização dos braços para derrubar o oponente; na imitação dos animais, ao colocarem cabeça contra cabeça, e no ato de segurarem o adversário pelas mãos durante o combate. Naquela altura, a luta ocorria nos finais de tarde, quando o caboclo sentia a ameaça de sua liderança, tanto em relação ao grupo quanto à sua fêmea.
A luta marajoara tem sido realizada em ocasiões especiais, como as festas religiosas do Círio de Nossa Senhora da Conceição, de São Sebastião e de São Pedro.
O esporte integrou o rol de atividades disputadas nos Jogos de Identidade Cultural (JIC), organizados pela Secretaria de Esporte e Lazer do Pará e por diversos municípios da região do Pará, em especial de Marajó, em 2003 e 2005.
A projeção nacional e internacional da luta marajoara realizou-se com os atletas da região do Pará em disputas de UFC e de MMA. Este fato ocorreu com os irmãos Alcântara, Yuri e Ildemar Marajó, que se tornaram vitoriosos em vários torneios pela região.
Em 2017, a luta marajoara integrou a lista de esportes do 1º Festival do Cavalo Marajoara, ocorrido em Soure (Marajó/PA). Esse evento reuniu competidores de quatro municípios do Marajó: Cachoeira do Arari, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Soure.
Entrelaçada entre o trabalho e o lazer, a luta marajoara integra a rotina de vida dos vaqueiros das fazendas e dos nativos pescadores da região da Ilha de Marajó.

Descrição Conceitual
É uma arte marcial ou luta típica da Ilha de Marajó que tem por objetivo o desequilíbrio do oponente e sua projeção ao chão. Na disputa entre os atletas, não é permitido qualquer tipo de ato contundente, como socos, chutes, tapas, joelhadas, cotoveladas, além de chaves, torções e estrangulamentos.
A derrubada e a projeção do oponente com o seu domínio de costas no solo, dá término ao combate. O início da disputa ocorre com a definição de quem é o primeiro a agarrar o oponente.
A luta se desenvolve em terreno de areia, argila ou grama, com as pernas do jogador flexionadas, estando uma delas à frente, junto à do adversário (pé e contrapé). A luta se realiza dentro de um círculo e por um período de tempo definido. A definição do perdedor ocorre pela observação da área de suas costas, que ficam sujas devido ao contato com o solo.

Organização no Brasil

O esporte é praticado como atividade de lazer no Pará e em municípios da região.

Acompanhe a nossa agenda de negócios. Invista nessa ideia!

- Fotos e vídeos
- Produtos e serviços
- Blogs parceiros
- Empresas parceiras
- Profissionais parceiros
Patrocinadores
- Onde praticar 
- Points do esporte
- Eventos esportivos nacionais e internacionais
- Grandes nomes do esporte
- Notícias em geral
- Anuncie no blog
- Amigos do blog

-  Links úteis

  Dicas de Leitura no Blog            
Leia: Novas tendências esportivas no Brasil
Links Recomendados
Recomendamos a bibliografia anexa
Divulgue esse artigo

   Nosso Recado a Você!
Cuide-se de forma integral, mas não deixe de treinar o seu cérebro.
Acompanhe posts e artigos científicos produzidos por empresas e profissionais parceiros colaboradores, além da bibliografia selecionada e recomendada para você elaborar seus trabalhos acadêmicos e profissionais.
As empresas e profissionais parceiros do blog estão à disposição para atender vocês, com seus serviços e produtos.
Procure os esportes adequados aos seus gostos e pratique-os regularmente! Escolha entre as centenas que estão ao seu dispor e de acordo com as suas condições físico-orgânicas e socioeconômicas.
Os esportes de identidade cultural são práticas que envolvem os hábitos e costumes de diversas regiões do país estimulando o lazer, o turismo, a hotelaria, a gastronomia e aos negócios em geral.
Afinal, você pode mudar de hábito. Busque um estilo de vida ativo!


Referências Bibliográficas
NENO, S. Festival do Cavalo Marajoara resgata a identidade cultural no Arquipélago do Marajó.  Disponível em: http://agenciapara.com.br/Noticia/156517/festival-do-cavalo-marajoara-resgata-a-identidade-cultural-no-arquipelago-do-marajo. Acesso em: 4 jan. 2018.
JACKSON, S. Luta marajoara. Disponível em: https://pt.slideshare.net/SamuelJacksom84/luta-marajoara. Acesso em: 4 jan. 2018.
TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007. 




Comentários