O esporte com música: a sintonia entre o corpo, a mente e a música potencializando a performance


bailarino, baile, dança

A atividade física e a música forjaram raízes culturais desde os primórdios da antiguidade grega.
A música e a atividade física (leia-se esportes) têm elementos similares e singulares, capazes de produzir sentimentos, emoções, movimentos e prazer. Nessa relação se encontram características comuns apoiadas sobre elementos como o ritmo, intensidade, volume, melodia, harmonia, duração de execução e o poder da expressão corporal.
Um dos elementos desses tipos de esportes é a plasticidade dos movimentos, independentemente do local de execução na água, no ar, no solo ou no gelo. A contextualização entre a música e o exercício físico acontece com a montagem de coreografia. Essa pode ser executada de forma individual, em duplas e por equipes e, envolve o uso do próprio corpo, da música, tempo de execução e de vestuários apropriados. Além disso, a coreografia pode envolver o emprego de diversos tipos de equipamentos e a execução em espaço de atuação apropriado e delimitado.
O estreitamento da relação - música e esporte – acontece, ainda sob diversos outros aspectos, o que favorece a melhoria da performance humana, segundo reconhecem pesquisas científicas. Os praticantes em geral e, em especial os atletas de alto rendimento se utilizam em treinamentos diários o acompanhamento da música, como fator motivacional. Também, a utilizam em busca de sincronia dos gestos técnicos, de concentração (foco) e de relaxamento antes e depois da competição.
A torcida não fica de fora dessa relação, usa a música sob a forma de irreverência, de saudação, de elogio e, até mesmo, durante a realização da competição esportiva – antes de um gesto técnico (ex: chute, salto, etc) visando a obtenção de um feito a ser alcançado – do ponto, do gol, da marca, da cesta e de uma habilidade individual executada. A relação entre esporte e música pode ser observada em atitudes antes, durante (no transcorrer e no intervalo) e depois da competição.
A relação entre a música e o esporte pode ser vista também em melodias de exaltação a um esporte, a um ídolo, a uma torcida, a um grande feito esportivo, a trilha sonora de um filme de esporte e de um grande evento esportivo mundial. 

O site disponibiliza os esportes praticados no Brasil nessa vertente esportiva a você leitor.
Dicas de leitura no site!
Tendências esportivas no Brasil.
Recomendamos a você, a bibliografia anexa.
Divulgue esse artigo
Leia mais
Comentários
Nosso recado a você!
Não deixe de treinar com música. Hein!
Acompanhe novos posts e artigos científicos produzidos por empresas e profissionais parceiros e por blogs colaboradores disponibilizados, além de vasta bibliografia selecionada e recomendada à leitura para você elaborar seus trabalhos acadêmicos e profissionais. Nossos parceiros Associados (empresas e profissionais) de diversas áreas e setores, também estão à disposição de vocês.

Acompanhe a agenda de negócios do esporte
- Fotos e vídeos
- Produtos e serviços
- Blogs parceiros
- Empresas parceiras
- Profissionais parceiros
- Blogs colaboradores
- Patrocinadores
- Onde praticar (points)
- Eventos esportivos nacionais e internacionais
- Grandes nomes do esporte
- Anuncie no blog
- Amigos do blog
- Notícias em geral
- Links úteis


Comente
Compartilhe
Receba textos por mensagens
Siga-nos


Referências Bibliográficas
CAPINUSSÚ, J. M. Teoria organizacional da Educação Física e desportos. São Paulo: Ibrasa, 1979.
CERQUEIRA, F.V. Esporte e música na Grécia antiga. Abordagem baseada na interface entre a iconografia dos vasos áticos e os textos antigos. Disponível em: https://revista.classica.org.br/classica/article/view/392. Acesso em: 29 mar 2019.

Como a música pode influenciar o treino e a prática de esportes. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/.../como-a-musica-pode-influenciar-o-treino-e-a-pratica-de-esportes. Acesso em: 12 abr 2019.

COSTA, L. P. da. (Org). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004.
GARRIDO, F. A. C. Tendências da cultura esportiva no Rio de Janeiro: uma análise da mídia e das práticas de esporte. Tese de Mestrado. Rio de Janeiro: UGF, 1999.

Música pode melhorar performance esportiva, diz estudo – BBC. Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 30 ago 2019.

O mundo da música nos esportes - Blog - Mixmag Brasil. Disponível em: https://mixossarcoma/feature/o-mundo-da-musica-nos-esportes. Acesso em: 12 abr 2019.

TUBINO, M. J. G. O que é esporte: coleção primeiros passos. São Paulo: Brasiliense, 1993.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­______. Dimensões sociais do esporte. São Paulo: Cortez, 2001.        
______. GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007. 

VERZARO, M. A música e o esporte. Disponível em: mverzaro.com.br › archives. Acesso em: 30 ago 2019.

SARAIVA, S.B.; SARAIVA, C. E do A. A música e suas influências na prática de exercícios físicos – Convibra. Disponível em:http://www.convibra.com.br/upload/paper/2016/71/2016_71_12963.pdf. Acesso em: 2 dez 2019.

 


Autor do texto: Fernando Garrido

Comentários