Novas Tendências Invadem o Cenário Esportivo no Brasil
Um conjunto de novas tendências esportivas ganhou visibilidade e mudou comportamentos e hábitos no cenário nacional na passagem do século 20 para este.
O estreitamento da relação entre o esporte e as diversas áreas da atividade humana tornou-o um dos maiores e mais importantes fenômenos universais da humanidade.
Sob este contexto, o esporte teve ampliado o seu entendimento e intensificado o seu desenvolvimento sob as perspectivas da formação educacional e social, do lazer (saúde e estilo de vida ativo) e não somente do rendimento.
De forma exponencial, ampliou a relação de parceria entre a mídia e as empresas em geral, impulsionando a visão de grande negócio.
Alcançou um forte crescimento oferecido como uma atividade de lazer passivo, tornando-se um dos principais gêneros de programa na televisão aberta e fechada, alcançando altos índices de audiência ao ser comparado com outros gêneros.
Intensificaram-se as ações de marketing esportivo por empresas públicas e privadas;
Difundiu-se oferecido e praticado ao ar livre e por diversas agências sociais, e não somente pelos clubes. Gradativamente, adquiriu responsabilidade socioambiental, envolvendo-se com iniciativas de promoção social e sustentabilidade.
Produziu uma grande quantidade de informações e conhecimento absorvidos pela ciência, tecnologia e inovação (CT&I), o que levou a novas descobertas e à criação constante de novos de produtos, serviços, ideias e esportes, expandindo oportunidades de negócio.
Um processo evolutivo de ciclos virtuosos de crescimento reproduz, sistematicamente, a formação de novas tendências esportivas. Uma rede de relacionamentos cria, consolida e fortalece uma teia de interdependências envolvendo atores, planos, experiências, ideias, negócios e ações de grupos e de indivíduos, favorecendo o desenvolvimento do esporte.
Como desdobramento, aparecem novos esportes; produtos (equipamentos e materiais); serviços; ideias; mídias; marketing; pesquisas científicas; gestão empresarial e profissional; responsabilidade socioambiental; atletas-marketing; ídolos universais; eventos esportivos internacionais e organizações e normas transnacionais para a realização de eventos esportivos mundiais. Também ocorre a valorização da competição, do lazer, da saúde (estilo de vida ativo) e de novos negócios, além do crescimento da participação da mulher no esporte, uma atividade predominantemente masculina até então.
Uma sucessão de novos ciclos levou o esporte a alcançar novos estágios de desenvolvimento social, econômico, político e cultural no país.
Abriram-se efetivas oportunidades de negócios, estimulando um maior envolvimento de parceiros, investidores e patrocinadores, o que impulsionou o seu crescimento mundial como atividade de consumo, lazer e negócios.
O crescimento da importância do esporte foi fortemente influenciado por mudanças culturais fundamentais ocorridas ao longo do tempo na sociedade mundial. Um conjunto de mudanças surgiu a cada era. Na atualidade (era pós-industrial), há uma forte valorização da relação entre o corpo e a mente, relacionada à prevenção e promoção da saúde, a um estilo de vida saudável, à estética, à competição-rendimento-resultados e ao lazer.
O esporte ganhou valor como atividade de direito de todos, de consumo e de negócio e despertou nos indivíduos, em especial nos mais jovens, o interesse de ser atleta, de construir uma vida profissional, de obter ascensão social, de melhorar o desempenho atlético, de treinar em busca de resultados expressivos, de conquistar medalhas em eventos internacionais e de efetivamente ter o reconhecimento público de ídolo nacional e internacional.
Entre as novas tendências esportivas em curso, encontram-se em cena:
· a pesquisa científica, que favorece o surgimento de novas matérias-primas naturais renováveis e novos tipos de vestuário e calçados esportivos em materiais flexíveis;
· · o crescimento do sedentarismo e da obesidade, que demanda ações de prevenção de doenças e de promoção de um estilo de vida saudável pelo esporte, com mudança de hábitos e comportamentos;
· as novas tecnologias em uso no esporte, como as de monitoramento – com sensores instalados em equipamentos e materiais em geral – que acompanham treinamentos e jogos; coletam dados estatísticos técnicos; analisam os riscos de lesões, de impactos de colisões, de controle de aspectos técnicos e fisiológicos em treinamentos e jogos, entre outros. Novas possibilidades estratégicas são estudadas e aplicadas nos jogos e treinos, cada vez mais personalizados;
· a relação empresa-esporte, que abrange novas ações de marketing, como as de responsabilidade socioambiental, envolvendo ações em projetos de sustentabilidade e de resgate da cidadania;
· as empresas de turismo, marketing, mídia e promoção de eventos, que se envolvem, por exemplo, com os esportes radicais, de natureza e de aventura e com novas atividades comerciais, como hotelaria, gastronomia, e lazer;
· conteúdo transmitido pela internet, pelas redes sociais e por aplicativos, por meio de novas tecnologias, como o streaming. Novos esportes aparecem nas telas de smartphones, computadores, tablets, Smart TVs e em reprodutores de mídia digital como a Apple TV;
· o crescimento da participação feminina no esporte, promovendo novas competições regionais, nacionais e mundiais, além de modalidades, provas, maior envolvimento da mídia, do marketing e de empresas no esporte feminino;
· a valorização da relação contratual entre empresa e atleta. Entram em jogo, portanto, a imagem, o marketing, o negócio, a empresa a ser preservada e a exigência do cumprimento de cláusulas assentadas sobre valores éticos, morais e sociais, com base na exposição da vida pessoal e pública, no marketing e na mídia (atleta-negócio);
· os novos tipos de transmissões esportivas, como imagens, ângulos, drones e câmeras;
· as relações interpessoais diretas pelas redes sociais, que envolvem atletas e torcedores e favorecem negócios;
· as novas tecnologias que potencializam a relação entre a moda e o esporte;
· as novas tecnologias digitais, que ampliam o entretenimento na forma virtual, levando ao lazer ativo, mas, principalmente, ao passivo, além de favorecer a criação de novos esportes e oportunidades comerciais;
· um novo modelo de gestão formado por empresas de alta tecnologia e os e-Sports, os chamados esportes tecnológicos. Envolve altos prêmios, grandes patrocinadores, redes de televisão e, principalmente, redes sociais;
· o envolvimento do marketing de grandes empresas patrocinadoras com o aumento da oferta de competições esportivas regionais, nacionais e mundiais, as quais também passam a incluir o esporte educacional, social e de participação;
· os atletas em ascensão social, as transferências milionárias de atletas jovens e a necessidade de maior transparência nas negociações internacionais;
· a gestão esportiva empresarial nas entidades esportivas, em todos os níveis hierárquicos, relacionada ao crescimento da importância do esporte como uma poderosa ferramenta indutora de benefícios à sociedade, contribuindo para a formação do indivíduo e impulsionando o rendimento, o lazer e as indústrias de lazer ativo e passivo.
O blog/site optou por levar ao conhecimento do leitor algumas das tendências esportivas entre tantas consideradas relevantes no cenário mundial e, consequentemente na sociedade brasileira, sem a pretensão de esgotar o assunto.
O objetivo foi chamar a atenção do leitor, para um conjunto de novas tendências que permeiam o universo do esporte e instigar a sua reflexão sobre a importância delas na sociedade brasileira.
Pretendemos levar aos leitores um maior aprofundamento dos temas, por meio de opiniões, reflexões e comentários provenientes de blogs, sites, estudiosos, time do blog e de profissionais e empresas parceiras, em futuras postagens.
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Tendências esportivas no Brasil.
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Referências Bibliográficas
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COSTA, L.P da (Org). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004.
GARRIDO, F. A. C. Tendências da Cultura Esportiva no Rio de Janeiro: Uma Análise da Mídia e das Práticas de Esporte. Tese de Mestrado. Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro,1999.
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TUBINO, M. J. G. O que é esporte: coleção primeiros passos. Brasiliense: São Paulo.1993.
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