Arvorismo/Tree Climbing: a integração do ser humano a natureza

Foto: Divulgação Canela da Ema

"Arvorismo/Tree Climbing: sensações, experiências e emoções sem limites!" 


Por Fernando Garrido



Como é o esporte?
O arvorismo é uma atividade que permite ao participante andar por um circuito suspenso de trilhas entre plataformas. 
O percurso inclui estações e exercícios, como pontes de macaco, cordas bambas, túneis de barris, trapézios, escadas verticais, pontes nepalesas, pulos do Tarzan e passos do gigante.
Os atletas devem transpor obstáculos e superar desafios localizados nas copas das arvores ou fixados por cabos em postes, atravessando um percurso que testa os limites do corpo.
Os percursos com estações podem ser colocados em alturas variadas e fixadas por cabos de aço e cordas, montados com exercícios simples ou complexos. Assim, empregam-se tirolesas, pontes de madeira ou outras maneiras de superar os obstáculos impostos ao atleta no caminho.

Foto: Selva Sassiri - Circuito Venda Nova

            A segurança é um elemento essencial. A montagem do percurso utiliza ancoragens e conexões que permitem o deslocamento em altura sem riscos. 
        Os praticantes normalmente ficam presos por cabos de segurança, além de serem orientados e monitorados durante todo o percurso. Os equipamentos também são extremamente necessários para garantir proteção. Entre eles estão: a cadeirinha, o capacete, as luvas, as botas, as cordas, a polia e o mosquetão.
          As modalidades do arvorismo englobam o estilo acrobático, que exige a ultrapassagem de obstáculos difíceis; o técnico, voltado a pesquisas e estudos técnico-científicos, e o contemplação, com a finalidade de observar a natureza e a beleza da paisagem em passeios de lazer.

Quando o esporte apareceu por aqui?

 O arvorismo, ou arborismo, surgiu no Brasil em 1998, praticado nas cidades de Dourado, Analândia e Ouro Fino (GO) e em Brotas (SP). Uma das primeiras empresas a oferecer a implantação de projetos no esporte no país foi o Trilhas Suspensas, da Saga Trek.
Um esporte da corrente "radical, de natureza e aventura" (TUBINO et al, 2007), o arvorismo tem-se difundido por meio de empresas especializadas em turismo, mídia, marketing, e de oferta de eventos esportivos e por transmissões em diversas mídias, principalmente a segmentada. 
         O esporte ganhou ampla divulgação no país durante a 4ª edição da Adventure Sport Fairs, feira de negócios para essa categoria de esporte, realizada em São Paulo em 2002.
O arvorismo é praticado sob a forma de circuitos montados e estações com diversos graus de dificuldade. 
            O esporte tem sido utilizado em face dos valores intrínsecos que carrega, favorecendo a mudança de hábitos e a aquisição de valores tão comuns na atividade físico-desportiva.
Os praticantes escalam redes, caminham sobre cabos aéreos e de aço, equilibram-se por estribos, transpõem tambores de madeira, deslizam em tirolesas, sobem e descem escadas, entre outros obstáculos.

Parque Monjolinho/Divulgação

Os benefícios do esporte!
O arvorismo é uma das modalidades da corrente esportes radicais, de aventura e natureza (TUBINO et al. 2007). 
Ele se desenvolve como competição e, principalmente, como lazer no Brasil.
Esses tipos de esportes têm conquistado uma grande quantidade de apreciadores e praticantes. 
      Na essência, proporcionam um estilo de vida ativo junto à natureza e uma total despreocupação com resultados competitivos.
Eles produzem a liberação de adrenalina no corpo, deixando você excitado e alerta. Consequentemente, favorecem a produção de endorfinas pelo cérebro, o que estimula o bem-estar físico, mental e emocional. As endorfinas ajudam a gerar prazer e melhorar o humor, diminuindo os níveis de estresse, depressão e ansiedade.
Além disso, esses esportes atuam no aumento da resistência física e cardiorrespiratória e na melhoria de aspectos como equilíbrio, agilidade, coordenação, ritmo e flexibilidade.       
Esses tipos de esportes são praticados ao ar livre (outdoor). Envolvem a superação de limites diante de obstáculos impostos pela natureza e a si próprio, frente a incertezas e medos.
Para garantir a segurança dos praticantes, é imprescindível a assistência de guias e instrutores credenciados, o emprego de todo o material e equipamento de controle de riscos de acidentes e a checagem das trilhas/circuito.
A prática desses tipos de esportes têm crescido com o envolvimento de diferentes empresas e a formação de parcerias.
 
Foto: Divulgação

Esses tipos de esportes começaram a ganhar uma forte presença das empresas agenciadoras de viagens, ecoturismo, turismo de aventura, hotelaria, marketing e mídia com a oferta de pacotes de produtos e serviços para assistir a eventos esportivos e deles participar sob diferentes fins.
Participam também do desenvolvimento desses tipos de esportes as empresas fabricantes e locadoras de equipamentos; planejamento e desenvolvimento de projetos com fins esportivos; prestadoras de serviços na organização de eventos esportivos, manutenção e conservação, orientação técnica e segurança, oferta de professores e acompanhantes (guias e instrutores) nas atividades de lazer, orientação de aulas básicas para a prática eventual e treinos visando a formação (iniciação esportiva e instrutores/guias) ao lazer, e com fins de competição.
Um conjunto de atributos, princípios, habilidades e valores pode ser amplamente explorada ao ar livre, e envolver alguns aspectos como a autoconfiança, destreza, espírito de equipe, transposição de limites e adversidades, autoestima, iniciativa, respeito a diferenças, comunicação interpessoal, planejamento e liderança. 
      Além disso, esses tipos de esportes integram o homem à natureza fomentando a conscientização da responsabilidade social e ambiental.
 Esse conjunto de fatores despertou a atenção de empresários interessados em transformá-los em atividade comercial o que gerou a novas parcerias, e atraiu a novos patrocinadores favorecendo a difusão desses tipos de esportes. 
       O arvorismo em especial foi amplamente aceito pelas empresas envolvidas com capacitação das relações humanas, e também por escolas que objetivavam integrar as disciplinas e a natureza em favor da melhoria do desempenho cognitivo dos estudantes e conscientizar sobre a necessidade de preservação ambiental.
        Nas empresas, essas atividades repercutem diretamente nas atividades profissionais. Melhoram a produtividade, o lucro, o comprometimento das equipes, a criatividade, a concentração, as tomadas de decisão, as relações interpessoais, e o atendimento a clientes.
           Na difusão do arvorismo a montagem de circuitos se espalhou pelos quatro cantos do país, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do esporte. 

Locais de pratica do esporte!     
    
         São inúmeras cidades turísticas espalhadas pelo litoral e interior do país e agências    sociais que oferecem esses tipos de esportes. Eles podem ser encontrados em fazendas, hotéis-fazendas, clubes campestres, centros de lazer, parques públicos e privados e spas. Esses locais servem de palco para a sua disseminação, principalmente em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.
          A integração do homem ao meio ambiente é um dos elementos essenciais explorados no arvorismo. Ela permite que ele desenvolva consciência ambiental.

Campo dos Sonhos/Divulgação

         O esporte também promove a exploração, a aquisição e a consolidação de valores éticos, morais e sociais.


Organização no Brasil
A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) dirige e organiza os eventos do esporte como lazer e competição no Brasil.

Organização Internacional
        A Tree Climbers International, Inc. Empresas é a entidade esportiva de direção e organização do esporte em âmbito mundial. 


Acompanhe a nossa agenda de negócios. Invista nessa ideia!
- Fotos e vídeos
- Produtos e serviços
- Blogs parceiros
- Empresas parceiras
- Profissionais parceiros
Patrocinadores
- Onde praticar 
- Points do esporte
- Eventos esportivos nacionais e internacionais
- Grandes nomes do esporte
- Notícias em geral
Amigos do blog
- Links úteis

Dicas de Leitura no Blog            
Leia: Novas tendências esportivas no Brasil
Links Recomendados
Recomendamos a bibliografia anexa
Divulgue esse artigo

Nosso Recado a Você!
Cuide-se de forma integral, mas não deixe de treinar o seu cérebro.
Acompanhe posts e artigos científicos produzidos por empresas e profissionais parceiros colaboradores, além da bibliografia selecionada e recomendada para você elaborar seus trabalhos acadêmicos e profissionais.
As empresas e profissionais parceiros do blog estão à disposição para atender vocês, com seus serviços e produtos.
Procure os esportes adequados aos seus gostos e pratique-os regularmente! Escolha entre as centenas que estão ao seu dispor e de acordo com as suas condições físico-orgânicas e socioeconômicas.

Afinal, você pode mudar de hábito. Busque um estilo de vida ativo!

Comente
Receba textos por mensagens
Patrocine
            Apoie
            Anuncie aqui
            Faça parte do time
Siga-nos
            Contate-nos

            Compartilhe
Associe  a sua marca, produto ou serviço ao esporte!


Nosso recado a você!
        Procure os esportes adequados aos seus gostos e pratique-os regularmente! Escolha entre as centenas que estão ao seu dispor e de acordo com as suas condições físico-orgânicas e socioeconômicas. 
    Os esportes da natureza, aventura e radicais estão entre as atividades preferidas da sociedade brasileira.
        Afinal, você pode mudar de hábito. Busque um estilo de vida ativo!


Referências Bibliográficas
COSTA, L.P da (Org). Atlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004.
DUWE. T. Por que o Arvorismo é um Esporte Radical? Disponível em: blog.tremeterra.com.br/2017/01/13/porque-o-arvorismo-e-um-esporte-radical/.Acesso em: 2 ago. 2018.
FLORESTAVENTURA. Saiba Tudo sobre o Arvorismo! Disponível em: www.florestaventura.com/saiba-tudo-sobre-o-arvorismo/. Acesso em: 2 ago. 2018.

Saiba tudo sobre o arvorismo esportivo. Freesider. Disponível em: https://freesider.com.br › Esportes RadicaisAcesso em: 2 ago. 2018.




Comentários