Airsoft/Softair: missão, estratégia e ação real


(Pexels)


"Airsoft/Softair: simulação e realismo em missão dada, missão cumprida!"


Por Fernando Garrido


Como acontece o esporte?
O airsoft é disputado por duas ou mais equipes. Os jogadores simulam combates militares em campo aberto e em grandes áreas, com orientações no campo, transposição de obstáculos naturais e utilização de vantagens estratégicas.
As armas disparam bolinhas de plástico rígidas, de 6 milímetros de diâmetro, e não possuem tinta ou sistema de marcação.  O realismo está presente em todos os aspectos: nos equipamentos, nas vestimentas e no espaço do jogo.
Os equipamentos utilizados no esporte são réplicas externas de armas de fogo reais, porém o seu mecanismo interno em nada se assemelha a elas, sendo impossível qualquer tipo de conversão das armas de airsoft para o uso de munição real.
A segurança é fator primordial. O uso de equipamentos, especialmente o de proteção ocular, é obrigatório durante toda a prática do esporte.
A importância do jogo fundamenta-se em valores como honra e honestidade. Isso pode ser observado quando um jogador for atingido e imediatamente acusar o acerto e sair do jogo. A honestidade dos jogadores é um dos elementos fundamentais para o desenrolar do esporte e de sua popularização no mundo.
As armas de airsoft são de pressão e estão de acordo com o que estabelecem as normas determinadas pelo Exército Brasileiro (R-105 e Portaria Nº 02 COLOG, de 26 fevereiro de 2010). Elas podem ser elétricas, a gás e à mola e apresentam uma ponta laranja, que é exigida por lei. As mais comuns e indicadas para os que desejam ingressar no esporte são as elétricas.
O Exército Brasileiro promove a regulamentação do esporte no país e acompanha a sua popularização.
As táticas usadas são reais, e os cenários podem variar entre o ambiente natural e o urbano. Os competidores criam, organizam e promovem o crescimento das equipes com regras, insígnia e hierarquia próprias.
As equipes competem umas com as outras em jogos e eventos chamados operações. Estas podem durar dias e possuir vários tipos de missões (escoltar, buscar, conquistar, retomar, resgatar, apreender etc)
Como os projéteis não contêm tinta ou qualquer forma de demarcação, os indivíduos atingidos devem levantar a mão e gritar: “Morto!”, fazendo-o por si só. No caso de os jogadores tentarem violar essa regra, normalmente são punidos e até impedidos de participar de campeonatos e eventos.
 No jogo, vence o time que cumprir os objetivos e as regras estabelecidas da missão na competição. O desenvolvimento do jogo acontece com o cumprimento de uma missão estabelecida que pode ser: recuperar a bandeira, mata-mata em equipe, rei da colina, o último homem, médico, vips, zumbis, vale da morte, presidente, CQB, sniper e risco, segundo QG Airsoft.


Quando o esporte apareceu por aqui?

          A criação do portal Airsoft Brasil (airsoftbrasil.com) em 2003 demarcou a chegada do esporte ao país. De imediato, surgiram as primeiras equipes: a GEAR, de Curitiba (PR), e a WKG, do Rio de Janeiro (RJ). 
            A importação de equipamentos necessários à prática do airsoft favoreceu o desenvolvimento do esporte no Brasil. A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), órgão ligado ao governo nacional, equacionou os entraves existentes, promovendo a regulamentação exigida sobre o assunto. 
Em 2007, a Portaria nº 006-D LOG estabelecia regras para o uso de equipamentos para a prática de airsoft, com orientações para fabricação, venda, comercialização e importação de simulacros de armas de fogo e armas de pressão.
Como consequência, começaram a aparecer as primeiras empresas nacionais e lojas especializadas voltadas à comercialização das armas e dos equipamentos e materiais direcionados à prática do airsoft e à segurança dos praticantes. A criação das empresas Camuflagem Airsoft e QG Airsoft, em 2008, por exemplo, tornou a compra acessível uma realidade. Esses fatos também determinaram uma rápida organização de equipes e a popularização do esporte no Brasil.


(Pexels)

A partir de então, começaram a ser realizados os primeiros jogos pelo Brasil. Um dos primeiros eventos no estado de São Paulo foi realizado no CTTR da Raposo Tavares e contou com a presença de sete participantes. O primeiro evento nacional de airsoft, a Operação Fênix, ocorreu em novembro de 2009 e reuniu jogadores de todo o Brasil.
Uma nova regulamentação para o airsoft foi estabelecida pelo governo federal com a emissão da Portaria nº 2-COLOG, de 26 de fevereiro de 2010. Essa nova legislação criava uma identidade para as armas de airsoft, que deveriam trazer uma marcação na sua extremidade, de cor laranja ou vermelho vivo, diferenciando-as das armas de fogo. 
Em 2016, fundava-se a Associação Brasileira de Airsoft (ABA). Essa entidade esportiva de âmbito nacional viria a garantir a seriedade necessária para a direção e a organização do esporte e suas competições em todos os níveis, além da representação e da defesa dos interesses de seus entusiastas perante os poderes públicos e as empresas privadas. 


(Pexels)
            
            O primeiro grande evento de airsoft nas Américas – o Warzone, promovido e organizado pela empresa 2 a 1 – foi realizado no Brasil em 2018. Esse evento foi reconhecido como jogo internacional pela Federação Internacional de Airsoft (Fiaa).


Onde praticar o esporte?
O airsoft é praticado por grupos ou associações de atiradores e apreciadores, espalhados por todo país, em ambientes, em especial de cenários naturais. 
No esporte é oferecida a iniciação esportiva, treinamento regular e temporário, preparação profissional (instrutores) e formação de atletas.
A segurança em lidar (manuseio) dos equipamentos é essencial na rotina do esporte. 


Acompanhe a nossa agenda de negócios. Invista nessa ideia!
- Fotos e vídeos
- Produtos e serviços
- Blogs parceiros
- Empresas parceiras
- Profissionais parceiros
Patrocinadores
- Onde praticar 
- Points do esporte
- Eventos esportivos nacionais e internacionais
- Grandes nomes do esporte
- Notícias em geral
Amigos do blog

- Links úteis


Dicas de Leitura no Blog! 
Leia: Novas tendências esportivas no Brasil
Links Recomendados
Recomendamos a bibliografia anexa

Divulgue esse artigo


Nosso Recado a Você!    
                    Cuide-se de forma integral, mas não deixe de treinar o seu cérebro.
Acompanhe posts e artigos científicos produzidos por empresas e profissionais parceiros colaboradores, além da bibliografia selecionada e recomendada para você elaborar seus trabalhos acadêmicos e profissionais.
As empresas e profissionais parceiros do blog estão à disposição para atender vocês, com seus serviços e produtos.
Procure os esportes adequados aos seus gostos e pratique-os regularmente! Escolha entre as centenas que estão ao seu dispor e de acordo com as suas condições físico-orgânicas e socioeconômicas.
Os esportes militares são atividades de treinamento funcional altamente dinâmicas de resultados práticos rápidos e excelentes.

Afinal, você pode mudar de hábito. Busque um estilo de vida ativo!

Compartilhe


            Associe  a sua marca, produto ou serviço ao esporte!


Vamos contar algo mais pra você!

                A Associação Brasileira de Airsoft (ABA) é a entidade máxima do esporte no Brasil.

         A Federação Internacional de Airsoft (Fiaa) é a entidade máxima do esporte no mundo.


Referências Bibliográficas

BLOG RAFALE CALÇADOS. Origem do airsoft no Brasil e no mundo.. Disponível em: blog.rafalecalcados.com.br/origem-do-airsoft-no-brasil-e-no-mundo. Acesso em: 9 mar. 2018.

CAMUFLAGEM AIRSOFT. A História do Airsoft - Veja Como Surgiu o Airsoft no Brasil. Disponível em: blog.camuflagemairsoft.com.br/a-historia-do-airsoft/. Acesso em: 9 mar. 2018. 

CBP – Confederação Brasileira de Paintball. Disponível em: br.facebook.com/CBPaintball. Acesso em: 10 mar. 2018.

DINO. Conheça a história do airsoft (regras, tipos de jogos). Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/conheca-a-historia-do-airsoft-regras-tipos-de-jogos-dino89090637131/. Acesso em: 9 mar. 2018.
E-MILITAR. Como surgiu airsoft no Brasil e no mundo. Disponível em: www.emilitar.com.br/blog/como-surgiu-airsoft-no-brasil-e-no-mundo/. Acesso em: 9 mar. 2018.
QG Airsoft. Tipos de jogos e missões do airsoft. Disponível em: https://blog.qgairsoft.com.br/tipos-de-jogos-e-missoes-de-airsoft/. Acesso em: 27 jan 2020.
_______ O que é o Airsoft? Disponível em: https://blog.qgairsoft.com.br/o-que-e-o-airsoft/. Acesso em: 9 mar. 2018.
______ Saiba mais sobre a história do Airsoft! Disponível em: https://blog.qgairsoft.com.br/saiba-mais-sobre-a-historia-do-airsoft/. Acesso em: 9 mar. 2018.
Mundo do marketing. Maior evento de airsoft das Américas volta ao Brasil em novembro. Disponível em: https://www.mundodomarketing.com.br/noticias-corporativas/conteudo/179504/maior-evento-de-airsoft-das-americas-volta-ao-brasil-em-novembro. Acesso em: 4 jan. 2020.
SCHELESKI. A História do Airsoft ! Como tudo começou. Disponível em: https://www.airsoftrs.com/a-historia-do-airsoft-como-tudo-comecou/. Acesso em: 9 mar. 2018.
TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007. 









Comentários