Wing Foil / Wing / Surfe de Asa: voo sobre a água, manobras e giros!



Figura 1. Fonte: https://www.upsuping.com/ultimas-noticias-del-gwa-wingfoil-world-tour-2021/

 

Por Fernando Garrido

 

 Wing Foil / Wing / Wing Board / Surfe de Asa: belezas naturais, brisa do vento e consciência ambiental!

 

Quando o esporte apareceu por aqui?

            Os primeiros registros do wing foil no Brasil podem ser observados em vídeo nas redes sociais, nos meados de 2019.

            Um deles foi a exibição da marca Duotone no YouTube, em 28 maio daquele ano. Dois meses depois, foi a vez de a empresa Go Kite testar as potencialidades da marca no Facebook. Outro vídeo mostra o desempenho do equipamento nas águas da Lagoa da Conceição (SC), em 16 de julho.

Em janeiro de 2020, um desafio foi realizado em São Miguel do Gostoso (RN). Em vídeo, os atletas Kauli Seadi e Guilly Brandão conversam sobre o esporte enquanto Kauli faz a montagem do equipamento. O wing foil apareceu com Guilly na praia daquela cidade, considerada o paraíso dos ventos.

Entre 31 de outubro e 2 de novembro daquele ano, realizou-se a primeira edição do Floripa Foil Festival. A Praia de Canajurê, em Florianópolis (SC), foi o cenário do evento. Entre as modalidades disputadas, estavam o kitesurf race hydrofoil open (esporte olímpico) e o tubular; o windsurf race hydrofoil (também olímpico) e o wing hydrofoil slalom.

As entidades mundiais Global Kitesports Association (GKA) e Global Wing Sports Association (GWA) idealizaram para ocorrer no Ceará, também em novembro, o Superfoil Brasil 2020, primeiro evento de esportes sobre pranchas com hidrofólio (quilha) em âmbito internacional.

A Praia de Iracema foi o local escolhido e contou com disputas de kite hydrofoil freestyle (GKA) e wing foil slalom (GWA), em evento disputado entre 10 e 14 de novembro de 2020. Uma pequena equipe, composta por atletas brasileiros e estrangeiros, foi selecionada para participar.

Despontando entre os melhores do mundo no wing foil, os atletas brasileiros obtiveram, na categoria masculina, o terceiro e o quarto lugar com Fernando Novaes e Kauli Seadi, respectivamente, e, na categoria feminina, a terceira colocação com Lyana Maia.

Não foi por acaso a escolha da cidade de Fortaleza (CE) para sediar esse evento. O sucesso dos esportes aquáticos a vela na Região Nordeste, em especial no Ceará, sustenta-se sobre um elenco de condicionantes, observando-se, entre alguns:

·           O incontestável reconhecimento mundial, por atletas e organizações esportivas internacionais, das potencialidades da Região Nordeste em relação à pratica dos esportes aquáticos a vela;

·                   A marcante e costumeira participação conjunta de atletas brasileiros e estrangeiros em treinamentos e competições desses esportes, estreitando relações de amizade por lá;

Figura 2. Fonte: https://www.wingfoilworldtour.com/galleries/fortaleza-2021/nggallery/page/3

·                   As belezas naturais da região, um dos seus atrativos, potencializando as relações entre o esporte, o turismo e a economia;

·                   A organização de eventos esportivos a vela, o que provoca maior visibilidade midiática e desperta a atenção internacional para a região;

·                       A extensa faixa do litoral em areia (em comprimento e largura), as águas mornas, o sol, os ventos constantes (alísios) e as temperaturas amenas entre os meses de julho e janeiro convidando aos esportes aquáticos a vela;

·                       O extenso litoral de 7.500 quilômetros, com milhares de praias, além de águas abrigadas – rios, lagoas e represas – o que favorece inúmeras práticas esportivas, em especial aquelas relacionadas à vela;

·                   A importância de associações esportivas, clubes, marinas, centros de lazer e escolas de cidades litorâneas para o desenvolvimento de esportes em projetos sociais, e com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas, organizações internacionais e entidades esportivas dirigentes. Um fator que beneficia crianças e jovens, com foco em formação esportiva e técnico-profissional, educação ambiental, artesanato, turismo, entre outros;

·            A participação marcante de jovens atletas das regiões litorâneas do Nordeste em competições nacionais e mundiais, despontando com resultados expressivos e medalhas conquistadas e abrindo novas oportunidades de profissionalização pelo esporte.

Esses elementos-chave de sucesso foram alguns dos fatores condicionantes para a realização dos grandes eventos esportivos idealizados e promovidos pela GKA e a GWA no país.

Um circuito mundial de wing foil da GWA foi criado em 2021 com a penúltima das etapas, o Super Foil Brasil. Na ocasião, ocorreram disputas de um Sul-Americano e uma etapa mundial na Praia de Iracema, entre 16 e 21 de novembro.  A campeã sul-americana de wing foil race foi a brasileira Marcela Witt, enquanto o brasileiro Fernando Novaes foi o vice-campeão.

A relação homem-natureza, em evidência no evento, serviu para fortalecer valores e atitudes de conscientização ambiental, como a limpeza subaquática da orla da praia e o reaproveitamento do tecido das velas na confecção de bolsas e mochilas pela Green Bag Brasil. 

Figura 3. Fonte:https://www.wingfoilworldtour.com/gwa-wingfoil-world-cup-fortaleza-superfoil-brazil-event-wrap-up/

Inquestionavelmente, toda essa repercussão levou à organização do 1º Campeonato Brasileiro de Wing. A Praia de Manguinhos, em Búzios (RJ), considerada um dos melhores lugares de referência à pratica dos esportes aquáticos a vela no país, serviu de cenário à disputa do evento, realizado entre 28 e 31 de agosto de 2021. Nas disputas estavam as modalidades wing foil race (com regatas slalom e contravento/popa) e wing foil wave (surfe nas ondas).

Entre as novidades do Circuito Mundial de Wing Foil, da GWA, em 2022, aparecem as disputas nas modalidades surf-freestyle e surf slalom, as duas últimas etapas sendo realizadas no país, nas praias de Fortaleza, em novembro e dezembro.


Como é o esporte?

O wing foil é considerado um esporte radical, da natureza e aventura, por reunir manobras do surfe, kite, windsurfe e stand up paddle. Mas, por essas mesmas caraterísticas, também pode pertencer à corrente “esporte derivado de outros esportes” (TUBINO et al., 2007).

Nele, o praticante executa manobras radicais, veleja em alta velocidade, inclusive a favor do vento (downwind), surfa e salta ondas.  O movimento do corpo e das mãos em posição de alinhamento entre o wing (asa/pipa/vela) e a prancha produz um vetor de deslocamento e de aumento da velocidade.

Para isso, a energia do vento move uma asa inflável que é conduzida pelas mãos e gera o deslocamento da prancha com hidrofólio (uma quilha comprida e fina) acima da linha da água.

A utilização de equipamentos e o conhecimento de normas de segurança devem ser observados pelos praticantes, entre eles: o capacete, o colete de flutuação, as cordas de conexão à prancha e à vela e a roupa de neoprene.

A asa oferece posições neutras, diminuindo o atrito do vento e permitindo que se solte uma das mãos.

Figura 4. Fonte:https://www.wingfoilworldtour.com/galleries/fortaleza-2020/nggallery/page/1

A prancha tem excelente flutuabilidade, o que possibilita, caso seja necessário, o retorno à praia em remadas com braços e mãos.

A asa comporta um sistema de alças de controle de direção movimentado pelas mãos, em busca da força do vento, e a opção de conexão de um leash de segurança ligado ao punho do praticante. Nas ondas, a asa é segurada pelo suporte frontal.

O wing foil é um esporte seguro para o praticante de qualquer idade.

As categorias do wing foil

O estilo livre (surf freestyle) é uma disciplina na qual os competidores surfam nas ondas (swells) realizando manobras no ar e na superfície da água.  

Na corrida (race), as disputas ocorrem sob a forma de regatas (com largada e chegada) em percursos marcados por boias. Há regatas em percursos de ondas, no formato slalom (sentido downwind), e outras no formato barla/sota (com contravento). Vence quem fizer o menor tempo.

As duas primeiras disciplinas têm sido utilizadas nas competições oferecidas pela GWA em divisões profissionais e juvenis.

A disciplina de ondas (wave) é típica do surfe, com disputas em baterias e avaliação de jurados. Vence quem fizer as melhores manobras, e, para isso, são somadas as duas melhores ondas de cada bateria.

A participação de atletas em eventos das divisões profissionais pontua para os rankings nacional e internacional.

 

Vamos contar algo mais pra você!

As competições de wing foil são chanceladas pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e a Federação Internacional de Vela (WS).

A Associação Brasileira de Windsurfe (ABWS) é uma entidade de coordenação, regulamentação e promoção dos esportes de windsurfe. A ABWS é uma entidade formada por atletas atuantes na organização de eventos e no fortalecimento da profissionalização do esporte no país.

Global Wingsports Association (GWA) foi fundada em junho de 2020 por empresas e marcas das modalidades de wingsports. O objetivo principal da GWA é promover o desenvolvimento do wing foil como profissão e lazer, além de introduzir melhorias tecnológicas nos equipamentos.

Figura 5. Fonte: https://www.wingfoilworldtour.com/galleries/fortaleza-2021/

A Associação Internacional dos Esportes de Asas (IWSA) é uma entidade internacional do wing foil integrada por associações nacionais de atletas dos países filiados.

As regras do wing foil são estabelecidas pela Federação Internacional de Vela.

A GWA e a Global Kitesports Association (GKA) são duas organizações criadas por empresas e marcas relacionadas às modalidades de esportes aquáticos a vela e prancha.

A GWA, por exemplo, engloba as disciplinas wing foil e wing boarding, com asas e/ou pranchas de hidrofólio (quilha). A GWA e a GKA são entidades dirigidas pela mesma equipe.

Nas modalidades de surfe, stand up paddle, kitesurfe (água), skate, mountainboard (terra) e snowboard (neve), pode-se observar o uso de equipamentos de vela, asa, pipa (wing) e/ou prancha de quilha (foil).

Desde 2021, o wing foil realiza competições mundiais como Copas Europeias, Abertos e Séries Mundiais (Grand Slam e Copa do Mundo).

 

Referências Bibliográficas

ABWS. 1o-campeonato-brasileiro-de-wing. Disponível em: http://abws.org.br/2021/09/08/1o-campeonato-brasileiro-de-wing-29-de-agosto-a-01-de-setembro-de-2021-em-buzios/Acesso em: 30 abr 2022.

Economia & Negócios. 1º Campeonato Brasileiro de Wing Foil será realizado em Búzios. Disponível em:  https://economianegocios.com.br/news/1o-campeonato-brasileiro-de-wing-foil-sera-realizado-em-buzios/ 1º Campeonato Brasileiro de Wing Foil será realizado em Búzios. Acesso em: 30 abr 2022.

Gokite. Foil Wing – Saiba tudo sobre esse novo esporte. O Gokite testou com exclusividade o novo Foil Wing da Duotone e vamos passar todas as... Disponível em: https://web.facebook.com/watch/?v=316020662685719. Acesso em: 02 maio 2022.

GRUPO BZ. Wingfoil: Fique por dentro do esporte do momento. Disponível em:  https://www.grupobz.com.br/wingfoil-fique-por-dentro-do-esporte-do-momento/Acesso em: 01 maio 2022.

GWA. Wing Foil Super Grand Slam is coming to Brazil! - Global Wing Sports Association. Disponível em: https://www.globalwingsportsassociation.org. Acesso em: 30 abr 2022.

____. Wingfoil World Cup Fortaleza at Superfoil Brazil - Day 2. Disponível em: https://www.sail-world.com › news. Acesso em: 30 abr 2022.

____. Wingfoil World Cup Fortaleza at Superfoil Brazil – Overall. Disponível em: https://www.sail-world.com › news.  Acesso em: 30 abr 2022.

____. Wingfoil World Tour. Home. Disponível em: https://www.wingfoilworldtour.com. Acesso em: 30 abr 2022.

ISWA. Constituição. Disponível em: https://www.wingsports.org/about/governance/constitution. Acesso em: 02 maio de 2022.

____. Home. Disponível em: https://wingsports.org/about/wing-sports. Acesso em: 09 maio 2022.

LKB. RESULTADOS SUPER FOIL BRASIL 2020. Disponível em: Localkiteboarding.com/news/resultados-super-foil-brasil-2020/Acesso em: 30 abr 2022.

TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007.

Youtube. Asa Foil - Novo por DUOTONE 28 maio 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ItYsnHMByyQ. Acesso em: 02 maio 2022.Youtube. Foil Wing em São Miguel do Gostoso | Casa T-Cross | Canal 22 jan 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g0AJDrRPImU. Acesso em: 19 maio 2022.

Youtube. SuperFoil Brasil 2020: Titouan Galea vence o primeiro evento Wing 17nov2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KD6kw4qIYkw. Acesso em: 19 maio 2022.

Youtube. Foil Wing - New by DUOTONE. Disponível em: https://www.youtube.com › watch. Acesso em: 19 maio 2022.

 

 

 










 



























Comentários