Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS): Eventos Esportivos Internacionais do Brasil!


                           
Pexels

  Por Fernando Garrido


Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS) - cores, luzes e natureza! 

A cidade de Torres (RS) é uma das centenas do nosso imenso país – privilegiada pela natureza, com montanhas e mar – a oferecer ampla variedade de oportunidades para a prática esportiva da corrente radical, aventura e natureza.

A organização da Febanana, evento agrícola da cidade, foi de onde partiu a ideia de trazer balões para a abertura da feira. E tudo começou no início de 1989.

A presença dos balões despertou o interesse da comunidade local e de visitantes, levando à realização do 1º Festival Sul-Brasileiro de Balonismo de Torres em outubro daquele ano. O evento contou com 10 balões e foi vencido por Orlando Genioco.

Na sua segunda edição, em 1990, o evento passou a ser realizado em abril e conhecido efetivamente como Festival Sul-Brasileiro de Balonismo de Torres. A presença de balões de ar quente e a divulgação da mídia eletrônica aumentaram a cada edição, e, com os céus se colorindo, cresciam o entusiasmo, o interesse em participar o que fortaleceu a relação entre esporte, turismo e negócios.

Em 1999, o evento ganhou, em definitivo, abrangência internacional e a denominação de Festival Internacional de Balonismo de Torres.

Na passagem para este século, o festival ganharia novas ações e maior dimensão, alcançando mais destaque e visibilidade em âmbito nacional e mundial.

Cresciam, no evento, o caráter competitivo das provas, a presença de pilotos nacionais e internacionais, a marcante de empresas e do marketing, a relação esporte-turismo-lazer e, consequentemente, a visão de negócio. Tais fatos atraíram a participação relevante da prefeitura e de seus órgãos competentes, além de promover a arrecadação de impostos e a geração de renda e empregos.

Enfim, um ciclo virtuoso instalava-se e permitia que a relação entre o esporte, o turismo e uma rede de infraestrutura (hotelaria, gastronomia, comércio, transporte e indústrias locais) ganhasse vigor e importância como negócio, gerando riqueza em favor do desenvolvimento social, econômico e cultural da cidade.

O Festival Internacional de Balonismo de Torres, na sua 31ª edição em 2019, apresenta inúmeras ações que chamam a atenção e criam empatia com turismo esportivo.

Torres é considerada uma cidade turística esportiva por nos mostrar belezas naturais aliadas ao balonismo, um esporte que nos permite apreciar esse cenário, além de chamar a atenção para dois fatos extraordinários.

O primeiro deles é o Night Glow, evento onde todos os pilotos e suas máquinas acesas pelas chamas dos maçaricos fazem um belo espetáculo noturno de iluminação em cores.

O segundo encontra-se no próprio equipamento – o balão – por despertar a atenção para as áreas dos envelopes, grandes espaços externos onde são utilizadas ações de marketing, com promoção de campanhas, empresas, entidades, ideias, marcas, ONGs, produtos, serviços etc.

 



Referências Bibliográficas

COSTA, L. P. da (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004.

Prefeitura de Torres. 32º Festival de Balonismo de Torres/RS 2020.Disponível em: https://torres.rs.gov.br/festival-de-balonismo/. Acesso em: 16 out 2020.

Prefeitura de Torres. Viva Torres – Balonismo. Disponível em: https://torres.rs.gov.br/viva/balonismo/. Acesso em: 16 out 2020.

TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007.

 

 
















Comentários