Balonismo: Os Grandes Eventos Esportivos Internacionais do Brasil/Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS)!


                           
https://www.facebook.com/memorialbalonismo/?locale=pt_BR


  Por Fernando Garrido


Festival Internacional de Balonismo de Torres (RS) - cores, luzes e natureza! 

A cidade de Torres (RS) é uma das centenas do nosso imenso país – privilegiada pela natureza, com montanhas e mar – a oferecer ampla variedade de oportunidades para a prática esportiva da corrente radical, aventura e natureza.

A organização da Febanana, evento agrícola da cidade, foi de onde partiu a ideia de trazer balões para a abertura da feira. E tudo começou no início de 1989.

A presença dos balões despertou o interesse da comunidade local e de visitantes, levando à realização do 1º Festival Sul-Brasileiro de Balonismo de Torres em outubro daquele ano. O evento contou com 10 balões e foi vencido por Orlando Genioco.

Na sua segunda edição, em 1990, o evento passou a ser realizado em abril e conhecido efetivamente como Festival Sul-Brasileiro de Balonismo de Torres. A presença de balões de ar quente e a divulgação da mídia eletrônica aumentaram a cada edição, e, com os céus se colorindo, cresciam o entusiasmo, o interesse em participar o que fortaleceu a relação entre esporte, turismo e negócios.

Em 1999, o evento ganhou, em definitivo, abrangência internacional e a denominação de Festival Internacional de Balonismo de Torres.

Na passagem para este século, o festival ganharia novas ações e maior dimensão, alcançando mais destaque e visibilidade em âmbito nacional e mundial.

Cresciam, no evento, o caráter competitivo das provas, a presença de pilotos nacionais e internacionais, a marcante de empresas e do marketing, a relação esporte-turismo-lazer e, consequentemente, a visão de negócio. Tais fatos atraíram a participação relevante da prefeitura e de seus órgãos competentes, além de promover a arrecadação de impostos e a geração de renda e empregos.

Enfim, um ciclo virtuoso instalava-se e permitia que a relação entre o esporte, o turismo e uma rede de infraestrutura (hotelaria, gastronomia, comércio, transporte e indústrias locais) ganhasse vigor e importância como negócio, gerando riqueza em favor do desenvolvimento social, econômico e cultural da cidade.

O Festival Internacional de Balonismo de Torres, na sua 31ª edição em 2019, apresenta inúmeras ações que chamam a atenção e criam empatia com turismo esportivo.

Torres é considerada uma cidade turística esportiva por nos mostrar belezas naturais aliadas ao balonismo, um esporte que nos permite apreciar esse cenário, além de chamar a atenção para dois fatos extraordinários.

O primeiro deles é o Night Glow, evento onde todos os pilotos e suas máquinas acesas pelas chamas dos maçaricos fazem um belo espetáculo noturno de iluminação em cores.

O segundo encontra-se no próprio equipamento – o balão – por despertar a atenção para as áreas dos envelopes, grandes espaços externos onde são utilizadas ações de marketing, com promoção de campanhas, empresas, entidades, ideias, marcas, ONGs, produtos, serviços etc.

O 36º Festival Internacional de Balonismo de Torres em 2026 encontra-se programado para ser realizado entre os dias 30 de abril e 3 de maio. Um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil acontece no Parque do Balonismo em Torres, Rio Grande do Sul, apresentando competições, balões de formatos inusitados e diversas outras atividades culturais, entre elas: artesanatos, praça de alimentação, passeios de balão e musicais.


Referências Bibliográficas

COSTA, L. P. da (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004.

Prefeitura de Torres. 32º Festival de Balonismo de Torres/RS 2020.Disponível em: https://torres.rs.gov.br/festival-de-balonismo/. Acesso em: 16 out 2020.

Prefeitura de Torres. Viva Torres – Balonismo. Disponível em: https://torres.rs.gov.br/viva/balonismo/. Acesso em: 16 out 2020.

Schwartz, Bruno. Comunicação Pessoal. Rio de Janeiro, 1992. 

TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007.

 

 
















Comentários