Os Grandes Ícones do Esporte Brasileiro/Atletismo!
Por Fernando Garrido
É João Carlos de Oliveira, atleta que saltou 17,89 m e bateu o recorde mundial do salto triplo nos Jogos Pan-americanos Cidade do México em 1975.
Desde então passou a ser conhecido por João do Pulo.
Dentre algumas das conquistas de João do Pulo encontram-se as medalhas olímpicas no salto triplo de bronze (Montreal/76 e Moscou/80).
Os seus feitos levaram a criação pelo Ministério da Defesa do Brasil, do Projeto João do Pulo, em 2015 uma vertente do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e visa à reintegração social de militares e civis com deficiência física, uma homenagem ao João.
O referido projeto oferece atendimento psicossocial e atividades esportivas de alto rendimento e participação em instalações militares, visando a integração e a superação de desafios.
Em nova oportunidade o atleta foi agraciado por ato normativo estabelecido na "Lei João do Pulo" - Lei nº 15.115/03/2025. O nome de João Carlos de Oliveira (João do Pulo), lenda do atletismo brasileiro passou a constar do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Um reconhecimento à sua trajetória de feitos histórica de medalhas olímpicas e pan-americanas e de recordes mundiais no salto triplo e de superação após um acidente. Ela referencia o atleta no Panteão da Pátria em Brasília, como uma das maiores figuras do esporte nacional.
| https://www.cob.org.br/eventos/hall-da-fama/joao-carlos-de-oliveira |

.jpg)
Comentários
Enviar um comentário