Asamco: defesa pessoal, treinamento mental e desenvolvimento emocional! (versão atualizada)

Tema: "Os esportes criados no Brasil!"

Tema: "Esportes das Artes Marcais!"



Figura 1. Fonte: https://difusora890.com.br/bento-sedia-neste-domingo-campeonato-gaucho-do-estilo-asamco/

Asamco: técnicas combinadas, precisão e velocidade!


 Por Fernando Garrido

 

Como é o esporte?

            O Asamco é uma arte marcial de origem brasileira!

O Asamco é uma modalidade de características das correntes dos esportes militares e artes marciais e lutas (TUBINO et al, 2007).

Uma das principais características da Asamco é o seu desenvolvimento entre os militares brasileiros.

O emprego de técnicas de outras artes marciais e esportes de lutas de combate criou uma combinação marcante, intensa e vigorosa no esporte.

A defesa pessoal, a transmissão de valores e a difusão da cultura de paz são alguns pilares da essência da Asamco, fatores observados nas ações desenvolvidas de rotina, em especial nas competições esportivas.

O sistema de técnicas é utilizado progressivamente com a melhoria do desempenho e consequente o alcance de novas graduações pelos praticantes.

O esporte é integrado por graduações relacionadas com as faixas de cor e da preta, além de outras dez faixas superiores.

Figura 2. Fonte: http://fmlesportes.com.br/noticia/equipe-bento-goncalvense-e-destaque-no-estadual-asamco-de-artes-marciais

A aplicação de golpes está no cerne do sistema de técnicas do Asamco.

Nos movimentos básicos do esporte os braços e as pernas atuam para a defesa e ataque em velocidade.

No esporte a aplicação de sequências de movimentos é uma ação compatível com o nível técnico atingido pelos alunos, sendo conhecidas por Fórmulas.

As defesas e os ataques apresentam-se por sequências curtas e de precisão de técnicas.

Nas lutas os movimentos são contínuos de ataque em velocidade.

Os quebramentos são utilizados tábuas e técnicas de chutes, um dos principais elementos da prática do Asamco.

Nas ações de defesa pessoal, há o emprego de técnicas básicas, a utilização de chutes, torções, socos, projeções e utilização de pontos de pressão para a imobilização.

A formação de valores morais e disciplinares é outro elemento principal do esporte.

Nas competições de Asamco há demonstrações de defesa e ataque, conhecida por Fórmula e a luta em si ação executada somente a partir da faixa verde, numa área de 25 metros quadrados.


Quando o esporte apareceu por aqui?

Em 1987, surgiu o estilo de arte marcial Asamco, criado pelo Mestre Roberto Nochang Carneiro, em Santa Maria (RS).

A fundação da Associação de Arte Marcial de Contato (Asamco) por seus alunos, integrantes do 29º Batalhão de Infantaria Blindada de Santa Maria (RS) deu origem ao nome do esporte.


Figura 3. Fonte: https://asamco.com.br/


A criação do Centro de Tecnologia Asamco por Roberto e seus alunos em 1989 tinha por objetivo o desenvolvimento de pesquisas e estudos com a geração de subsídios para a incorporação e aperfeiçoamento técnico, físico e mental de algumas artes marciais, em especial do estilo songahm de Taekwondo.

As perspectivas de desenvolvimento do esporte começaram a se consolidar com a criação da Federação Gaúcha de Estilo Asamco de Arte Marcial (FGEAAM), a primeira entidade de direção estadual, em 02 de setembro de 1995.

Os professores Jeferson Rogério Fernandes dos Santos, Iguatemi Melo Costa e Alexandre Roberto Camillo Flores fundadores da FGEAAM tiveram a missão de empreender uma visão organizacional ao esporte.

A expansão do estilo Asamco ganhava vigor conduzida por academias e organizações militares, levada e ensinada por seus ex-alunos militares para diversas regiões do país.

Em desdobramento as ações implantadas foram organizadas a 1ª e a 2ª Olimpíada Nacional da Asamco, em Santa Maria (RS), em 1995 e 1996, com a presença de representações de vários estados do país.

O estilo de luta Asamco, agrega competições de fórmulas e lutas e demonstrações de movimentos de defesa e ataque de cada uma das suas respectivas graduações.

Figura 4. Fonte: https://www.ipirangadosul.rs.gov.br/noticias/descricao/137

A difusão da Asamco repercutia na segunda década de século XXI apresentando sinais de forte crescimento na região sul do país.

Entre os fatores influenciadores e determinantes desse crescimento encontram-se a maior presença de academias e escolas oferecendo aulas do esporte, a formação de instrutores, a iniciação esportiva por faixas etárias, a realização de cursos, seminários e exames de graduação.

A oferta de competições, um dos principais elementos do esporte se intensificou nas academias (ambientes internos) mas principalmente a criação de eventos esportivos disputados em ambientes externos. Esse fator é potencialmente gerador de motivação pela pratica desafiar e criar novos estímulos, de possibilitar se perceber em relação a melhoria de treinamento e alcance de realizações, e consequentemente de gerar maior interesse na melhoria do desempenho e prazer.

Uma dessas iniciativas foi a organização do 1º Campeonato Mercosul de Hapkido Interestilos pela Federação Gaúcha do Estilo Asamco de Arte Marcial em 2014. No evento foram disputadas 12 modalidades: luta simples e luta absolta de Hapkido, luta simples de Asamco de contato, luta simples de Asamco, defesa pessoal – no shin sool, defesa e ataque de Asamco, demonstração com armas, rolamento em distância e em altura, hyan – punset – fórmula de Hapkido, hyan – punset – fórmula de Asamco, e também de demonstração de quebramento.

O evento apoiado pela prefeitura, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) teve as disputas realizadas no Ginásio Oreco, em Santa Maria (RS) e a presença de cerca de 100 atletas.

As perspectivas de desenvolvimento do esporte crescem com a organizado do 1º campeonato estadual gaúcho Asamco de Artes Marciais em abril de 2019.

O município de Bento Gonçalves (RS) recebia a organização do evento com a presença de delegações de cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Nas competições realizadas disputas em Hapkidô, Tang soo Do, Kick Boxing e Asamco promovidas no Ginásio Municipal.

Figura 5. Fonte: https://www.jornalbomdia.com.br/noticia/4202/ipiranga-do-sul-rerecebe-torneio-de-arte-marcial

No final de 2019 organizou-se o Mercosul Open Asamco, um evento esportivo de nível internacional com disputas realizadas no Colégio Militar de Santa Maria (RS). Esse evento teve disputas das modalidades de hapkido, kickboxing e tangsoodo, e contou com a presença de academias e escolas dos estados do sul e de países da América do Sul.

O Asamco encontra-se em pleno desenvolvimento com uma forte expansão de iniciativas se espalhando da região sul pelo país.

 

Vamos contar algo mais pra você!

         A Confederação Brasileira de Asamco Interestilos (CBAI) é a entidade máxima do esporte no país.

            A Federação Mundial de Asamco (WAF) dirige e organiza o esporte em âmbito mundial.

 

Referências Bibliográficas

Geocities.ws. A história do estilo asamco de arte marcial. Disponível em: www.geocities.ws/asamcoresende/a_historia.htm. Acesso em: 15 mar. 2018.

fmlesportes. Bento Gonçalves sedia o Campeonato Gaúcho Asamco de Artes Marciais. Disponível em: http://fmlesportes.com.br/noticia/bento-goncalves-sedia-o-campeonato-gaucho-asamco-de-artes-marciais. Acesso em: 17 dez 2020.

RÁDIO SOBRADINHO AM E RÁDIO JACUÍ FM. Sistema ASAMCO de arte marcial inicia aperfeiçoamento de professores. Disponível em: https://www.radiosobradinho.com.br/.../sistema-asamco-de-arte-marcial-inicia-aperfeic... Acesso em: 2 mar. 2018.

Santa Maria. Campeonato Mercosul de Hapkido Interestilos.  https://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/8860-artes-marciais-campeonato-mercosul-de-hapkido-interestilos-movimenta-o-ginasio-do-oreco. Acesso em: 17 dez 2020.

TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007.  






































































Comentários