Ketball: uma mistura esportiva à brasileira



(Foto:Igor Christ/EuAtleta)
“Um esporte derivado de outros esportes com jeito carioca”

Como é o jogo?
O esporte mistura o frescobol, o futebol e o voleibol. É praticado em uma quadra composta por uma piscina com água até a altura dos joelhos. Uma rede de 2,85 metros de altura divide a quadra, onde há um gol de cada lado. As duplas rebatem as bolas com suas raquetes.
            A piscina é protegida nas bordas por material que absorve os impactos do corpo. Na largura da quadra (ao fundo), uma parte côncava cerca o gol. Essa proteção, assim como o acrílico situado nas laterais da piscina, permite que a bola, ao tocá-la e voltar, possa ser rebatida. Acima dos gols, é marcada uma área em vermelho para que a bola possa ser sacada em sistema de rodízio entre os dois jogadores.
(Foto: Igor Christ / EU ATLETA)

            A partida é disputada em 14 pontos diretos, com três ou quatro sets. Quando a bola cai na água ou toca o teto ou a rede, marca-se 1 ponto.  O gol vale 3 pontos.

Quando começou o esporte por aqui?
            O ketball surgiu em torno do final do século 20, quando o holandês Diederik Van Huijste, em férias de verão nas praias do Mediterrâneo, começou a jogar frescobol dentro d’água. Na ocasião, Diederik experimentou deslocamentos, deu mergulhos ao rebater a bola e rapidamente ficou de pé para dar prosseguimento à jogada dentro d’água.
            Foi então que Diederik teve a ideia de criar um jogo que combinasse os elementos: água, sol, corrida e mergulho. A bola deveria permanecer o maior tempo possível no ar antes de ser tocada ao campo adversário.
Surgia uma quadra na piscina, o uso de raquetes, traves para gol e rebatidas de campo para campo. Nascia, assim, o ketball.
            Depois de morar na Espanha e em Aruba nos últimos seis anos, Diederik e sua família chegam ao Brasil em 2013, país que acreditavam ser o local ideal para o desenvolvimento do esporte. O início foi no Rio Country Club, localizado no bairro do Recreio dos Bandeirantes, com a instalação de duas piscinas.

Organização no Brasil
O ketball está sendo praticado como esporte-lazer.

Referências Bibliográficas

EBC. Ketball é novidade no Brasil | Stadium | TV Brasil | Esportes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S1jqm8vHP9M. Acesso em: 8 jul. 2020.

VISÃO REGIONAL. Ketball: Esporte mistura frescobol, tênis, squash e diversão na piscina. Disponível em: https://visaoregional.com.br/2014/02/26/ketball-esporte-mistura-frescobol-tenis-squash-e-diversao-na-piscina/. Acesso em: 8 jul. 2020.


Comentários