PRÊMIOS E HONRAS ESPORTIVAS NO BRASIL E NO MUNDO


Prêmio Brasil Olímpico 2019/Cuiabano News

Cresce o valor do esporte na formação, lazer e alto rendimento na sociedade contemporânea.


Por: Fernando Garrido
   
 Os prêmios e honras no esporte remontam aos Jogos Olímpicos da Antiguidade, criados em 776 a. C. Naquela época, o vencedor recebia como prêmio uma coroa de folhas de oliveira silvestre, extraídas da árvore sagrada do Templo de Zeus, localizado em Olímpia.
    As recompensas pelos grandes feitos esportivos dependiam de cada época, mas normalmente eram concedidos no geral:

[...] estátua no Altis, honras políticas, isenção de impostos, pensões vitalícias, ocupação de lugares especiais em reuniões públicas, colocação do nome em locais públicos, e até dinheiro no tempo de Império. A concessão de recompensas se estendia a oferta de jarros de prata, maças, bandejas de bronze, elmos, escudos, lanças, bolas de ferro, ânforas de cerâmicas, machados e até uma escrava formosa. (RAMOS, 1982, p.135).

    Com a restauração dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896, medalhas de ouro, prata e bronze passaram a ser concedidas àqueles que alcançassem as três primeiras colocações.
          Até meados do século 20, o Comitê Olímpico Internacional (COI), as entidades esportivas em geral e as competições internacionais utilizavam o total de medalhas alcançadas como critério de classificação geral, sem que houvesse qualquer tipo de distinção sobre o valor delas.

Prêmio Empresário Amigo do Esporte/Foto: Francisco Medeiros/ME

   
 Com a realização dos Jogos Olímpicos de Helsinque na Finlândia, em 1952, a instalação da Guerra Fria e o maior envolvimento da mídia no esporte se estabelecia um divisor de águas sobre a importância do esporte no cenário mundial. Mas, essa é outra história a ser contada!
    Na segunda metade do século 20 cresceu de importância do esporte na sociedade mundial o que o levou a se tornar “um dos mais importantes fenômenos sociais pelo seu caráter abrangente de envolvimento e relações” (TUBINO, 2001: p.8).
    Um novo cenário esportivo mundial se intensificou, sob a visão da competição-rendimento e o alargamento das suas relações com áreas de turismo, saúde, mídia eletrônica, Forças Armadas, formação educacional e o uso como forma de lazer – setores que divulgam, valorizam e estimulam o desenvolvimento da cultura esportiva brasileira.
    A outorga de prêmios e honrarias no esporte, e na educação física ganhava maior valor concedida aqueles que prestavam grandes ações e iniciativas envolvendo a relação entre as áreas e setores. Também apareciam novas condecorações e homenagens para profissionais e entidades do Brasil e do exterior, reconhecidas por órgãos públicos e instituições esportivas e profissionais privadas.
            Passam a ser agraciados atletas dos mais variados esportes, professores, treinadores, pesquisadores, empresários promotores de eventos, empresas patrocinadoras, além de profissionais que se destacam em diversas áreas durante o ano.


1º Homenageados Hall da Fama/Foto COB

            Distribuem-se altos valores em dinheiro, objetos artísticos e de consumo, medalhas, troféus, menções, diplomas, cartas de congratulações e legislações outorgadas, ofertado por empresas patrocinadores, instituições públicas e privadas. Em evidencia o grande potencial econômico do esporte no mundo observado pela oferta ao final dos grandes eventos esportivos de prêmios concedidos por empresas patrocinadores.
    Um júri, integrado por grandes personalidades, entidades, atletas e profissionais de áreas afins, indica os melhores concorrentes ou escolhe os vencedores, o que também podem ser feitos por voto popular, via redes sociais, por exemplo.
    Um grande espetáculo integra todo o cerimonial final de entrega dos prêmios, com as personalidades reconhecidas previamente. Também pode ocorrer de o indicado ser convidado para o evento e ter a grata surpresa de que venceu somente na abertura dos envelopes.
    Apresentam o cerimonial personalidades do meio artístico e cultural. Ficam por conta delas a dinâmica do evento, os comentários, os intervalos, os shows musicais e as honras aos agraciados. Na plateia, grandes autoridades nacionais e internacionais. Os eventos ocorrem a cada ano, em casas de shows, teatros e arenas esportivas de diferentes cidades.
            É extremamente grandiosa a quantidade de eventos esportivos e cerimoniais para agraciar vencedores no encerramento de temporadas no mundo. São disputadas dezenas de centenas de esportes em âmbito regional, nacional e internacional, premiando-se, ao final, os campeões: atletas, equipes, clubes, profissionais e suas competições.


Foto: Abelardo Mendes Jr/rededoesporte
       As altas receitas obtidas nas competições esportivas atuais são distribuídas de acordo com a performance alcançada em cada fase e histórico das equipes no evento, recebendo a cada temporada a prêmios em bens e valores financeiros. Dois bons exemplos a serem acompanhados são a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro de Futebol.
        Um dos casos mais emblemáticos no esporte é o da premiação do turfe. Um rateio das apostas esportivas online ou presencial, de acordo com a lei serve à premiação de seus vencedores. Um dos bons exemplos é o Grande Prêmio Brasil de Turfe.
        Nas premiações mundiais o Brasil tem sido um dos destaques entre os países com mais personalidades esportivas (leia-se: educação física) agraciadas a cada temporada, em especial no futebol. 
        Os grandes eventos esportivos nacionais e mundiais com público presente nas finais, as festas costumam ocorrer com efusivas celebrações ao momento mágico alcançado. Entre alguns dos exemplos, estão a Copa do Mundo Fifa, os Jogos Olímpicos, a Copa da Uefa, a NBA e o Super Bowl.
        O blog não tem a pretensão de esgotar esse assunto. É inimaginável a grande quantidade de prêmios e honras oferecidos na educação física e no esporte o que torna a tarefa de novos resgates árdua, considerando-se o universo de países, esportes e competições existentes.
                        Busca-se, contudo, ilustrar ao leitor a importância do esporte por meio da oferta de prêmios e honras concedidos a todos os envolvidos com a grandiosidade do espetáculo esportivo e em suas relações na sociedade mundial e brasileira, na segunda década deste século.

Vanderlei Cordeiro de Lima/Medalha Pierre Coubertin

Conheça o quanto é expressiva a quantidade de prêmios e honras que proporcionam destaque e prestígio à indústria do esporte!

·               BOLA DE OURO DA COMUNICAÇÃO
·               BOLA DE OURO DA REVISTA FRANCE FOOTBALL
·               CAGICAL’S LECTURE (AIASEP)
·               CRUZ DE OURO FIEP
·     DISTINCTION OFFICIELLE DE L’UNESCO POUR DES SERVICES ÉMINENTS RENDUS À L’ ÉDUCATION PHYSIQUE ET AU SPORT
·               ECLIPSE AWARDS
·               ESPY AWARDS
·               FAIR PLAY TROPHY AWARD
·               FELLOWS AIESEP
·               FIEP CROSS OF HONOR
·               FIFA’S BEST PLAYERS OF THE WORLD
·               GOLDEN BOY
·               HALL DA FAMA DO COB
·               HALL DA FAMA DO MARACANÃ
·               HALL DA FAMA DO PACAEMBÚ
·               HALL OF FAMERS
·               HONRARIA MANOEL GOMES TUBINO
·               IOC PRESIDENT’S PRIZE (AIASEP)
·               LAUREUS WORLD SPORTS AWARDS
·               LAWRENCE RARIK LECTURE
·               MEDALHA FIEP MANOEL JOSÉ GOMES TUBINO
·               MEDALHA PIERRE DE COUBERTIN
·               MÉRITO AQUÁTICO JOÃO HAVELANGE DA FARJ
·               MÉRITO CISM
·               NAISMITH MEMORIAL BASKETBALL HALL OF FAME
·               OLIMPIC LAUREL
·               OLIMPIC ORDER
·               PHILIPPE CHATRIER AWARD
·               PRÊMIO ALDO MICCOLIS
·        PRÊMIO BRASIL DE ESPORTE E LAZER DE INCLUSÃO SOCIAL
·     PRÊMIO BRASIL DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE FUTEBOL E DIREITOS DO TORCEDOR
·               PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO - COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO
·               PRÊMIO BRASILEIRÃO
·               PRÊMIO CLUBE TOP 100
·               PRÊMIO DA FIEP
·               PRÊMIO DNA DO BRASIL
·               PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10 CONFEF
·               PRÊMIO ELLY FRIEDMAN
·               PRÊMIO EMPRESÁRIO AMIGO DO ESPORTE
·               PRÊMIO e-SPORTS BRASIL
·               PRÊMIO FLÁVIA DA CUNHA BASTOS          
·               PRÊMIO JOSÉ MAURÍCIO CAPINUSSÚ DE SOUZA           
·               PRÊMIO LAMARTINE DA COSTA
·               PRÊMIO LÍDERES DO BRASIL
·               PRÊMIO MÉRITO DESPORTIVO MILITAR DO BRASIL
·               PRÊMIO MULHER E ESPORTE, DO COI
·               PRÊMIO MUNDIAL DO ESPORTE PARALÍMPICO
·               PRÊMIO NOEL BAKER
·               PRÊMIO PARALÍMPICOS DO CPB
·               PRÊMIO PERSONALIDADE PARALÍMPICA
·    PRÊMIO PETROBRAS DE ESPORTE EDUCACIONAL - BOAS PRÁTICAS
·               PRÊMIO PROFESSOR DO BRASIL
·               PRÊMIO PUSKÁS
·               PRÊMIO SOU DO ESPORTE
·               PRÊMIO TORCEDORES.COM DE MÍDIA ESPORTIVA
·               PRINCE FAISAL INTERNATIONAL PRIZE
·               SUMMIT SPORTLAB
·               TAÇA OLÍMPICA
·               TROFÉU EFICIÊNCIA
·               WORLD MMA AWARDS

Referências Bibliográficas
BRASIL. Ministério do Esporte. Prêmio Brasil. Disponível em:  Acesso em: 10 de jun. 2020.
CBF. Prêmio Brasileirão. Disponível em: https://www.cbf.com.br/futebol-brasileiro/noticias/campeonato-brasileiro/premio-brasileirao-2019-conheca-os-vencedores-do-ano. Acesso em: 10 de jun. 2020.
COB. Com Hall da Fama, Prêmio Brasil Olímpico reconhece os feitos e conquistas dos grandes ídolos do esporte nacional. Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/galerias/noticias/com-hall-da-fama-premio-brasil-olimpico-reconhece-os-feitos-e-conquistas-dos-grandes-idolos-do-esporte-nacional.  Acesso em: 10 de jun. 2020.
COSTA, L. P. da (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004.
CPB. Prêmio Paralímpicos - Comitê Paralímpico Brasileiro. Disponível em: https://www.cpb.org.br/competicoes/premioparalimpicos. Acesso em: 10 jun. 2020.
MINISTERIO DA CIDADANIA. SECRETARIA ESPECIAL DO ESPORTE. Prêmio Brasil de Teses e Dissertações Sobre Futebol e Direitos do Torcedor. Disponível em: arquivo.esporte.gov.br/index.php/institucional/futebol-e-direitos-do-torcedor/prêmio-brasil. Acesso em: 23 jun 2020.
PRÊMIO E-SPORTS BRASIL. O maior prêmio de e-Sports da América Latina está de volta! Disponível em: premioesportsbrasil.com.br. Acesso em: 10 jun. 2020.
RAMOS, J.J.  Os exercícios físicos na história e na arte. São Paulo: Ibrasa, 1982.
TUBINO, M. J. G. O que é esporte. São Paulo: Brasiliense, 1993.
________. Dimensões sociais do esporte. São Paulo: Cortez, 2001.
TUBINO, M. J. G; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007.
_______. BRASIL Potência esportiva pan-americana. Belo Horizonte: Casa de Educação Física, 2004.

Comentários