Krav-Magá: defesa pessoal israelense


https://www.facebook.com/kravmagars/photos/3024735007539334



Por Fernando Garrido



Como é o esporte?           

            O krav-magá é uma luta conhecida como arte de defesa pessoal, e não arte marcial. É uma arte de defesa fundamentada na força mental e tem como instrumento a transferência de peso e de força explosiva. 

          Os movimentos técnicos de defesa e ataque de combate corpo a corpo são curtos e rápidos e ocorrem simultaneamente para atingir pontos vitais e sensíveis, surpreendendo o atacante e resultando em economia de tempo.

            As práticas esportivas desta luta ocorrem com golpes simulados.

            O esporte busca a melhoria da condição física, da saúde e da qualidade de vida, além de favorecer a aquisição de valores éticos, morais e sociais.

Esses tipos de esportes, considerados excelentes treinamentos funcionais, carregam, em sua essência, estreita relação com a profissão militar – uma das atividades de exigidas na rotina da carreira – sejam elas de terra, mar ou ar. 


Quando o esporte apareceu por aqui?

        O krav-magá chegou ao Brasil em janeiro de 1990, na cidade do Rio de Janeiro. Kobi Leichtenstein – integrante de um grupo de 13 pessoas, as primeiras treinadas pelo criador dessa filosofia – trouxe a arte de defesa pessoal para cá.

            Em 11 de março do mesmo ano, no Clube Hebraica (RJ), foi realizada a primeira aula de krav-magá no Brasil.

        Com o objetivo de ensinar e divulgar essa arte, Kobi criou, também em 1990, no Rio, a Associação Brasileira de Krav-Magá (ABKM) e a Federação Sul-Americana de Krav-Magá (FSAKM).

      Um ano depois, ele criava a primeira academia de krav-magá do continente americano, a Top Defense – Centro de Treinamento Nacional. O local escolhido foi bairro de Botafogo (RJ).


https://hotmart.com/product/krav-maga-para-iniciantes

    

        O esporte tem sido utilizado pelas forças de segurança pública e privada, além de instituições militares e forças especiais do país. 

            O krav-magá surgiu nas ruas de Israel e se tornou um sistema de defesa pessoal de ataque e contra-ataque rápidos.

            Um dos principais objetivos do esporte é a formação e o treinamento de instrutores e praticantes pela ABKM, observando-se valores éticos e de excelência.

            A supervisão da sua prática bem como sua divulgação têm sido realizadas por Mestre Kobi desde 1990.

       As academias se tornaram ferramentas fundamentais de divulgação do esporte, principalmente por serem reconhecidas pelo mestre e estarem presentes em quase todos os estados do país, além do Distrito Federal.


https://www.facebook.com/kmpetropolis/

          Seminários, cursos, eventos esportivos, exames de faixas, ensino a distância e livros sobre a filosofia do esporte constituem algumas das principais ferramentas utilizadas para a sua disseminação.

              O krav-magá promoveu um dos seus maiores eventos internacionais em 28 de maio de 2010 no país. Organizado por Kobi, o evento foi realizado no Rio e contou com a presença de mestres mundiais do esporte e delegações de 28 países.

           Um dos pontos altos do evento em comemoração dos 100 anos do nascimento de Imi Lichtenfeld foi a organização pela Federação Sul Americana de Krav Magá (FSAKM) na areia da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, da maior aula de defesa pessoal do mundo ministrada por Kobi, auditada e registrada pelo Guiness World Records com 2.212 pessoas presentes. O evento também serviu para comemorar os 20 anos da introdução do krav Maga no Brasil.

       Integravam a programação do evento atividades envolvendo seminários, palestras, workshops, evento cultural, noite de homenagens. O evento ganhou repercussão e visibilidade mundiais.

            A Federação Sul-americana é a única entidade autorizada a difundir, formar instrutores e ensinar Krav Maga no Brasil, e licenciada a usar a marca "Krav Maga", registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sendo que o seu uso sem devida licença constitui crime federal.


https://www.facebook.com/kravmagasaojose/photos/1205098319677503

              O dia nacional do krav-magá é comemorado em 18 de janeiro.   

 

Organização no Brasil

            O krav-magá é dirigido no Brasil pela Associação Brasileira de Krav-Magá (ABKM).

Organização Internacional
            O krav-magá é dirigido internacionalmente pela Associação Israelense de Krav-Magá   (IKMA). A associação é sediada em Natânia (Israel) e foi fundada por Inrir Sdeor em 1978.



Acompanhe a nossa agenda de negócios. Invista nessa ideia!
- Fotos e vídeos
- Produtos e serviços
- Blogs parceiros
- Empresas parceiras
- Profissionais parceiros
Patrocinadores
- Onde praticar 
            - Points do esporte
- Eventos esportivos nacionais e internacionais
- Grandes nomes do esporte
- Notícias em geral
            - Anuncie no blog
            - Amigos do blog
-  Links úteis



Dicas de Leitura no Blog            
Leia: Novas tendências esportivas no Brasil
Links Recomendados
Recomendamos a bibliografia anexa
Divulgue esse artigo

Nosso Recado a Você!
Cuide-se de forma integral, mas não deixe de treinar o seu cérebro.
Acompanhe posts e artigos científicos produzidos por empresas e profissionais parceiros colaboradores, além da bibliografia selecionada e recomendada para você elaborar seus trabalhos acadêmicos e profissionais.
As empresas e profissionais parceiros do blog estão à disposição para atender vocês, com seus serviços e produtos.
Procure os esportes adequados aos seus gostos e pratique-os regularmente! Escolha entre as centenas que estão ao seu dispor e de acordo com as suas condições físico-orgânicas e socioeconômicas.

Afinal, você pode mudar de hábito. Busque um estilo de vida ativo!

Comente
Compartilhe
Receba textos por mensagens
Siga-nos


 Referências Bibliográficas
COSTA, L. P. da (Org.). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004
Federação Sul Americana de Krav Maga. Mestre Kobi. Disponível em: https://kravmaga.com.br/mestrekobi/Acesso em: 26 jan 2021.
LEICHTENSTEIN, K. Comunicação pessoal. Rio de Janeiro, 1992.
­­­­____________. Krav Magá. Rio de Janeiro: Xenon, 1993.
TOP DEFENSE. A Top Defense. Disponível em: http://www.academiatopdefense.com.br/sobre/Acesso em: 26 jan 2021.
TUBINO, M. J. G.; GARRIDO, F. A. C.; TUBINO, F. M. Dicionário enciclopédico Tubino do esporte. São Paulo: Senac, 2007. 




Comentários

  1. O nome e marca Krav-magá são de domínio público e ninguém detém o direito de uso exclusivo, assim como o judô, o karatê, o jiu-jitsu, entre outras artes marciais!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário