Corrida de Jegue: arre égua!


                                   Eventos Esportivos do Brasil

http://rotadosertao.com/noticia/121961-itabi-sergipe-uma-ilha-de-calmaria-e-tranquilidade


Corrida de Jegue: arre égua!


Por Fernando Garrido

Como é o esporte?

É uma modalidade de características das correntes dos esportes com animais e  identidade cultural (TUBINO et al, 2007), criada com o objetivo de chamar a atenção para preservação do jegue – um animal que se tornou um dos principais símbolos da cultura do Nordeste brasileiro, empregado para o transporte em geral e de longas distâncias.

A prova é realizada em raia de terra batida. A distância do percurso é determinada nas regras e nos regulamentos da competição e pode variar entre 100 e 200 metros, com seleção de vencedores por baterias até a realização da final.

O jegue deve ser montado por competidor maior de idade e com peso máximo de 70 quilos, conforme estabelecido nas regras do evento.

Na montaria do jegue, usam-se cabresto, rédea e sela. Os animais são examinados por um médico veterinário antes e depois das provas. Não é permitido o uso de qualquer objeto que machuque o animal.

Foto: Divulgação Prefeitura de Itabi//https://infonet.com.br/noticias/cultura/festival-do-jegue-acontece-neste-fim-de-semana-em-itabi-2/


Vence a competição o conjunto jegue-cavaleiro que cruzar a linha de chegada primeiro.

Também fazem parte do evento desfiles de jegues e condutores fantasiados, concurso de beleza para a jumenta mais bonita, além da narração da corrida. Há prêmios em dinheiro para as primeiras colocações da corrida e dos desfiles.

A dupla vencedora – jegue e cavaleiro – ganha fama com seus nomes, falados no município até a próxima competição.

 

Quando o esporte apareceu por aqui?

            A corrida de jegue surgiu em 1970, a partir da ideia de Valderi Queiroz Xavier e de outros técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Rio Grande do Norte. 

A ideia de criar um evento tinha por objetivo chamar a atenção da sociedade brasileira para a preservação do jumento na agricultura familiar e na cultura regional.

http://mossorocidadejunina.hospedagemdesites.ws/2017/06/18/formula-jegue-e-alegria-e-tradicao-nordestina/

As primeiras cidades do Brasil a realizar as corridas foram São José do Seridô e Timbaúba dos Batistas (RN).

O evento se tornou uma tradição nas cidades do nordeste do país e envolveu comunidades locais, prefeituras, entidades públicas, organizações privadas e a mídia. Abriu novas oportunidades de relação entre o esporte e o turismo de eventos esportivos, ganhando visibilidade nacional.

Com o tempo, as corridas de jegue passaram a integrar o calendário de eventos dos municípios da região e os locais de competição ficaram conhecidos por jecódromos, jegódromos ou jericódromos.

Os protagonistas da corrida – o jóquei e o jegue – acabaram ganhando fama, com todos os cuidados sendo dispensados à preparação para correr, alimentação, entre outros aspectos.

Um dos eventos mais importantes é o Festival Nacional dos Jericos, realizado em pista de 200 metros, na rua Doutor Manoel Borba, em Panelas (PE). Valdir Soares da Silva é um dos seus maiores vencedores, com 18 títulos conquistados.

É grande a quantidade de corridas de jegue em destaque na Região Nordeste. Entre algumas das mais divulgadas pela mídia eletrônica estão: a Jecana Oficial do Brasil - criada pelo radialista Carlos Augusto em Capim, Petrolina (PE); a Fórmula Jegue (Mossoró/PE); a Fórmula Jegue dos Festejos de São João do Piauí (PI); a Corrida de Jegue de Bom Jesus (sertão da Paraíba (PB)); a Corrida de Jegue de Craíbas (AL), a Corrida de Jegue de Piatã (Chapada Diamantina (BA); a Corrida de Jegue de Santo Antônio em Tutoia (MA); a Corrida de Jegue da Semana Cultural de Icapuí (CE) e o Festival do Jegue de Itabi (SE) realizadas todos os anos no país.

A Corrida de Jegue é uma das atividades programadas nos eventos em comemoração ao dia do aniversário da cidade, do santo padroeiro, de festas religiosas, de emancipação política da cidade, do folclore regional como, por exemplo do forró, de festas juninas e quadrilhas e de carnaval, entre outros.

Entre as atividades oferecidas estão as feiras de artesanatos, torneios de jogos de salão (esportes intelectivos), e atividades da cultura popular com a apresentação de dança, música, folclore e teatro, além de visitas a pontos turísticos de atração de belezas naturais, entre outros.

http://www.elivaldoramos.com.br/2019/08/sabado-7-de-setembro-7-edicao-da.html

Nos eventos constam, ainda, a realização de shows musicais com artistas da região, degustação de culinária de comidas típicas, feiras de produtos alimentícios locais, entre outros. Todos os anos, os eventos são promovidos pelas cidades do Nordeste, com apoio do marketing e ampla divulgação da mídia.


Organização no Brasil

            O esporte tem se desenvolvido como atividade de lazer no Brasil.

Acompanhe a nossa agenda de negócios. Invista nessa ideia!

 - Fotos e vídeos

- Produtos e serviços

- Blogs parceiros

- Empresas parceiras

- Profissionais parceiros

- Patrocinadores

- Onde praticar 

- Points do esporte

- Eventos esportivos nacionais e internacionais

- Grandes nomes do esporte

- Notícias em geral

- Anuncie no blog

- Amigos do blog

- Links úteis

 

Dicas de Leitura no Blog            

Leia: Novas tendências esportivas no Brasil

Links Recomendados

Recomendamos a bibliografia anexa

Divulgue esse artigo


Nosso Recado a Você!

Cuide-se de forma integral, mas não deixe de treinar o seu cérebro.

Acompanhe os posts e artigos científicos produzidos por empresas e profissionais parceiros, além da bibliografia selecionada e recomendada para você elaborar seus trabalhos acadêmicos e profissionais.

As empresas e profissionais colaboradores do blog estão à disposição para atender vocês com seus serviços e produtos.

Procure os esportes adequados aos seus gostos e pratique-os regularmente! Escolha entre as centenas que estão a seu dispor e de acordo com as suas condições físico-orgânicas e socioeconômicas.

Os esportes com animais são práticas essenciais ao domínio afetivo e psicomotor que despertam vigor na saúde mental.

A corrida de jegue também é um esporte de identidade cultural do Nordeste brasileiro.  É uma prática que envolve hábitos e costumes daquela região do país, estimulando o lazer, o turismo, a hotelaria, a gastronomia e os negócios em geral.

Você pode mudar de hábito. Busque um estilo de vida ativo!

 

Referências Bibliográficas

FONTES, N. Jecana do Capim começa na sexta-feira (30). Disponível em: www.divulgapetrolina.com/2017/06/jecana-do-capim-comeca-na-proxima-sexta/. Acesso em: 4 mar. 2018.

GOMES, C. Corrida de jegues acontece em Petrolina no próximo mês. Disponível em: www.alvinhopatriota.com.br/corrida-de-jegues-acontece-em-petrolina-no-proximo-mes/. Acesso em: 4 mar. 2018.

LEIA JÁ. Corrida de jumentos e "Jegue Fashion" encerram circuito junino de Petrolina. Disponível em: http://saojoao.leiaja.ne10.uol.com.br/noticias/2017/06/28/corrida-de-jumentos-e-jegue-fashion-encerram-circuito-junino-de-petrolina. Acesso em: 4 mar. 2018.

PÁDUA CAMPOS.COM.BR. Fórmula Jegue. Disponível em: paduacampos.com.br/2012/tag/formula-jegue/. Acesso em: 26 jun. 2018.

SIMÕES, N. Corrida de Jegue movimenta município de Serra Talhada-PE. Disponível em: http://m.leiaja.com/cultura/2017/08/01/corrida-de-jegue-movimenta-municipio-de-serra-talhada-pe/. Acesso em: 4 mar. 2018.

 

 Isso é o Brasil!

Comentários